As Novas Tecnologias e suas Influências no Ensino Fundamental

Autores

  • Doroselma Nunes dos Santos Universidad Del Sol – UNADES
  • Ieda Gomes Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - PY
  • Jacyguara Costa Pinto Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - PY
  • Paulo Ronaldo da Costa Brito Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - PY
  • Rosenilde dos Santos Mira Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - PY

Palavras-chave:

Tecnologias, Ensino Fundamental, Possibilidades

Resumo

O artigo tem o objetivo geral de analisar as novas tecnologias e as influências nos anos iniciais. Para que pudesse ser alcançado, propor-se a utilização do método de pesquisa bibliográfica para identificar livros e artigos científicos que amparam o uso das tecnologias nos anos iniciais no Brasil. Os dados obtidos foram analisados sob o enfoque qualitativo. Os resultados destacam as dificuldades dos(as) professores(as) para utilizarem as novas tecnologias; as instabilidades emocionais e estruturais para desenvolver estratégias de ensino em aulas remotas; e outras circunstâncias que, somadas a estas, revelam deficits no ensino e na aprendizagem das turmas dos anos iniciais. Concluiu-se que os professores e as escolas precisam construir ambientes digitais como elementos que possibilitam novas relações entre a prática, os conteúdos das disciplinas e as experiências dos participantes; abrindo novas possibilidades para as desconstruções e construções dentro e fora da “sala de aula”, que se expande diferente das tradicionais paredes e horários restritos.

Palavras chave: ; ; .

Biografia do Autor

Doroselma Nunes dos Santos, Universidad Del Sol – UNADES

Doutora em Ciencia da Educação pela Universidad del Sol - Paraguai . Atualmente servidora publica federal a disposição do Estado do Amapá.  

Ieda Gomes, Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - PY

Mestra em Ciência da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciências Sociales, Graduada em História, atualmente Professora do Sistema Organizacional Modular de Ensino no Estado Amapá. 

Jacyguara Costa Pinto, Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - PY

Doutor em Ciência da Educação, Graduado em História e Pedagogia, autor de vários artigos e dos Livros: Aplicabilidade da Lei 10.639/23 na proposta da Educação Superior; Um grito de Liberdade: Tendências e resiliências Étnico-Raciais. Atualmente professor Federal da Educação Básica Técnica e Tecnológica – EBTT, atuando no sistema modular de ensino/ SEED/UEFUM. Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.

Paulo Ronaldo da Costa Brito, Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - PY

Mestre em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Graduado em Educação Física. Professor do quadro de federal a disposição do governo do Amapá, exercendo suas funções no sistema organizacional de ensino modular.

Rosenilde dos Santos Mira, Faculdad Interamericana de Ciências Sociales - PY

Mestre em Ciencia da Eduacação pela Faculdad Interamericana de Ciências Sociales, atualmente Professora do Sistema Organizacional Modular de Ensino. 

Referências

BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN, Marie F. Os novos modos decompreender : a geração do audiovisual e do computador. SãoPaulo: Paulinas, 1989.

BENTO, L.; BELCHIOR, G. Mídia e educação: o uso das tecnologias em sala deaula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, n. ed. Especial, p. 1-139, 2016.

BENTO, M. C. M; CAVALCANTE, R. S. Tecnologias móveis em educação: o usodo celular na sala de aula. ECCOM, v. 4, n. 7, P. 234-256, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 11429, 27/12/1961.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRETON, Philippe. História da informática. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.

MIRANDA, Leonardo Santos et al. Educação Inclusiva Digital em Época de Pandemia: Um Relato de Experiência de Alunos da Zona Rural. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 89-99, 2021.

MORAN, J. M. OS Novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, P. 34-39, 2004.

PINTO, Jacyguara Costa; DA SILVA, Vanessa de Souza. Adoção do Planejamento Estratégico na Gestão das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 3-15, 2022.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, v. 5, n. 2, p. 1166-1176, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

PRENSKY, M. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura,Marc Prensky, v. 15, n. 2, p. 1-19, 2010.

RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica: LENPES-PIBD de Ciências Sociais – UEL, v. 1, n. 02, p. 13-39, 2012.

SILVA, F. D. O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO NOVO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 3, p. 344–362, 2021.

SILVA, I. C. S. et al. As novas tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate (UFSC): Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 133-145, 2016.

SILVA, M. A. S. et al. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 7, Palmas, 2012 Anais do VII CONNEPI.

TREMBLAY, J. P.; BUNT, R. B. Ciência dos Computadores: Uma Abordagem Algorítmica. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto et alii. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2022-12-17

Como Citar

Santos, D. N. dos ., Gomes, I. ., Pinto, J. C., Brito, P. R. da C., & Mira, R. dos S. . (2022). As Novas Tecnologias e suas Influências no Ensino Fundamental . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 305–314. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/65