Teletrabalho, realizado em tempos de pandemia, com alunos do Atendimento Educacional Especializado na Escola Pública

Autores

  • Angélica Ferreira dos Santos Vital Centro Universitário CESMAC
  • Maria Elizabete dos Santos Vasconcelos Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Maria José da Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Silvana Silva dos Santos Centro Universitário CESMAC

Palavras-chave:

Teletrabalho, Pandemia, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever o teletrabalho realizado durante o distanciamento social, tendo como o público alvo estudantes deficiente em escola pública. Uma educação comprometida com a aprendizagem das crianças com deficiência busca diversas estratégias para continuidade por meio do aplicativo como o WatsApp, vídeos e utilização de jogos forma lúdica para que todos participassem do momento de construção do conhecimento. Os pais participaram e se comprometeram a ajudar seus filhos em casa, sem perder de vista as atividades pedagógicas promovidas pela escola. Empregou-se a pesquisa de campo, nas Leis e Decretos Nacionais. Os resultados obtidos foram satisfatórios, além de fortalecer o vínculo entre aluno deficiente, a família e professora bem como o êxito das ações planejadas para o Atendimento Educacional Especializado.

 

Biografia do Autor

Angélica Ferreira dos Santos Vital, Centro Universitário CESMAC

Concluinte em Psicologia, CESMAC-AL

Maria Elizabete dos Santos Vasconcelos Brito, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

         Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial e Inclusiva Mestra em Ciências da Educação pela UTIC

Maria José da Silva, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

              Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação Especial e  Inclusiva, Mestranda em Ciências da Educação pela UTIC

Silvana Silva dos Santos, Centro Universitário CESMAC

Pedagoga, Especialista em Educação Especial. Concluinte em Psicologia, CESMAC-AL

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília, 2020.

BRASIL. Parecer CNE CP nº 05/2020. – Reorganização do Calendário Escolar

e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de

cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da

COVID-19. Brasília: MEC, 2020.

BRASIL. Decreto 6.571, de 17 de set. 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dez. 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto n. 6.253, de 13 de nov. 2007.

DE ANDRADE COSTA, Jefferson et al. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 80-95, 2021.

DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , v. 10, n. 16, pág. e135101623539-e135101623539, 2021.

FERREIRA, Luiz Antônio Miguel. Do Direito à Educação. IN: Comentários ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. Coordenação de Flávia Piva Almeida Leite, Lauro Luiz Gomes Ribeiro e Waldir Macieira da Costa Filho. 2ª ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.

MEC. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. DOU de 05/10/2009 (nº 190, Seção 1, pág. 17).

MEC. Ministério da Educação Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação Diretoria de Educação Especial- Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-documento-sobre-implementacao-da-pnee-1/pnee-2020.pdf

MOREIRA, José António; TRINDADE, Sara Dias. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. In. O WhatsApp Como Dispositivo Pedagógico para a Criação de Ecossistemas Educomunicativos. Salvador: EDUFBA, 2017.

SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020. E-book.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Como Citar

Vital, A. F. dos S. ., Brito, M. E. dos S. V. ., Silva, M. J. da ., & Santos, S. S. dos . (2021). Teletrabalho, realizado em tempos de pandemia, com alunos do Atendimento Educacional Especializado na Escola Pública. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 2, 35–48. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/17