As Novas Tecnologias e suas Influências no Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Tecnologias, Ensino Fundamental, PossibilidadesResumo
O artigo tem o objetivo geral de analisar as novas tecnologias e as influências nos anos iniciais. Para que pudesse ser alcançado, propor-se a utilização do método de pesquisa bibliográfica para identificar livros e artigos científicos que amparam o uso das tecnologias nos anos iniciais no Brasil. Os dados obtidos foram analisados sob o enfoque qualitativo. Os resultados destacam as dificuldades dos(as) professores(as) para utilizarem as novas tecnologias; as instabilidades emocionais e estruturais para desenvolver estratégias de ensino em aulas remotas; e outras circunstâncias que, somadas a estas, revelam deficits no ensino e na aprendizagem das turmas dos anos iniciais. Concluiu-se que os professores e as escolas precisam construir ambientes digitais como elementos que possibilitam novas relações entre a prática, os conteúdos das disciplinas e as experiências dos participantes; abrindo novas possibilidades para as desconstruções e construções dentro e fora da “sala de aula”, que se expande diferente das tradicionais paredes e horários restritos.
Palavras chave: ; ; .
Referências
BABIN, Pierre; KOULOUMDJIAN, Marie F. Os novos modos decompreender : a geração do audiovisual e do computador. SãoPaulo: Paulinas, 1989.
BENTO, L.; BELCHIOR, G. Mídia e educação: o uso das tecnologias em sala deaula. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, n. ed. Especial, p. 1-139, 2016.
BENTO, M. C. M; CAVALCANTE, R. S. Tecnologias móveis em educação: o usodo celular na sala de aula. ECCOM, v. 4, n. 7, P. 234-256, 2013.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 11429, 27/12/1961.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRETON, Philippe. História da informática. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.
MIRANDA, Leonardo Santos et al. Educação Inclusiva Digital em Época de Pandemia: Um Relato de Experiência de Alunos da Zona Rural. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 89-99, 2021.
MORAN, J. M. OS Novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, P. 34-39, 2004.
PINTO, Jacyguara Costa; DA SILVA, Vanessa de Souza. Adoção do Planejamento Estratégico na Gestão das Instituições de Ensino Superior no Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 3-15, 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, v. 5, n. 2, p. 1166-1176, 2020.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
PRENSKY, M. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura,Marc Prensky, v. 15, n. 2, p. 1-19, 2010.
RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica: LENPES-PIBD de Ciências Sociais – UEL, v. 1, n. 02, p. 13-39, 2012.
SILVA, F. D. O IMPACTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO NOVO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO BRASIL. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 3, p. 344–362, 2021.
SILVA, I. C. S. et al. As novas tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Revista Em Debate (UFSC): Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 133-145, 2016.
SILVA, M. A. S. et al. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 7, Palmas, 2012 Anais do VII CONNEPI.
TREMBLAY, J. P.; BUNT, R. B. Ciência dos Computadores: Uma Abordagem Algorítmica. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto et alii. São Paulo: Martins Fontes, 1984.