Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto

Autores

  • Jefferson de Andrade Costa Universidade Federal do Delta do Parnaíba.
  • Dionleno de Carvalho Pessoa Machado Universidade Federal do Delta do Parnaíba.
  • Tatiana de Andrade Costa UNIRB-Faculdade Regional da Bahia
  • Fabiana da Cruz Araújo Universidade Federal do Delta do Parnaíba.
  • Jordânia Cardoso Nunes Universidade Federal do Delta do Parnaíba.
  • Hérica Tanhara Souza da Costa Pós-graduanda em Docência no Ensino Superior-FAVENI

Palavras-chave:

Tecnologias. Pandemia. Impactos.

Resumo

O presente artigo visou estudar as dificuldades enfrentadas pelos educandos do ensino superior de instituições privadas durante as aulas remotas. Tendo como objetivo geral: averiguar se os discentes do ensino superior de instituições privadas estavam enfrentando alguma dificuldade durante as aulas remotas. Para a coleta de dados foi realizada uma revisão de literatura e a aplicação de um questionário do tipo aberto. O questionário foi elaborado através do Google Forms. Em relação aos resultados da pesquisa, foi notório que o ensino remoto tem pontos negativos, mas também pontos positivos que proporcionam aos discentes continuarem estudando durante a pandemia, sem riscos de contaminação, em vista do distanciamento social. Através das falas dos participantes, também foi possível encontrar algumas dificuldades enfrentadas durante essa nova modalidade de ensino. Essa pesquisa alcançou os objetivos propostos, além disso, esse estudo apresentou resultados significativos.

Referências

ARRUDA. E, P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede: Revista de Educação à Distância, Porto Alegre, v.7, n.1, p. 257-275, 2020.

ALVES, L. Educação Remota: Entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, Aracaju, v.8, n.3, p. 348-365, 2020.

ALVES, L. M. Gamificação na educação: aplicando metodologias de jogos no ambiente educacional. 1. ed. Joinvile: Clube dos Autores, 2018. p. 101.

BEZERRA, I.M.P. Estado da Arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do coronavírus. Journal of Human Growth and Development, Vitória, v. 30, n. 1, p. 141-147. 2020. DOI: http://doi.org/10.7322/jhgd.v30.10087.

BOTO, C. A. Educação e a escola em tempos de coronavírus. Jornal da USP, 2020. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/. Acesso em: 05 de setembro de 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 de agosto de 2020. ok

CAVALCANTE, A. S. P. et al. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Rev. Avances en Enfermería. v. 38, n. 1. 2020. DOI: 10.15446/av.enferm.v38n1supl.86229.

DVORAK, P. E.; ARAÚJO I. C. Formação docente e novas tecnologias: repensando a teoria e a prática. Rev. Intersaberes. 2016; v. 11, n. 23. p. 340-347. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v11i23.885

FANTIN, M. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Rev. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 27-40, 2011. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3483/2501. Acesso em: 07 de setembro de 2020. ok

FIOCRUZ, F. O. C. Cartilha Saúde Mental e Atenção Psicossocial-Informações Gerais. 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/cartilha-saude-mental-e-atencao-psicossocial-na-pandemia-covid-19. Acesso em: 04 de setembro de 2021.

FORMOSINHO, J.; MACHADO, J.; MESQUITA. E. Formação, trabalho e aprendizagem. In: Tradição e inovação nas práticas docentes. 1. ed. Lisboa: Edições Sílabo, p. 19-41. 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. ok

KALINKE, M. A. Para não ser um professor do século passado. Curitiba: Gráfica Expoente, 1999. p. 147.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. p. 62.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 1999. p. 260.

MARQUES, R. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da covid-19. Rev. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 3, n. 7. p. 31-46, 2020.

OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). Rev. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020.

RUBIM. J, P. A utilização da experimentação remota como ferramenta de ensino: uma revisão da literatura. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas), Universidade Federal do Tocantins – UFT, 2016.

SENHORAS, E. M. Coronavírus e Educação: Análise dos Impactos Assimétricos. Rev. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020.

SANTOS JUNIOR, V. B.; MONTEIRO, J. C. S. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Rev. Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15. DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011.

SIFUENTES-RODRÍGUEZ, E; PALACIOS-REYES, D. Covid-19: The outbreak caused by a new coronavirus. Boletín Médico del Hospital Infantil de México, v.77. n. 2, p. 47–53. 2020. DOI: 10.24875 / BMHIM.20000039.

SCHMIDT, B. Impactos na Saúde Mental e Intervenções Psicológicas Diante da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19). Rev. Estudos de Psicologia, Campinas. v. 1. n. 1. p. 1-26. 2020.

XIAO, C; LI, Y. 2020. Analysis on the Influence of Epidemic on Education in China. In: DAS, Veena; KHAN, Naveeda (ed.). Covid-19 and Student Focused Concerns: Threatsand Possibilities, American Ethnologist website. Disponível em: https://americanethnologist.org/features/collections/covid-19-and-student-focused-concerns-threats-and-possibilities/analysis-on-the-influence-of-epidemic-on-education-in-china. Acesso em: 01 ago, 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Costa, J. de A. ., Machado, D. de C. P. ., Costa, T. de A. ., Araújo, F. da C. ., Nunes, J. C. ., & Costa, H. T. S. da . (2021). Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 1, 80–95. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/9