Um Ensino de Química durante a Pandemia da COVID-19
Um Relato de Experiência dos Discentes da Zona Rural de Luís Correia - PI
Palavras-chave:
Ensino de Química, Entrevista, Educação, Pandemia.Resumo
O presente trabalho trata de uma pesquisa científica do tipo entrevista realizada em 2022, época em que o mundo enfrenta uma das maiores crises sanitárias da história: o novo coronavírus (Covid-19). Milhares de instituições, discentes e docentes tiveram que se adaptar e reinventar neste momento de crise utilizando-se assim os meios tecnológicos para a transmissão das aulas e disseminação dos conteúdos. No entanto, essa “reinvenção” acarretou em um grande número de desigualdades e exclusões. Além do mais, proporcionou um novo desafio para os professores de química, em que tiveram que buscar novas metodologias de ensino para repassar os conteúdos propostos da disciplina e assim, manter o foco dos alunos durante este período pandêmico. Pensando-se nisso e nos discentes residentes na comunidade de Carapebas, zona rural de Luís Correia - PI, escreveu-se o seguinte artigo científico, que tem por objetivo mostrar através de relatos de experiência a vivência de alguns alunos no ensino de química durante a pandemia. Assim, alunos de várias partes do país poderão ter acesso a um material que relata as experiências e desafios de estudantes de uma escola pública estadual e pesquisadores poderão ter acesso a um material com foco no ensino de química.
Referências
BARÃO, G, C. Ensino de Química em ambientes virtuais. Paraná, 2021, p.17.
BRASIL, Ministério da saúde. Coronavírus (corona vírus – covid-19), Brasília, 2020.
CARDOSO, Gilvan Valadares et al. O ensino de química no período da pandemia da covid-19: desafios do ensino e aprendizagem na prática docente. 2021.
COLLOR, N. Metodologias ativas: o que é, como aplicar e quais as mais famosas. Revista Partes, 2019.
CUNHA, A. A. M. Sociologia da educação. Belo Horizonte: editora UFMG, 2010, p.17.
DE MORAIS, Cláudio Jorge Gomes. Por uma crítica Frankfurtiana à inclusão. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 59-68, 2021.
DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.
FIGUEIREDO, Rita Vieira. Políticas de inclusão: escola-gestão da aprendizagem na diversidade. Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, p. 67-78, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa, 2011. Coleção leitura, 2022.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: um novo ritmo da informação. 8. Ed. Campinas: Papirus, 2012.
MARTINS, Jonatas et al. Avaliação do Google Sala de Aula como Ferramenta de Apoio ao processo de ensino-aprendizagem em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas presencial. Renote, v. 17, n. 3, p. 587-596, 2019.
MEDEIROS, M, V, A. O ensino de Química no contexto da pandemia de Covid-19: desafios e percepções de estudantes universitários. In: VII Conedu, 2021.03.009, Maceió. P.196 a 219.
MIRANDA, Leonardo Santos et al. Educação Inclusiva Digital em Época de Pandemia: Um Relato de Experiência de Alunos da Zona Rural. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 89-99, 2021.
NUNES, C, S, Educação pela paz: um guia para os pais, professores e todos os estudantes da vida – 4ª ed. Casa da paz- MOVPAZ; Feira de Santana – BA, 2006.
OLIVEIRA, M, M, de: como fazer pesquisa qualitativa. 2 ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2008.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
SEABRA, C. O celular na sala de aula. Wordpress, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_ufpr_geo_pdp_gerson_dauhs.pdf. (Out. 2022.).
VALENTE, José Armando. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Unicamp, NIED, 1999. Pág. 6. Disponível em: https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/livro-computadores-e-conhecimento.pdf. (Out. 2022.).