Uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática: desafios em tempos de crise de COVID-19

Autores

  • Keyte Rocha Da Cruz Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

COVID-19, Educação, Tecnologias Digitais de Informação

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), estão mudando o aprendizado no Ensino Médio, principalmente a partir da pandemia da COVID-19 no período de 2020/2021. A pesquisa busca responder quais são os desafios enfrentados por professores no uso de tecnologias digitais no ensino da Matemática e suas tecnologias. Os resultados indicam que a pandemia de COVID-19 se tornou uma situação muito desafiadora emocionalmente para os atores educacionais do mundo, onde percebeu-se que a internet e outros problemas socioeducacionais e financeiros tiveram papel crítico em garantir o desenvolvimento das atividades. Conclui-se que, embora tenham ocorrido desafios, os professores utilizaram de forma eficaz as TDICs, embora se perceba necessidade de maiores investimentos em infraestrutura, formação e de Políticas Públicas de inclusão socioeducacionais.

 

 

Biografia do Autor

Keyte Rocha Da Cruz, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Possui graduação em Matemática pela Escola Superior Batista do Amazonas. Atualmente é professor - Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC). Tem experiência na área de exatas, com ênfase em Matemática, Mestre em Educação Matemática - San Lorenço Py . Cursando Doutorado em Ciências da Educação - UTIC.

Referências

ANJOS, A. M.; SILVA, G. E. G. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) na Educação. Ministério da Educação – Universidade Aberta do Brasil, 2018.

AUSUBEL, D. P.Educational psychology: a cognitive view. New York, Holt, Rinehart, and Winston Inc., 1968.

BACICH, L.; HOLANDA, L. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na Educação básica. Porto Alegre: Penso Editora, 2020.

BARBOSA, F. E.; DE PONTES, M. M.; DE CASTRO, J. B. A UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ALIADA ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM PANORAMA DE PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1593-1611, 2020.

BICUDO, M. A. V. (Ed.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018.

BRITO, C. S.; SANT'ANA, C. C. Formação docente e jogos digitais no ensino de Matemática. EDUCA-Revista Multidisciplinar em Educação, v. 7, n. 17, p. 415-434, 2020.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática da Teoria á Prática - Campinas, SP, Papirus, 2012.

DA SILVA, L. M.; DIAS, E. C. R. Inclusão digital: possibilidades e desafios em uma escola do Ensino Médio de São João da Serra-PI. In GLAP, L. (Org.). Desafios da Educação na contemporaneidade. Ponta Grossa: Aya Editora, 2021.

DE SOUZA LIMA, Marileide; DA CRUZ, Keyte Rocha. O Ensino da Matemática e o Processo Motivacional dos Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental numa Escola Estadual de Manaus, Amazonas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 3-14, 2022.

DIAS-TRINDADE, S.; DE CARVALHO, J. R. História, tecnologias digitais e mobile learning: ensinar História na era digital. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2019.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

FIANI, R. Teoria dos jogos. 4ª ed. São Paulo: GenAtlas/Elsevier Brasil, 2015.

FRANÇA, J. B. A.; SILVA, L. M. M. Novas tecnologias no ensino da Matemática: Formação inicial de Professores. São Paulo: Ed. do Autor, 2018.

HOFFMANN, L. F.; BARBOSA, D. N. F.; MARTINS, R. L. Aprendizagem baseada em jogos digitais educativos para o ensino da Matemática. In XV Seminário Internacional de Educação, Feevale, Novo Hamburgo–RS, 2016.

KENSKY, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2009.

LUCAS, Enelício Gonçalves; DE SOUZA, Luciana Santos; DA CRUZ, Keyte Rocha. Educação de Jovens e Adultos: o uso das tecnologias da informação e comunicação. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 196-206, 2023.

OLIVEIRA, H.; HENRIQUES, A.; GUTIÉRREZ-FALLAS, L. F. A integração da tecnologia na planificação de aulas na perspectiva do ensino exploratório: um estudo com futuros professores de Matemática. Perspectiva, v. 36, n. 2, p. 421-446, 2018..

PONTES, Edel Alexandre Silva. O ato de ensinar do professor de matemática na educação básica. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Prática Docente do Professor de Matemática na Educação, Profissional e Tecnológica por Intermédio das Novas Tecnologias da Educação Matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022.

SANTOS, J. E. B.; DA SILVA, E. L. AS TECNOLOGIAS E O PENSAMENTO COMPLEXO DE MORIN NO PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 10, n. 22, p. 270-292, 2020.

VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologia digitais de informação e comunicação: a passagem do currículo da era do lápis e papel para o currículo da era digital. In: CAVALHEIRI, A.; ENGERROFF, S. N.; SILVA, J. C. (Orgs.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos, 2013.

Downloads

Publicado

2023-03-06

Como Citar

Da Cruz, K. R. . (2023). Uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática: desafios em tempos de crise de COVID-19. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 42–55. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/96