A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na prática pedagógica para um ensino significativo

Autores

  • Kátia Pereira Fonseca Instituto Federal de Goiás - IFG

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Educação Significativa, TIC, Ensino e Aprendizagem com TIC

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar com base na literatura alguns conceitos e ideias importantes em relação ao uso pedagógico das TIC na sala de aula. Contempla os aspectos conceituais para o termo TIC, o surgimento da Sociedade da Informação e seus efeitos na educação, a evolução da Sociedade do Conhecimento, a inserção das TIC no contexto educacional, seu surgimento em meio as transformações ocorridas na sociedade, o processo de aprendizagem mediado pelas TIC, os benefícios trazidos por elas e sua contribuição para uma educação mais significativa. O uso das TIC para fins pedagógicos podem modificar o modo de vida e convivência das pessoas, podendo criar diversas situações para o aprendizado, o trabalho, em todas as áreas do conhecimento, bem como ainda, despertar mudanças na realidade a partir daquilo que se espera e/ou acredita dela.

 

 

Biografia do Autor

Kátia Pereira Fonseca, Instituto Federal de Goiás - IFG

Mestre em Administração, graduada em Administração de empresas e Licenciada em Pedagogia. Professora do Instituto Federal de Goiás. 

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Publicado

2023-03-06

Como Citar

Fonseca, K. P. . (2023). A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na prática pedagógica para um ensino significativo. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 56–75. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/97