Ferramentas Tecnológicas como Fomentadoras do Processo de Ensino - Aprendizagem nos Alunos do Ensino Médio
Palavras-chave:
Ferramentas tecnológicas , Ensino - AprendizagemResumo
O presente artigo tende a demonstrar se as ferramentas tecnológicas usadas pelos docentes fomentam o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista, a inovação tecnológica contemporânea. De cunho bibliográfico, com pesquisa de campo feito com a enquete através do Google Forms, em 2021; realizado com 300 alunos do 2º ano do Ensino Médio da EEEFM Ricardo Cantanhede. Chegou-se a conclusão que os professores utilizam o computador e o celular em sala de aula, fazendo a mediação do ensino e aprendizagem; entretanto, a lousa digital nunca foi usada nas aulas. O que se percebeu é que as ferramentas tecnológicas devem ser mais aproveitadas no contexto educacional, já que estão disponíveis nas escolas estaduais e principalmente, sendo utilizadas pelos alunos constantemente.
Referências
ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico do telefone móvel (Celular), Professor Digital, SBO, 13 jan. 2010.
ALBUQUERQUE, José Gicelmo Melo; GASPEROTO, Helder Henrique Jacovetti. A Ecoalfabetização e a Modernidade. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 16-36, 2022.
BRASIL. Guia de tecnologias educacionais 2008. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2009.
DE ANDRADE COSTA, Jefferson et al. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 80-95, 2021.
GOMES, E. M. Desenvolvimento de atividades pedagógicas para a educação infantil com a lousa digital interativa: uma inovação didática. Campinas: [s.n.], 2010.
KENSKY, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas,SP: Papirus, 2007.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MARASINI, Alessandra Brochier. A utilização de recursos didático-pedagógicos no ensino de Biologia. Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
MONTEIRO, S. C. F.; TEIXEIRA, T. C. C. Imagens e práticas pedagógicas
no cotidiano das escolas: o celular nas classes de alfabetização. Revista
Teias: Rio de Janeiro, ano 8, nº 15-16, jan./dez.2007
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de novas tecnologias. In: MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
NAKASHIMA, R. H. R. A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem. Campinas: [s.n.], 2008.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Prática Docente do Professor de Matemática na Educação, Profissional e Tecnológica por Intermédio das Novas Tecnologias da Educação Matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022.
RAMOS, M.; COPOLLA, N. C. O uso do computador e da Internet como ferramenta pedagógica, 2008-2009.
SILVA, Sandra Rubia. Telefones celulares e a educação para a cidadania. Trabalho apresentado no GT História da Mídia Digital, no 9º Encontro Nacional de História da Mídia, 2013.