Planejamento Educacional para o Ensino Médio no Brasil: Um Movimento de Reformas

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)
  • Maria Regina Nunes Universidad del Sol

Palavras-chave:

Planejamento educacional, Ensino médio, Educação para Todos

Resumo

O artigo teve o objetivo de analisar o planejamento educacional para o ensino médio no Brasil nas últimas décadas e em meio a várias reformas. Adotou-se os métodos de análise descritivos e analíticos, utilizando o método de pesquisa bibliográfica, para organização da revisão de literatura, objetivando o estudo aprofundado de informações acerca do tema de pesquisa e pela análise de conteúdo organizá-los em três categorias. Os resultados se voltaram ao estudo de um novo planejamento para o ensino médio no Brasil pós reformas contemporâneas, a abordagem do planejamento curricular do ensino médio pós-reformas, e a identificação do papel do setor privado na reforma e planejamento do ensino médio: movimento todos pela educação. Concluiu-se que a conjuntura reformista que atinge a educação nacional reflete o cenário político de disputa entre o setor público e o setor privado, sendo que este último, cada vez mais se faz presente nas leis que regem a educação através dos seus projetos e interesses, demonstrando assim, suas claras intenções determinadas pela redefinição do papel estatal e suas consequências para a educação

 

Biografia do Autor

Jacyguara Costa Pinto, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Doutor em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) Instituição: Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Asunción, Paraguai. Professor do quadro de federal a disposição do governo do Amapá, exercendo suas funções no sistema organizacional de ensino modular.

Maria Regina Nunes, Universidad del Sol

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad del Sol. Servidora Federal a disposição do governo do Estado  do Amapá , atuando na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares. 

Referências

BRASIL. Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL, Lei nº 13.415 de16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Novo ensino médio – dúvidas. Brasília: MEC, 2017.

DIORGENES, Elione; COSTA, Maria, GOMES, Oliveira. Ensino médiopresariado: história, ensino médio, tela. Revista Ensino Interdisciplinar, v. 3, n. 7, p. 12-38, 2017.

DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.

FARIAS, Aracelia Cavalcante et al. Ensino Médio Integrado no Estado do Ceará: O “Caminho de Pedras” do Empreendedorismo para A Escola Pública. Ceará: Editora Universitária, 2012.

MARTINS, Erika Moreira. Movimento "todos pela educação": um projeto de nação para a educação brasileira. 2013. 193f. Dissertação (Ciências Sociais na Educação) Faculdade de educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2013.

MÉSZÁROS, Istiván. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

NETO, Enéias Arrais. CRUZ, Keyla de Souza Lima. As interfaces da qualificação do trabalho brasileiro no contexto da mundialização do capital. Revista LABOR, v. 1, n. 6, p. 34-89, 2011.

HONORATO, Vânia Maria de Carvalho. Concepção de gestão e organização pedagógica em documentos oficiais sobre escola de tempo integral. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.

SANDRI, Simone. Relação público-privado no contexto do ensino médio brasileiro: em disputa a formação dos jovens e a gestão da escola pública, Curitiba: Univirtus, 2016.

SILVA, Monica. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Revista Brasileira de Educação v. 19 n. 58 jul.-set. 2014.

Downloads

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Pinto, J. C. ., & Nunes, M. R. (2022). Planejamento Educacional para o Ensino Médio no Brasil: Um Movimento de Reformas. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 255–264. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/60