Desafios da Gestão Escolar na Percepção dos Diretores da Rede Estadual de Ensino em Timon - MA no ano de 2022

Autores

  • Marinalva de Sousa Barbosa Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Desafios da gestão escolar, modelo gerencial, gestão de pessoas, gestão de resultados

Resumo

A gestão escolar é uma função importante no sistema de ensino. Quando o diretor busca, na superação de desafios, ofertar serviços educacionais de qualidade, a culminância é a elevação dos índices de qualidade na educação. Este estudo objetivou determinar os desafios da gestão escolar na percepção dos diretores. O objetivo geral foi alcançado a partir dos objetivos específicos: identificar os desafios da gestão escolar de pessoas na percepção dos diretores; identificar os desafios da gestão escolar de processos institucionais escolares na percepção dos diretores; identificar os desafios da gestão escolar de resultados na percepção dos diretores. A metodologia caracterizou-se por apresentar enfoque quantitativo, finalidade básica estratégica, pesquisa de campo com dados primários de alcance temporal transversal de desenho não experimental. O nível de conhecimento esperado é descritivo. A pesquisa foi censitária e aplicou a técnica inquérito através do instrumento questionário a dez diretores de dez escolas públicas situadas na zona urbana de Timon - MA.  Foi possível levantar a teoria em torno do modelo gerencial de gestão que permitiu organizar a gestão escolar nas dimensões gestão de pessoas, gestão de processos institucionais escolares e gestão de resultados. O resultado desse estudo possibilitou determinar a gestão de pessoas como a dimensão mais desafiadora entre os desafios da gestão escolar na percepção dos diretores.

Palavras-chave: , modelo gerencial, , gestão de processos, 

Referências

Almeida, F. T. de. (2021). Relações públicas educativas: as competências relacionadas com a comunicação e seu desenvolvimento com os empregados de organizações. [Tese de doutorado apresentada à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. UNESP, Bauru]. Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/204237/almeida_ft_dr_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=y

Alves, M. G. (2017). Gestão escolar desafios e possibilidades da gestão participativa na Escola Pública. [Dissertação de mestrado PUC- São Paulo, Brasil]. PUCSP. https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/20452/2/M%c3%a1rcia%20Galdino%20Alves.pdf

Amaro, A., Povoa, A. & Macedo, L. (2005). A arte de fazer questionários. SCRIBD. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Portugal. https://pt.scribd.com/document/270681511/A-Arte-de-Fazer-Questionarios

André, M. (2010). Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação, 33 (3). 174-181. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075

Arroyo, M. (1997). Escola coerente à Escola possível. (Coleção Educação popular – nº 8.)

Loyola

BBC NEWS. (2019). Pisa: Como o desempenho do Brasil no exame se compara ao de outros países da América Latina. https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50646695

Bergue, S. T. (2020). Gestão estratégica de pessoas no setor público. Fórum.

Brasil. (2006). Como elaborar o plano de desenvolvimento da escola; aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento eficaz. FUNDESCOLA/ PIPRO/FNDE/MEC. pde_escola.pdf (rededosaber.sp.gov.br)

Brasil. (2014). PDDE Interativo: planejar melhor, realizar mais. Manual do PDDE Interativo 2014. MEC/FNDE/Governo Federal. http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdde_escola/manual_orientador_sistema_pdde_interativo2014.pdf

Brasil. (2017). BNCC – Base Nacional Comum Curricular Educar é a base. MEC. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Brasil. (2020). IDEB - Resultados e Metas do Brasil. INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. http://ideb.inep.gov.br/resultado/

Campos, M. C., Dantas, A. de B., Milito, C. M.& Silva, L. S. V. (2020). Avaliação de maturidade em gestão de projetos na universidade federal de alagoas utilizando o método prado-MMGP. Revista Gestão e Projetos, 11(1). 1-16. https://periodicos.uninove.br/gep/article/view/15870/8122

Canário, R. (2005). O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores in Articulação entre as formações inicial e continuada de professores, Universidade de Lisboa, Portugal. SIMPÓSIO 10. 152-160. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol1c.pdf

Chiavenato, I. (2014). Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Editora Manoli Ltda.

