Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica

Autores

  • Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Arthur Lucas da Silva Instituto Federal de Alagoas
  • Elinelson Gomes de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Lidianne Leite e Lira Instituto Federal de Alagoas
  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Jogos Matemáticos, Processo Ensino e Aprendizagem, Educação Básica

Resumo

A utilização de Jogos Matemáticos, em sala de aula, acende no aluno um encorajamento natural e uma ambição de desvendar caminhos que possam estabelecer relações entre situações reais e imaginárias, possibilitando ampliar seu raciocínio lógico e sua criatividade para a resolução de problemas. Este artigo objetivou sugerir uma proposta pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica, por intermédio de quatro jogos matemáticos. O uso do lúdico como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de Matemática é uma alternativa provável para diminuirmos as defasagens entre esta ciência e o dia-a-dia do aprendiz. Os Jogos Matemáticos têm um papel importante de propiciar as oportunidades para o aluno a desenvolver métodos conceituais, raciocínio lógico, criatividade e, necessariamente, o pensamento matemático. Espera-se que este artigo possa servir de ferramenta de conscientização da importância do uso de Jogos Matemáticos, como instrumento de fortalecimento da aprendizagem de Matemática na Educação Básica.

 

Biografia do Autor

Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva, Instituto Federal de Alagoas

Estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) campus A.C Simões, cursando Matemática - Licenciatura, Gestor Financeiro do Centro Acadêmico da Matemática - CAMAT, estudante do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Rio Largo, cursando Técnico em Informática (TI). Programa nas seguintes linguagens: C, Java, JavaScript, Python. Membro do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq denominado GALC - Geometria Álgebra Lógica Combinatória, na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem, bolsista do PIBITI - IFAL.

Arthur Lucas da Silva, Instituto Federal de Alagoas

Estudante do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Bolsista do PIBIT-IFAL.  Membro do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq denominado GALC - Geometria Álgebra Lógica Combinatória, na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins.

Elinelson Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Possui Mestrado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Atualmente é professor do INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS RIO LARGO. Participa do grupo de pesquisa certificado do CNPq denominado GALC Geometria Álgebra Lógica Combinatória na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem. Membro do Conselho editorial e avaliador da revista Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem.

Lidianne Leite e Lira, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - IESA- Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia (2011) e graduação em Licenciatura Ciências com habilitação em Matemática - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde e Centro de Ensino Superior de Arcoverde (2005). Membro do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq denominado GALC - Geometria Álgebra Lógica Combinatória, na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins. Atualmente é técnica em assuntos educacionais do Instituto Federal de Alagoas - Campus Rio Largo, com atuação na áreas de gestão, pedagógica e assistência estudantil; e docente da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Maceió.

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas (CONSUP). Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . É professor (visitante) do programa de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e dos programas de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Secretário da SBEM, Regional Alagoas, triênio 2020-2023, . É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

2022-10-20

Como Citar

dos Santos Silva, B. H. M. ., Silva, A. L. da ., de Oliveira, E. G. ., Lira, L. L. e ., & Pontes, E. A. S. (2022). Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 246–254. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/59