Os novos papéis do professor na educação contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Educação contemporânea, Habilidades, Competências, Ensino e Aprendizagem, Metodologias

Resumo

A educação contemporânea enfrenta desafios significativos, tais como a necessidade de formação de indivíduos capazes de lidar com um mundo em constante mudança, a ampliação do acesso à educação e a transformação dos paradigmas educacionais. Nesse contexto, o papel do professor torna-se ainda mais relevante e complexo. Desde os tempos mais antigos, a figura do professor tem sido essencial na transmissão de conhecimentos e na formação de indivíduos. No entanto, ao longo do tempo, o papel do professor tem se modificado e evoluído em função das transformações sociais, culturais e tecnológicas que afetam a educação. Na contemporaneidade, o papel do professor enfrenta novos desafios e demandas. Com o surgimento da sociedade do conhecimento e o avanço tecnológico, o papel do professor volta-se para a formação de indivíduos críticos, reflexivos e capazes de lidar com a complexidade do mundo atual. O professor contemporâneo deve ser capaz de formar indivíduos autônomos, que saibam lidar com a diversidade e a incerteza, e que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O presente estudo tem como objetivo discutir os novos papéis do professor na educação contemporânea. A partir dessa perspectiva, será analisada a evolução histórica do papel do professor, desde a antiguidade até a atualidade, a fim de compreender as transformações sociais, culturais e tecnológicas que afetaram a educação e o papel do professor ao longo do tempo. Além disso, serão discutidos os desafios e demandas da educação contemporânea e as novas habilidades e competências requeridas do professor.

Biografia do Autor

João Fernando Costa Júnior, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Professor Universitário e consultor em tecnologias educacionais e EAD.
Doutorando em Ciências da Educação, Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Informática em Educação, Gestão de EAD, Educação à Distância 4.0 e Docência no Ensino Superior e Técnico. Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Administração. joaofernando@espiritolivre.org
http://lattes.cnpq.br/6483234499462198  | https://orcid.org/0000-0001-7908-3328

Carla Cibele de Oliveira, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutoranda  em Ciências da Educação. Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino e Pesquisa em História e Geografia do Brasil. Licenciada em História. carlacibeleoliveira@gmail.com | http://lattes.cnpq.br/9708871273857800  | https://orcid.org/0009-0005-7240-2660

Fabrícia Fátima de Sousa , Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutoranda em Ciências da Educação, Mestre em Educação e Linguagem, Especialista em Alfabetização e Letramento, Ciências Naturais para professores do ensino fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos. Licenciada em Normal Superior e em Pedagogia. fabricia.sousa@edu.pbh.gov.br  | http://lattes.cnpq.br/1742277544178373 | https://orcid.org/0000-0001-9368-3821

Kelly Taveira dos Santos , Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutoranda em Ciências da Educação. Mestre em Ciências da Educação e Interdisciplinaridade. Pós-graduada em Projovem, com ênfase em educação do campo. Licenciada em Normal Superior. kellytaveira01@gmail.comhttp://lattes.cnpq.br/1989716987337873 | https://orcid.org/0009-0006-3248-2990

Marcondes Inácio da Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutorando em Ciências da Educação. Mestre em Produção Vegetal. Bacharel em Engenharia Agronômica. marcondes.inacio.s@gmail.com | http://lattes.cnpq.br/5458558280706115 | https://orcid.org/0000-0002-4395-3747 

Neirivaldo Caetano Gomes, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutorando em Ciências da Educação. Mestre em Ciências da Natureza e Saúde. Especialista em Ensino de Matemática e Física. Licenciado em Física. neirivaldocaetano@gmail.com | http://lattes.cnpq.br/9385287243014723 | https://orcid.org/0000-0002-4403-3870

José Humberto Torres Júnior, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutorando em Ciências da Educação. Mestre em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Especialista em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental. Bacharel em Engenharia Agronômica e Licenciado em Biologia. jose.torres@enova.educacao.ba.gov.br | http://lattes.cnpq.br/4204902074440022 | https://orcid.org/0000-0001-8394-6579

Tassyano Feitosa de Amorim, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutorando em Ciências da Educação. Mestre em Engenharia Civil. MBA em Gerenciamento de Obras e Tecnologia das Construções e em em Investimentos e Private Banking. Bacharel em Engenharia Civil.  tassyano.amorim@ifal.edu.br | http://lattes.cnpq.br/1032941824178772 | https://orcid.org/0000-0001-5125-0331

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Narrativa das relações entre currículo e cultura digital em tempos de pandemia: uma experiência na pós-graduação. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 1-29, 2021.

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CASTELLS, M. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Paz e Terra. 2001.

COSTA, Dila do Lago; BERSANETTI, Antônia Maria. A articulação teoria e prática da ação pedagógica no cotidiano escolar, 2013.

COSTA JÚNIOR, J. F.; LIMA, P. P. de .; ARCANJO, C. F. .; SOUSA, F. F. de .; SANTOS, M. M. de O. .; LEME, M. .; GOMES, N. C. . Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 5, p. 51–68, 2023.

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. As Metodologias Ativas no processo de Ensino/Aprendizagem e a autonomia docente: um breve estudo sob a ótica de John Dewey. In: SILVEIRA, Resiane Paula de (org.). Traços e Reflexões: Educação e Ensino - Volume 5. Formiga: Editora Uniesmero, 2022. p.43-63.

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro sob a perspectiva de Edgar Morin. In: SILVEIRA, Resiane Paula de (org.). Traços e Reflexões: Educação e Ensino - Volume 7. Formiga: Editora Uniesmero, 2023. p.44-64.

DE ALMEDA BELÉM, Eliete. O professor como facilitador da aprendizagem: um processo dialético sóciointeracionista na educação infantil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 27-36, 2023.

DEMO, Pedro. Aprendizagem escolar e formação de professores. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

FAZENDA, Ivani. O que é interdisciplinaridade? 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1992.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2015.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 4, p. 981-995, out./dez. 2015.

GATTI, Bernadete Angelina. A formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 51-68, 2023.

LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas Contemporâneos de Educação: Escola Tradicional e Escola Construtivista. Cadernos de Pesquisa, nº 107, p. 187-206, julho/1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 19. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: ________ Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. cap 1.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MANESCHY, Patrícia. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. Seminário de Tendências Pedagógicas no Brasil. 2012. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2013.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MORAN, José Manuel. Educação inovadora presencial e a distância. 2003.

NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António. Formação de Professores e Profissão Docente. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: ______. (Org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 2019. p. 79-91.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2013.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Prática Docente do Professor de Matemática na Educação, Profissional e Tecnológica por Intermédio das Novas Tecnologias da Educação Matemática. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 10, p. e3102039-e3102039, 2022.

QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 43. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 5-15, maio/ago. 2000.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Como Citar

Costa Júnior, J. F., Oliveira, C. C. de ., Sousa , F. F. de ., Santos , K. T. dos ., Silva, M. I. da ., Gomes, N. C. ., Torres Júnior, J. H. ., & Amorim, T. F. de . (2023). Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 6, 124–149. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/99