Coelho, V. G. (2016). Arquivo escolar: a perspectiva da legislação arquivística. [Conclusão do curso de graduação em Arquivologia, Universidade Federal Fluminense]. UFF. https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/8912/1/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20II.pdf

Costa, C. J. N. da, Melo, E. M. de & Maia, D. l. (2017). A Inserção de Descritores de Tratamento da Informação na Classificação de Recursos Educativos Digitais de um. VI Congresso brasileiro de informática na educação. Repositório. 372-381. https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.372

Costa, M. A., Silva, F. M.& Souza, D. (2019). Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Rev. Pemo - Práticas Educativas, Memórias e Oralidade, 1(1), 1-14. https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3476

Dalagnol, R. F. (2020). Educação emocional na educação infantil: concepções da docência sobre as competências socioemocionais da BNCC. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Fronteira do Sul. Erechim – RS]. UFFS. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3945

Dalcorso, C. Z, (2017). O planejamento estratégico: um instrumento para o gestor de escola pública. Paco Editorial.

Delors, J. (2010). Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI. UNESCO. file:///C:/Users/User/Downloads/109590por.pdf

Diascânio, J. M. (2020). Etapas da Pesquisa Científica. Autografia.

Farias, M. A. & Magalhães Júnior, A. G. (2018). Gestão da escola e os resultados de IDEB: apropriações e usos de dados educacionais. Polêmica – Revista eletrônica da Uerj, 18(2). 34 -53. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/37788

Ferreira, A. B. de H. (2009). Novo Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Coordenadora Marina Baird Ferreira/ Margarida dos Anjos. Editora Positivo.

Ferreira, A. R. (2013). Gestão de Processos. Módulo 3. Repositório ENAP: Escola Nacional de Administração Pública. Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais DGO. https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2332/1/1.%20Apostila%20-%20M%C3%B3dulo%203%20-%20Gest%C3%A3o%20de%20Processos.pdf

Ferreira, G. F. (2018). A importância da gestão democrática no planejamento escolar. Revista Transformar. 12(2). 90-101. http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/202/139

Ferreira, S. dos S. & Bari, V. A. (2019). Gestão da documentação dos arquivos escolares no Brasil. Revista Fontes documentais. 2(2). 24 -36. https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/12325/2/GestaoDocArquivosEscolares.pdf

Fidalgo, A. I. & Carneiro, J. (2016). Desenvolvimento tecnológico – impacto da tecnologia nos processos de recrutamento e seleção. Cielo Laboral 2016 – Novos Desafios para o mundo do trabalho. Universidade Católica Portuguesa. Porto. https://www.ajj.pt/publicacoes/7

Flauzino, R. H., Pres, C. M.& Carmonia, F. (2021). A descoberta do plano de ensino e aprendizagem (PEA) como instrumento reflexivo na docência. Revistas USP, 54(1). 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184765

FNDE. (2017). Sobre Prestação de Contas. PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola. Gov.br. https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/pdde/perguntas-frequentes/item/10736-pf-sobre-presta%C3%A7%C3%A3o-de-contas

Gil. A. C. (2019). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas S. A.

Godoy, V. A., Rosa, M. R.& Barbosa, F. L. (2011) O planejamento estratégico como ferramenta para a gestão educacional no processo decisório dentro das IES. Revista Científica. 3(3). 77-89. https://valdirgodoy.webnode.com.br/_files/200000045-96e6397e1f/O%20Planejamento%20estrategico%20como%20ferramenta%20para%20a%20gestao%20educacional%20no%20processo%20decisorio%20dentro%20das%20IES.pdf

Gutto, P. (2018). Quais são os maiores desafios da Gestão Escolar? Educador360. https://educador360.com/gestao/gestao-escolar/desafios-da-gestao-escolar/

Holstein, J. (2017). O papel da liderança na gestão para os resultados. Revista FAE, 20(1). 138 – 150. file:///C:/Users/User/Downloads/124-1470-1-PB.pdf

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2020 julho 10) Cidades/e Estados: Timon. Gov.br. https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/ma/timon.html

Kanitz, S. (2011). O Verdadeiro Significado da Palavra Gestão. Blog para se PENSAR. https://blog.kanitz.com.br/significado-palavra-gestao/

Lakatos, e. M., & Marconi, M. d. (2003). Fundamentos de Metodologia Científica. Atlas.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. d. (2011). Metodologia Científica. Atlas.

