O enfrentamento da violência escolar: suas repercussões sobre a aprendizagem do aluno e o ensino do professor nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Maria Clélia Guedes de Almeida Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Violência, Aprendizagem, Escola, Alunos

Resumo

O presente trabalho objetiva destacar o enfrentamento da violência escolar e suas repercussões sobre a aprendizagem do aluno e o ensino do professor. A abordagem do tema busca oferecer algumas contribuições no tocante a violência escolar com base na literatura relacionada a temática.  Como metodologia, buscou-se utilizar a revisão da literatura, com fundamento em artigos eletrônicos, obras acadêmicas e revistas especializadas que se reportam a centralidade do tema no campo da Pedagogia, visto que o interesse era compreender como a violência escolar tem se configurado no espaço da escola-campo. Após o estudo inferiu-se que o foco da escola é a aprendizagem do aluno, então, adequar a proposta pedagógica, tornando-a mais atraente e significativa ao mesmo, é uma maneira de se construir uma escola onde a violência deixe de existir na paisagem das instituições de ensino com o firme apoio do Poder Público, priorizando-se a formação da sua autonomia. 

 

Biografia do Autor

Maria Clélia Guedes de Almeida, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Pós Graduada em Ensino Religioso pela Faculdade de Tecnologia e Ciências Humanas – FATECH. Atualmente exerce a função de professora na Escola Estadual Maria Mãe de Deus. 

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Publicado

2023-03-01

Como Citar

Almeida, M. C. G. de . (2023). O enfrentamento da violência escolar: suas repercussões sobre a aprendizagem do aluno e o ensino do professor nos anos iniciais do ensino fundamental. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 22–41. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/95