Teorias de Mikhail Bakhtin como alicerce para educadores na busca de alternativas às práticas dos estudos de linguagem

Autores

Palavras-chave:

Linguagem, Educação, Professores

Resumo

Este artigo discute como as teorias de Mikhail Bakhtin podem servir de alicerce para educadores que buscam alternativas às práticas pedagógicas. Uma visão bakhtiniana da linguagem pode ser a base para a criação de uma pedagogia dialógica, que pode ajudar professores e alunos a navegar pelas complexidades do ensino e da aprendizagem. Mais importante, talvez, as teorias de Bakhtin possam servir como uma estrutura sobre a qual os educadores possam construir seus argumentos apoiando a implementação de alternativas aos padrões de habilidades de período e atividades de treinamento.

Biografia do Autor

Yuri Miguel Macedo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor Honoris Causa - OCB (2022), pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atua nos seguintes temas: Identidade, Cultura, Classe, Gênero, Educação Inclusiva, Educação, Devoções, Transversalidade, Africanidades e Ancestralidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Transversal (UFES) e do Grupo de Pesquisa Erê-Ecoa (UFES). É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisas em Linguagens, Poder e Contemporaneidade (IFBA) ; Espaços Deliberativos e Governança Pública (UFV/CLACSO) e Educação para as relações étnico-raciais, territorialidades e novas mídias (UFES). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Société Internationale d?Ergologie (SIE) e Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS). 

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Publicado

2023-03-01

Como Citar

Miguel Macedo, Y. . (2023). Teorias de Mikhail Bakhtin como alicerce para educadores na busca de alternativas às práticas dos estudos de linguagem. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 4–21. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/91