Avaliação da qualidade do transporte coletivo para o campus Brasília do IFB, na perspectiva dos alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Pública

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Débora Neres Aguiar Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Jociane Ferreira de Sousa Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Alexandre Laval Silva Instituto Federal de Brasília - IFB

Palavras-chave:

Transporte público, Qualidade do transporte, Fatores de qualidade

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a avaliação da qualidade do transporte coletivo para o Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília, tendo enfoque na percepção dos estudantes do curso de Gestão Pública. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do transporte coletivo, com base na opinião dos estudantes. Para isso usou-se o questionário como método de avaliação, onde se verificou os principais fatores de qualidade do serviço de transporte público, tais como: acessibilidade, frequência de atendimento, tempo de viagem, lotação, confiabilidade, segurança, características dos veículos, características dos locais de parada, sistema de informação, conectividade, comportamento dos operadores, estado das vias e tarifa. Com base nas respostas dos estudantes foram feitas três tabelas compilando todos os resultados obtidos de acordo com os principais fatores de qualidade avaliados e foram propostas sugestões de melhorias para os principais problemas apresentados. Os resultados mostram que os principais problemas apresentados são: tarifa, frequência, lotação, segurança e a confiabilidade no cumprimento dos horários.

 

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília - IFB

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy em Buenos Aires - Argentina (2015). Doutorado em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional (Desarrollo Local y Cooperación Internacional, com apoio do DPE - Programa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES) pela Universitat Jaume I - UJI na Espanha (2019). Doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2019). Doutorado em Ciências Administrativas pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2013) e Cïências da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2014). Mestrado em Ciência da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2011), Especializações em Gestão de Negócios e Varejo, pela FIPECAFI (2006) e Marketing pela Universidade Cândido Mendes (2003), MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Dom Cabral (2000). Licenciado em programa Especial de Formação Pedagógica - PROFORM pela Universidade Católica de Brasília (2012), Graduado em Administração pela União Educacional de Brasília UNEB (2002) e Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Balsas (1975). É Coordenador da Área de Gestão e Negócios e do Curso Técnico em Comércio do campus Brasília no Instituto Federal de Brasília (IFB), atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão empresarial, gestão de pessoas, varejo, desenvolvimento local, educação profissional, microempreendedor individual e iniciação empresarial. Atuou em diversas instituições públicas e privadas, onde foi secretário da juntade serviço militar da Prefeitura Municipal de Balsas - MA, coordenador de extensão do campus Taguatinga, coordenador de planejamento do Campus São Sebastião, diretor administrativo do campus Brasília e Diretor Geral do Campus Taguatinga Centro do IFB, Consultor empresarial na empresa PACTUS. Atuou também na iniciativa privada como proprietário do Supermercado Santo Antonio em Balsas MA, agropecuarista, com cultivo de arroz, milho e soja e criação de gado de corte no município de Fortaleza dos Nogueiras MA.

Débora Neres Aguiar, Instituto Federal de Brasília - IFB

Estudante do Instituto Federal de Brasília - IFB.

Jociane Ferreira de Sousa, Instituto Federal de Brasília - IFB

Estudante do Instituto Federal de Alagoas

Alexandre Laval Silva, Instituto Federal de Brasília - IFB

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) na área de Gestão Organizacional. Possui mestrado em Sistemas e Computação e graduação em Engenharia Metalúrgica, ambos pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É professor do Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília, na área de Gestão, é professor visitante da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Suas áreas de atuação são Gestão Estratégica e Gerenciamento de Projetos.

Referências

AGENCIA Brasília. Serviço básico do transporte coletivo é debatido em audiência pública. Disponível em: https://agenciabrasilia.df.gov.br/2020/12/03/servico-basico-do-transporte-coletivo-e-debatido-em-audiencia-publica/. Acesso em: 29 dez. 2020.

BRASÍL. Decreto nº 30.584, de 16 de julho de 2009. Aprova o Regulamento do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal, instituído pela Lei Orgânica do Distrito Federal., Brasília, DF, Jul. 2009.

BRASÍL. Lei nº 6.334, de 19 de julho de 2019. Dispõe sobre a extinção da Transporte Urbano do Distrito Federal - DFTrans, criada pela Lei nº 241, de 28 de fevereiro de 1992, e dá outras providências, Brasília, DF, jul. 2019.

BRASÍL. Lei Orgânica do Distrito Federal – LODF: promulgada em 08 de setembro de 1993. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/70442. Acesso: 19 de fev. 2021.