Lei 9394, 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei complementar 112 de 19 de setembro de 2001. (2001). Autoriza o Poder Executivo a criar a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina e instituir o Programa Especial de Desenvolvimento da Grande Teresina e dá outras providências. Presidência da República. Lcp112 (planalto.gov.br)

Lei complementar 8.903 de 10 de dezembro de 2008. (2008). Regulamenta os Colégios militares. https://www.al.ma.leg.br/diarios/arquivos/DIARIO106-09-08-17.pdf

Lei estadual 9.881, 30 de julho de 2013. (2013). Disciplina as nomeações para cargos em comissão no âmbito dos órgãos do Poder Executivo e Legislativo Estadual e dá outras providências. https://www.mpma.mp.br/arquivos/biblioteca/ficha_limpa_servidor.pdf

Libâneo, J. C. (2004). Organização e gestão da Escola: teoria e prática. Alternativa.

Lück, H. (2000). A aplicação do planejamento estratégico na escola. Revista Gestão em Rede N 19. http://cedhap.com.br/wp-content/uploads/2013/09/ge_GestaoEscolar_01.pdf

Lück, H. (2009). Dimensões da gestão escolar e suas competências. Editora Positivo.

Luck, H. (2010). Liderança em gestão escolar. Vozes.

Luckesi, C. C. (2013). Avaliação da Aprendizagem na Escola. Irsas.

Macedo, A. M. Borges De & Medina, G. B. K. (2017). O que dizem os estudos brasileiros sobre o relacionamento interpessoal no ambiente escolar: uma revisão de literatura. Revista PsicoFAE. 6(1). 93-114. file:///C:/Users/User/Downloads/104-372-1-SM.pdf

Machado, C. (2012). Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados. Revista Ambiente Educação, 5(1). 70-82. http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/117/385

Maranhão. (2015). Escola Digna: caderno de orientações pedagógicas gestão escolar. SEDUC, 1-96. https://www.educacao.ma.gov.br/files/2017/05/apostila-final-produc%CC%A7a%CC%83o.pdf

Marinheiro, E. de L., Kuhl, C. A. & Ruiz, M. J. F. (2018). A realidade e os desafios na gestão financeira das unidades escolares municipais de londrina-pr sob a perspectiva dos gestores escolares. Revista COCAR, 12(24), 616-642. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1961

Martins, M. C., Picosque, G. & Guerra, M. T. T. (2009). Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. FTD.

Masetto, M. T. (2012). Inovação curricular no ensino superior: organização, gestão e formação de professores. In: Inovação no ensino superior. Loyola.

Medida Provisória nº 1.784/1998 (1998). Dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar, institui o Programa Dinheiro Direto na Escola, e dá outras providências. Presidência da República. 1784 (planalto.gov.br)

Melo, R. B. A. (2019). Escola, família e gestão escolar: uma breve discussão teórica sobre os novos desafios no contexto contemporâneo. Revista Científica de Iniciación a La Investigación. Universidad Autónoma de Asunción – Paraguay. 4(1). 1-12. http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/rcuaa/article/view/636/488

Meneses, J. B. F. de. (2021). Práticas de avaliação de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista IMPA – Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v2(1). 1-13. https://doi.org/10.51281/impa.e021004

Mintzberg, H. (2010). Managing: desvendando o dia a dia da gestão. (F. A. Costa, Trad.) Porto Alegre: Bookman.

Miranda, N. A. de, Garcia, P. S. & Veraszto, E. V. (2020). Avaliação em larga escala e seus efeitos na gestão escolar: a concepção dos diretores. Revista da FAEEBA UNEB, 29(57). 251-268. https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8283

Morin, E. (2000). Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez.

Neiva, E. (2021). Uma avaliação da área de gestão de pessoas: práticas de gestão de pessoas, indicadores de efetividade, redes sociais e seus impactos no bem-estar do trabalho. (Cadernos Enap, 83). Repositório Enap. https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6232

Nóvoa, A. (1995). Formação de professores e profissão docente. In Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote- Instituto Inovação Educacional.

