Percepção dos discentes do Curso de Tecnologia em Gestão Pública sobre a importância da avaliação direcionada para o professor

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Maicheel Douglas Borges Rodrigues Instituto Federal de Brasília - IFB

Palavras-chave:

Avaliação docente, Percepção do estudante, Ensino superior

Resumo

Existe um debate que se faz presente no ambiente educacional brasileiro, direcionado às Instituições de Ensino Superior no que tange a sua consolidação e uso como instrumento validador das práticas institucionais e, por conseguinte, alcançando também o professor e sua atuação. Contudo, ainda existem instituições que não as realizam. A pesquisa foi realizada tendo como universo amostral os estudantes do 4º e 5º períodos do Curso de Tecnologia em Gestão Pública no Instituto Federal de Brasília. Foi utilizado um questionário aplicado pela plataforma do Google Formulários com perguntas fechadas baseado na Escala Likert e uma pergunta com opção de múltiplas escolhas. O método utilizado na interpretação dos dados foi quali-quantitativo. Foi possível perceber a importância que os estudantes reputam às avaliações no ambiente da sala de aula e a possibilidade da construção de instrumentos de avaliação que visem melhorar e ampliar a qualidade do ensino na instituição.

 

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília - IFB

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy em Buenos Aires - Argentina (2015). Doutorado em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional (Desarrollo Local y Cooperación Internacional, com apoio do DPE - Programa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES) pela Universitat Jaume I - UJI na Espanha (2019). Doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2019). Doutorado em Ciências Administrativas pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2013) e Cïências da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2014). Mestrado em Ciência da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2011), Especializações em Gestão de Negócios e Varejo, pela FIPECAFI (2006) e Marketing pela Universidade Cândido Mendes (2003), MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Dom Cabral (2000). Licenciado em programa Especial de Formação Pedagógica - PROFORM pela Universidade Católica de Brasília (2012), Graduado em Administração pela União Educacional de Brasília UNEB (2002) e Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Balsas (1975). É Coordenador da Área de Gestão e Negócios e do Curso Técnico em Comércio do campus Brasília no Instituto Federal de Brasília (IFB), atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão empresarial, gestão de pessoas, varejo, desenvolvimento local, educação profissional, microempreendedor individual e iniciação empresarial. Atuou em diversas instituições públicas e privadas, onde foi secretário da juntade serviço militar da Prefeitura Municipal de Balsas - MA, coordenador de extensão do campus Taguatinga, coordenador de planejamento do Campus São Sebastião, diretor administrativo do campus Brasília e Diretor Geral do Campus Taguatinga Centro do IFB, Consultor empresarial na empresa PACTUS. Atuou também na iniciativa privada como proprietário do Supermercado Santo Antonio em Balsas MA, agropecuarista, com cultivo de arroz, milho e soja e criação de gado de corte no município de Fortaleza dos Nogueiras MA.

Maicheel Douglas Borges Rodrigues, Instituto Federal de Brasília - IFB

Estudante do curso de Tecnologia de Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Leite, E. D., & Rodrigues, M. D. B. . (2021). Percepção dos discentes do Curso de Tecnologia em Gestão Pública sobre a importância da avaliação direcionada para o professor. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 2, 100–121. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/20