CARRAZZA, Marcelo Sargaço. Desafio da mobilidade do DF: A avaliação da qualidade do serviço de transporte público coletivo ao campus Darcy Ribeiro. 2018. Monografia (Bacharel em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

DOTTA, Ruan Souza. Avaliação da qualidade do transporte coletivo da cidade de Uberlândia com base na opinião dos usuários. 2018. Dissertação (Bacharel em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2018.

FERRAZ, Antônio; TORRES, Isaac. Transporte Público Urbano. 2.ed. São Paulo: Rima, 2004.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DE BRASÍLIA. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Projeto Pedagógico, Brasília, IFB. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/attachments/article/6010/PPC%20CS%20de%20Tecnologia%20em%20Gest%C3%A3o%20P%C3%BAblica%20%C3%BAltima%20vers%C3%A3o%2019%2002%2018.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Mobilidade urbana no Brasil. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_alphacontent&ordering=3&limitstart=6220&limit=10. Acesso em: 14 fev. 2021.

MACEDO, Julio C. S.; Silva, Jéssica H. X.; Ávila, Jorge P. C. Proposta de sistemática para análise da qualidade do transporte coletivo no trajeto “casa–faculdade”: a perspectiva de universitários. Sistemas & Gestão, Rio de Janeiro, V. 14, N. 1, 2019.

MENDONÇA, Vitor. Brasiliense avalia mal o transporte público no DF. Disponível em: https://jornaldebrasilia.com.br/brasilia/brasiliense-avalia-mal-o-transporte-publico-do-df/. Acesso em: 20 fev. 2021.

MOVIMENTO NOSSA BRASÍLIA. Propostas do Nossa Brasília para a melhoria do transporte público do DF. Disponível em: http://www.movimentonossabrasilia.org.br/propostas-do-nossa-brasilia-para-a-melhoria-do-transporte-publico-do-df/. Acesso em: 13 fev. 2021

OLIVEIRA. Joana D’arc Vieira de. Transporte público do Distrito Federal: um problema de gestão?Dos paradigmas, problemas, desafios e oportunidades do Sistema de Transporte Público do DF. 2011. Monografia (Bacharel em Administração) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

PADULA, Raphael. Transporte – Fundamentos e propostas para o Brasil. 1 ed. Brasília: Confea, 2008.

RECK, Garrone. Apostila transporte público. Departamento de Transportes da UFPR. Paraná, 2004. Disponível em: https://docplayer.com.br/1587061-Apostila-transporte-publico-professor-garrone-reck-departamento-de-transporte.html. Acesso em: 19 jan. 2021.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. e ampl, São Paulo, SP.

Atlas S.A, 1999

RODRIGUES, Mauricio Olbrick. Avaliação da Qualidade do Transporte Coletivo da Cidade de São Carlos. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SANTOS, B. J. A Qualidade no Serviço de Transporte Público Urbano. [s.n.]. p. 5 - 9. [2003?].

SANTOS, C. O; DUARTE, P. C. Fatores Caracterizadores de Qualidade no Sistema de Transporte Coletivo: Um estudo de Estudo no Município de Bagé/RS. Bento Gonçalves, 2012, São Carlos, SP.

SANTOS, Marjorie L. N; DORNAS, Arthur B. Como anda meu ônibus: Auditoria cívica nos transportes. 2019. Disponível em: https://www.mpdft.mp.br/portal/pdf/noticias/novembro_2019/Relatorio_1%c2%ba_Trimestre_-_Como_Anda_Meu_%c3%94nibus.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.

SANTOS, R. G. Propostas para melhoria continua da qualidade do transporte público coletivo do Distrito Federal utilizando a escala servqual. 2014. Dissertação (Mestre em Transportes) – Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília, Distrito Federal, 2014.

SECRETARIA DE TRANSPORTE E MOBILIDADE. Perguntas Frequentes da SEMOB. Disponível em: www.semob.df.gov.br/perguntas-frequentes-da-semob/. Acesso em: 29 dez. 2020.

TIRONI, L. F. et al. Critérios para Geração de Indicadores de Qualidade e Produtividade no Serviço Público. Brasília: Ipea, 1991.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Como Citar

Leite, E. D., Aguiar, D. N. ., Sousa, J. F. de, & Silva, A. L. . (2021). Avaliação da qualidade do transporte coletivo para o campus Brasília do IFB, na perspectiva dos alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Pública. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 2, 49–77. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/18