Planejamento Educacional para o Ensino Médio no Brasil: Um Movimento de Reformas
Palavras-chave:
Planejamento educacional, Ensino médio, Educação para TodosResumo
O artigo teve o objetivo de analisar o planejamento educacional para o ensino médio no Brasil nas últimas décadas e em meio a várias reformas. Adotou-se os métodos de análise descritivos e analíticos, utilizando o método de pesquisa bibliográfica, para organização da revisão de literatura, objetivando o estudo aprofundado de informações acerca do tema de pesquisa e pela análise de conteúdo organizá-los em três categorias. Os resultados se voltaram ao estudo de um novo planejamento para o ensino médio no Brasil pós reformas contemporâneas, a abordagem do planejamento curricular do ensino médio pós-reformas, e a identificação do papel do setor privado na reforma e planejamento do ensino médio: movimento todos pela educação. Concluiu-se que a conjuntura reformista que atinge a educação nacional reflete o cenário político de disputa entre o setor público e o setor privado, sendo que este último, cada vez mais se faz presente nas leis que regem a educação através dos seus projetos e interesses, demonstrando assim, suas claras intenções determinadas pela redefinição do papel estatal e suas consequências para a educação
Referências
BRASIL. Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL, Lei nº 13.415 de16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei nº9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Novo ensino médio – dúvidas. Brasília: MEC, 2017.
DIORGENES, Elione; COSTA, Maria, GOMES, Oliveira. Ensino médiopresariado: história, ensino médio, tela. Revista Ensino Interdisciplinar, v. 3, n. 7, p. 12-38, 2017.
DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.
FARIAS, Aracelia Cavalcante et al. Ensino Médio Integrado no Estado do Ceará: O “Caminho de Pedras” do Empreendedorismo para A Escola Pública. Ceará: Editora Universitária, 2012.
MARTINS, Erika Moreira. Movimento "todos pela educação": um projeto de nação para a educação brasileira. 2013. 193f. Dissertação (Ciências Sociais na Educação) Faculdade de educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2013.
MÉSZÁROS, Istiván. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
NETO, Enéias Arrais. CRUZ, Keyla de Souza Lima. As interfaces da qualificação do trabalho brasileiro no contexto da mundialização do capital. Revista LABOR, v. 1, n. 6, p. 34-89, 2011.
HONORATO, Vânia Maria de Carvalho. Concepção de gestão e organização pedagógica em documentos oficiais sobre escola de tempo integral. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.
SANDRI, Simone. Relação público-privado no contexto do ensino médio brasileiro: em disputa a formação dos jovens e a gestão da escola pública, Curitiba: Univirtus, 2016.
SILVA, Monica. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. Revista Brasileira de Educação v. 19 n. 58 jul.-set. 2014.