A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris
Palavras-chave:
Práxis docente, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Knud IllerisResumo
Na contemporaneidade, com todo avanço cientifico e tecnológico, uma das causas da ineficiência da práxis docente para o ensino de matemática, particularmente na Educação Básica, dar-se-á na aversão dos educadores de permitir novas metodologias no escopo de maximizar o aprendizado de matemática do educando, em sala de aula. Em síntese, este trabalho objetivou expor uma prática para professores nas aulas de matemática por intermédio dos processos básicos e das dimensões da aprendizagem de Knud Illeris. Metodologicamente, será apresentada uma sugestão de uma aula de matemática, tomando como referencia as equações do 2º grau, seguindo a ideia de Illeris. Os processos e dimensões de Knud Illeris estão largamente vinculados com uma forma de aprendizagem contemporânea, permitindo uma total interação entre professor, aluno e seu ambiente.
Referências
DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.
ILLERIS, Knud et al. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, p. 15-30, 2013.
ILLERIS, Knud. The development of a comprehensive and coherent theory of learning. European Journal of Education, v. 50, n. 1, p. 29-40, 2015.
ILLERIS, Knud. How we learn: Learning and non-learning in school and beyond. Routledge, 2016.
MELO, José Ronaldo. Desafios e possibilidades da utilização de jogos para o ensino de Matemática na Educação Básica. Conjecturas, v. 21, n. 3, p. 59-70, 2021.
PAULA, Samantha C. R. de, RODRIGUES, Chang K., SILVA, Julio C. da. Educação Matemática e Tecnologia: Articulando práticas geométricas. Curitiba: Appris, 2016.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 111-124, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva; DA SILVA, Luciano Martins. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo-RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process-RICA. Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 3, p. 1411-1424, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Noção intuitiva no ato de ensinar e aprender matemática por meio de uma atividade de ensino de sistemas lineares com coeficientes positivos. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. e202106-e202106, 2021.