A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC na prática pedagógica para um ensino significativo
Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Educação Significativa, TIC, Ensino e Aprendizagem com TICResumo
Este artigo tem como finalidade apresentar com base na literatura alguns conceitos e ideias importantes em relação ao uso pedagógico das TIC na sala de aula. Contempla os aspectos conceituais para o termo TIC, o surgimento da Sociedade da Informação e seus efeitos na educação, a evolução da Sociedade do Conhecimento, a inserção das TIC no contexto educacional, seu surgimento em meio as transformações ocorridas na sociedade, o processo de aprendizagem mediado pelas TIC, os benefícios trazidos por elas e sua contribuição para uma educação mais significativa. O uso das TIC para fins pedagógicos podem modificar o modo de vida e convivência das pessoas, podendo criar diversas situações para o aprendizado, o trabalho, em todas as áreas do conhecimento, bem como ainda, despertar mudanças na realidade a partir daquilo que se espera e/ou acredita dela.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje. Encontro de educação e tecnologias de informação e comunicação, v. 5, 2007.
ALMEIDA, M. E., & VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
AMBROSI, A; PEUGEOT, V; PIMIENTA, D. (Org.).. Desafios de palavras: enfoques multiculturais sobre as sociedades da informação. Paris: C&F Éditions, 2005.
AUGUSTO, K. P. C. M.. As tics na educação do campo: uma análise da situação do estado do Rio de Janeiro. Tese de doutorado. Faculdade de Letras: Coimbra, 2014.
BELLONI, Maria Luiza. A televisão como ferramenta pedagógica na formação de professores. Educação e pesquisa, v. 29, n. 02, p. 271-286, 2003.
BELLONI, M. L.. O que é Mídia – Educação. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Em busca de parâmetros de avaliação da formação contínua de professores do ensino fundamental para o desenvolvimento da information literacy. ETD-Educação Temática Digital, v. 5, n. 2, p. 129-139, 2004.
BRANDÃO. M.. A Importância Das Tics Na Educação, 2018.
CAMARGO, O.. Desigualdade social. Brasil Escola, 2017.
COLL, C., MAURI, T., ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias de informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagópgico às práticas de uso. In: COLL, C.; MONEREO, C. (org.). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 66-93.
CORRÊA & CASTRO, M. Correlações entre o uso pedagógico de Tecnologias da Informação e Comunicação e desempenho escolar – Análise envolvendo dados da TIC 2011 e prova Brasil. Rio de Janeiro. (Tese de doutorado). PUC-Rio, 2016.
CORRÊA, C. A.R., ROCHA, E. M.P., CARVALHAIS, J.N., DUFLOTH, S.C.. A sociedade da informação e do conhecimento e os estados brasileiros. Revista Informação e Informação. Londrina, v. 19, n. 1, p. 31 – 54, jan./abr, 2014.
COUTINHO, C., LISBÔA, E. Sociedade Da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem: Desafios para Educação no Século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1. Lisboa, 2011.
CRUZ, E. M. C. G. P. Análise da Integração das TIC no Currículo Nacional do Ensino Básico. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal, 2009.
DOWBOR, L.. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. São Paulo: Vozes, 2013.
FARIA, L. O.. De engenheiro a educador interdisciplinar: as TIC no curso de licenciatura em física do IFES a partir da formação, saberes e práticas de professores. (Tese de Doutorado). PUC-São Paulo, 2016.
FRANCO, J. F.; FICHEMAN, I. K.; AQUINO, E. M. M.; MORENO, M.; MANGERONA, M. S.; LOPES, R. D. Usando recursos digitais como suporte para convergir e construir conhecimento, In: Workshop de Modelos Pedagógicos em Educação a Distância: das concepções pessoais aos conceitos científicos, São Paulo, 2007.
FREIRE, P.. A máquina está a serviço de quem? Revista Bits, São Paulo, v. 1, n. 7, 1984.
Fundação João Pinheiro - FJP.. Análise das condições de inserção dos estados brasileiros na sociedade da informação e do conhecimento: proposta metodológica e aplicação para as unidades da federação. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, Texto para discussão n.1, 2010.
GESSER, V.. Novas tecnologias e educação superior: Avanços, desdobramentos, Implicações e Limites para a qualidade da aprendizagem. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, n. 16, p. 23-31, 2012.
GIANNASI, M. J.. O profissional da informação diante dos desafios da sociedade atual. Brasília. Tese (Doutorado) - Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
GONÇALVES, Z.. Educação Tecnológica no Ensino secundário: contributos para a sua avaliação. (Dissertação de Mestrado). Braga: Universidade do Minho, 1996.
GONÇALVES, Z.. A mudança da organização educativa por integração das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – um estudo de caso sobre as implicações da integração das TICE na escola. (Tese de Doutoramento). Braga: Universidade do Minho, 2003.
HUMES, L. L.. Da sociedade da informação à sociedade do conhecimento: uma mudança de paradigma. 2º Contecsi – Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. São Paulo, 2005.
KENSKI, V. M.. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2013.
LOPES, R. P.. Formação para uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas licenciaturas das universidades estaduais paulistas. 2010. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, SP, 2010.
LUCAS, Enelício Gonçalves; DE SOUZA, Luciana Santos; DA CRUZ, Keyte Rocha. Educação de Jovens e Adultos: o uso das tecnologias da informação e comunicação. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 196-206, 2023.
MARQUES, H. M. M.. Competências dos professores e a integração das TIC na prática pedagógica nas Ciências Sociais e Humanas (2º e 3º CEB). (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa -Instituto Educação, Lisboa, 2012.
MASETTO, M., BEHRENS, M.. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, p. 11 – 66, 2006.
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, p. 141-171, 2013.
MENDES, A.. TIC – Muita gente está comentando, mas você sabe o que é? Portal iMaster, mar, 2008.
MIRANDA, G. L.. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo–Revista de Ciências da Educação, n. 3, p. 41-50, 2007.
MORAN, J. M., MASSETTO, M. T., BEHRENS M. A.. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
NÓVOA, A.. Professores - Imagens do futuro presente. Educa. Instituto de Educação. Universidade de Lisboa, 2009.
PONTE, J. P.. Formação do professor de Matemática: perspectivas atuais. In: PONTE, J. P. (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. 1. ed. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O ato de ensinar do professor de matemática na educação básica. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Prática Docente do Professor de Matemática na Educação, Profissional e Tecnológica por Intermédio das Novas Tecnologias da Educação Matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022.
RAMOS, Daniela Karine. As tecnologias da informação e comunicação na educação: reprodução ou transformação?. ETD Educação Temática Digital, v. 13, n. 01, p. 44-62, 2011.
RAMOS, S.. Tecnologias da Informação e Comunicação: conceitos básicos. Portugal, 2008.
SOBRAL, F. A. F. Apresentação. In: SANTOS, G. L.. Ciência, tecnologia e formação de professores para o ensino fundamental. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2005.
SOUZA, Albano Goes; LINHARES, Ronaldo Nunes. Entre a teoria e a prática: um olhar sobre as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na formação de professores. Contrapontos, v. 12, n. 01, p. 27-36, 2012.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2012.
TAKAHASHI, T. (Org).. Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
VALENTE, José Armando et al. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Unicamp/NIED, v. 6, 1999.
VIEIRA, Rosangela Souza. O Papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre a percepção do professor/tutor. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, 2011.