A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris

Autores

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Palavras-chave:

Práxis docente, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Knud Illeris

Resumo

Na contemporaneidade, com todo avanço cientifico e tecnológico, uma das causas da ineficiência da práxis docente para o ensino de matemática, particularmente na Educação Básica, dar-se-á na aversão dos educadores de permitir novas metodologias no escopo de maximizar o aprendizado de matemática do educando, em sala de aula. Em síntese, este trabalho objetivou expor uma prática para professores nas aulas de matemática por intermédio dos processos básicos e das dimensões da aprendizagem de Knud Illeris. Metodologicamente, será apresentada uma sugestão de uma aula de matemática, tomando como referencia as equações do 2º grau, seguindo a ideia de Illeris. Os processos e dimensões de Knud Illeris estão largamente vinculados com uma forma de aprendizagem contemporânea, permitindo uma total interação entre professor, aluno e seu ambiente. 

 

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo e membro titular do Conselho Superior do Instituto Federal de Alagoas (CONSUP). Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . É professor (visitante) do programa de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e dos programas de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124) e da RACE - Revista de Administração (ISSN 1806-0714). Membro do Conselho Editorial da Entre Aberta Revista de Extensão (ISSN 2446-9769). Membro do Conselho Científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Secretário da SBEM, Regional Alagoas, triênio 2020-2023, . É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem.

Referências

DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.

ILLERIS, Knud et al. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, p. 15-30, 2013.

ILLERIS, Knud. The development of a comprehensive and coherent theory of learning. European Journal of Education, v. 50, n. 1, p. 29-40, 2015.

ILLERIS, Knud. How we learn: Learning and non-learning in school and beyond. Routledge, 2016.

MELO, José Ronaldo. Desafios e possibilidades da utilização de jogos para o ensino de Matemática na Educação Básica. Conjecturas, v. 21, n. 3, p. 59-70, 2021.

PAULA, Samantha C. R. de, RODRIGUES, Chang K., SILVA, Julio C. da. Educação Matemática e Tecnologia: Articulando práticas geométricas. Curitiba: Appris, 2016.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. e02-e02, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 111-124, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva; DA SILVA, Luciano Martins. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo-RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process-RICA. Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 3, p. 1411-1424, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Noção intuitiva no ato de ensinar e aprender matemática por meio de uma atividade de ensino de sistemas lineares com coeficientes positivos. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n. 01, p. e202106-e202106, 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Como Citar

Pontes, E. A. S. . (2021). A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 2, 78–88. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/19