O enfrentamento da violência escolar: suas repercussões sobre a aprendizagem do aluno e o ensino do professor nos anos iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave:
Violência, Aprendizagem, Escola, AlunosResumo
O presente trabalho objetiva destacar o enfrentamento da violência escolar e suas repercussões sobre a aprendizagem do aluno e o ensino do professor. A abordagem do tema busca oferecer algumas contribuições no tocante a violência escolar com base na literatura relacionada a temática. Como metodologia, buscou-se utilizar a revisão da literatura, com fundamento em artigos eletrônicos, obras acadêmicas e revistas especializadas que se reportam a centralidade do tema no campo da Pedagogia, visto que o interesse era compreender como a violência escolar tem se configurado no espaço da escola-campo. Após o estudo inferiu-se que o foco da escola é a aprendizagem do aluno, então, adequar a proposta pedagógica, tornando-a mais atraente e significativa ao mesmo, é uma maneira de se construir uma escola onde a violência deixe de existir na paisagem das instituições de ensino com o firme apoio do Poder Público, priorizando-se a formação da sua autonomia.
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