Oliveira, A. C. (2019). Alinhamento estratégico de planejamento e diretrizes para o desenvolvimento da gestão de pessoas: estudo em uma universidade federal da Amazônia Setentrional. [Dissertação de mestrado Universidade Estadual do Ceará]. https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=87911

Oliveira, B. C. B. de. (2019). Modelos para uma gestão eficaz: revisão teórica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 07(03). 173-188. https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/gestao-eficaz

Oliveira, C. P. de, (2019). A construção pedagógica da democracia no espaço escolar: o papel do grêmio estudantil. Giramundo, 6(12). 91-102. http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v6i12.2747

Oliveira, J. N. L. de. (2020). A gestão de resultados da aprendizagem e as ferramentas de gestão de dados disponíveis para as escolas do Estado de Minas Gerais: um caso de gestão. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora] https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12000/1/j%c3%balianogueiralimadeoliveira.pdf

Oliveira, R.C. (2012). A cultura política na formação do diretor escolar para os processos decisórios institucionais. Anpae. 1-15. https://anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/RitaDeCassiaOliveira_res_int_GT8.pdf

Origem da Palavra. (2022). Palavra Desafio. https://origemdapalavra.com.br/palavras/desafio

Paro, V. H. (2016). Administração escolar: introdução crítica. Cortez.

Paschoalino, J. B. de Q. (2017). Desafios da Gestão Escolar. Studium Eficaz.

Pereira, L. B., Pereira, E. M., Weiss, V. P. A. & Martins, K. A. (2019). A Execução Financeira do Programa Nacional de Alimentação Escolar em Municípios Goianos. X Congresso de Administração e Contabilidade - AdCont. 1-15. http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2019/paper/viewFile/3497/1070

Peres, M. R. (2020). Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista de Administração Educacional, 11(1). 20-31. https://periodicos.ufpe.br/revistas/ADED/article/view/246089

Perrenoud, P. (1998). Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Artmed.

Povedano, R. (2019). Práticas administrativas e pedagógicas para a melhoria de leitura e escrita: um estudo em escolas municipais de ensino fundamental II. [Dissertação de mestrado, Universidade de Ribeirão Preto, São Paulo]. Plataforma Sucupira. https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7636668

Preto, L. A. M. da S. O. (2015). A gestão escolar e os seus desafios: Memórias e reflexões de uma gestora em formação. [Especialização em Gestão Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp]. Biblioteca da Faculdade de Educação. file:///C:/Users/User/Downloads/Oliveira_LourdesAparecidaMarquesdaSilva_TCC.pd

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Feevale.

Ribeiro, M. D. (2020). A Gestão Escolar e a Gestão da Sala de Aula: Desafios e Possibilidades a Partir da BNCC. Revista De Educação ANEC, 48(161). 142-157. http://revistas.anec.org.br/index.php/revistaeducacao/article/view/272/178

Ribeiro, V. M & Gusmão, J. B. de. (2011). Uma Análise de Problemas Detectados e Soluções Opostas por Comunidades Escolares com Base no Indique. Est. Aval. Educ., 22(50). 457-470. https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1660/1660.pdf

Robbins, S. (2010). Comportamento Organizacional: Teoria e prática no contexto brasileiro. Pearson Prentice Hall.

Roberto, B. A. S.& Ferreira, R dos R. (2017). Uma Revisão Bibliográfica Sobre a Importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) para a Prática Pedagógica em Sala de Aula. Caderno de Educação: Ensino e Sociedade. 4(1). 17-32. https://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/cadernodeeducacao/sumario/50/26042017192702.pdf

Ruiz, M. J. F & Marinheiro, E. de L. (2015). A democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar. Educação, v40(3), 605-618. http://dx.doi.org/10.5902/1984644417236

Sampieri, R. H., Collado, C. F. & Lucio, P. B. (2006). Metodologia de pesquisa. McGraw-Hill.

Santos, C. M. dos, Lima, E. B, Ferreira, P. S. V. B.& Paiva, S. C. (2021). Avaliação não é punição. Revista Portuguesa Interdisciplinar, 2(1). 01-12. https://revistas.editoraenterprising.net/index.php/rpi/article/view/321/551

Santos, E. L. O. dos & Silva, J. M. S. da. (2021). Gestão Escolar: da Formação Pedagógica às Práticas Administrativas dos Gestores Escolares. Revista Entre Saberes, Práticas e Ações. 1(1), 1-8. gestão-escolar-da-formação-pedagógica-às-práticas-administrativas-dos-gestores-escolares-.pdf (palmeiradosindios.al.gov.br)

Sautu, R., Boniolo, P., Dalle, P., & Elbert, R. (2005). Manual de metodología: construcción del marco teórico, formulación de los objetivos y elección de la metodología.

Sawicki, S. S. & Pagliarin, L. L. P. (2018). Gestão escolar e avaliação em larga escala: realidades, possibilidades e desafios. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, 7(15). 25-39. https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/32461

Silva, A. R. F. da, Santos, A. P. dos & Nogueira, V. S. (2020). TICs na educação: uma reflexão sobre a importância da educação a distância para a formação continuada e ressignificação das práticas pedagógicas. Revista de educação, ciências e tecnologia do IFAM. Edição Especial Nº 11. 4-19. file:///C:/Users/User/Downloads/782-1963-1-PB.pdf

Silva, I. G. da. (2020). CONSELHO DE CLASSE NO IFS/CAMPUS ARACAJU: Que espaço é esse? Anais da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), 2(1). 82-86. https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/SNCT/article/view/916/846

Silva, R. O. da. (2008). Teorias da Administração. Pearson Prentice Hall, http://www.folgueral.com.br/tga/Silva_Reinaldo-Teorias_da_Administracao.pdf

Silveira, V. N. & Maestro Filho, A. D. (2013). Gestão Estratégica de Pessoas e Desempenho Organizacional: Uma Análise Teórica. Pretexto, 14(1), 71-87. https://doi.org/10.21714/pretexto.v14i1.1417

Síveres, L. & Santos, J. R. de S. (2018). Avaliação Institucional na Educação Básica: Os Desafios da Implementação. Estudos em avaliação educacional. Fundação Carlos Chagas, 29(70). 222-253. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v29i70.5075

Souza, L. P. M. (2021). Tipos, Métodos e Funções da Avaliação no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Análise Bibliográfica. Research, Society and Development, 10(8). 1-10. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17868

Souza, S. G. M. de. (2018). A implementação do plano de gestão escolar no processo de escolha de gestores nas escolas públicas estaduais nos municípios de Cocal e Ministro Andreazza em Rondônia. [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Repositório UFJF. http://www.repositorio.ufjf.br:8080/jspui/bitstream/ufjf/7781/1/sirleyglacienemendesdesouza.pdf

Tardif, M. (2000). Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários. Revista Brasileira de Educação, n. 13, 5-24. http://www.ergonomia.ufpr.br/Metodologia/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf

Teresina. (2018). Currículo de Teresina: Ensino Fundamental, Componente Curricular: Língua Portuguesa. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. UPJ Produções.

Tesouro Nacional. (2020, abril 20). Execução financeira. Gov.br. Ministério da Economia. https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/siafi/conheca/principais-atribuicoes/execucao-financeira

Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC -Vicerrectoria de Investigación Científica y Tecnológica. (Outubro de 2016). Fonte: www.utic.edu.py:https://www.utic.edu.py/investigacion/index.php/reglamentos/codigo-de-etica-de-investigacion-cientifica-y-tecnologica

Vandresen, A. S. R. & Freitas, M. do C. D. (2009). Conhecimentos Administrativos Necessários para o Gestor Escolar. Dia a dia da educação, 1-23. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/352-4.pdf.

Vasconcellos, C dos S. (2004). Coordenação do Trabalho Pedagógico: do Trabalho Político- Pedagógico ao Cotidiano da Sala de Aula. Libertad ED.

Vieira, A. E. R, & Bussolotti, J. M. (2018). Gestão Escolar: um Estudo de Caso sobre Escolas Técnicas. Integração Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão. 20(1). 45-70. https://periodicos.unis.edu.br/index.php/interacao/article/view/167/152

Villani, M. L. & Oliveira, D. A. (2018). Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os vínculos entre o PISA e o IDEB. Educação & Realidade, 43(4). 1343-1362. https://www.scielo.br/j/edreal/a/7BLgKmGCDYCQtqQsgJwMnHD/?lang=pt&format=pdf

Welchen, V., Mkendi, J. T. & Larentis, F. (2020). Compartilhamento de conhecimento como fator de inovatividade em empresas graduadas de uma incubadora tecnológica. Navus, 10(1). 1-19. Http://dx.goi.org/10.22279

Zanotto, M. P. (2017). Aprendizagem, Comunicação, Liderança e Comprometimento Organizacional: Um Estudo no Grupo Beta. [Dissertação de mestrado, Universidade de Caxias do Sul]. Repositório UCS. https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/3171/Dissertacao%20Mayara%20Pires%20Zanotto.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Downloads

Publicado

2023-02-08

Como Citar

Barbosa, M. de S. . (2023). Desafios da Gestão Escolar na Percepção dos Diretores da Rede Estadual de Ensino em Timon - MA no ano de 2022. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/84