Metodologias ativas e suas aplicações no ensino de biologia

Autores

  • Priscila de Souza Rosa Barroncas Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC, AM.

Palavras-chave:

Metodologias Ativas de Ensino. Formação continuada. Professores de Biologia.

Resumo

O presente estudo é resultado da investigação realizada a partir de uma intervenção pedagógica com um grupo de 37 professores de biologia e 412 alunos das escolas públicas da Coordenadoria Distrital 03 do município de Manaus – AM. Como objetivo geral, propôs-se analisar a prática pedagógica dos professores de Biologia face às Metodologias Ativas das Escolas Públicas da Coordenadoria Distrital 03 em Manaus – AM. O referencial teórico seguiu pressupostos que abordaram a formação de professores e metodologias ativas. A metodologia utilizada seguiu o enfoque fenomenológico qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio dois questionários, o primeiro constituído por 03 questões abertas e 16 questões fechadas, aplicado a 37 professores de biologia das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de 10 escolas públicas estaduais de Manaus. O segundo questionário foi composto por 11 questões fechadas aplicado a 412 alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio das escolas selecionadas. Os questionários foram desenvolvidos através de uma ferramenta disponível na plataforma Google e posteriormente compartilhado um link entre os professores e alunos. Pode-se concluir que as metodologias ativas constituem inovação no ensino e um grande caminho para a construção de uma educação de qualidade.

 

Biografia do Autor

Priscila de Souza Rosa Barroncas, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas - SEDUC, AM.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol e Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade do Amazonas. Atuei como professora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFAM. Tenho experiência como professora no ensino de graduação, ensino médio e fundamental. Atuei como coordenadora do curso de Ciências Biológicas e professora do Centro Universitário Nilton Lins. No ensino superior ministro os componentes curriculares, Prática de Ensino em Ciências Naturais e Ciências Biológicas, Instrumentação para o Ensino de Ciências Naturais e Biologia, Estágio Supervisionado, Educação Ambiental, Ecologia, Metodologia Científica, Metodologia do Ensino e Desenvolvimento Sustentável, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Projeto Integrador. Na educação básica, ensino médio, ministro o componente curricular Biologia.

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

Barroncas, P. de S. R. (2024). Metodologias ativas e suas aplicações no ensino de biologia . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 16–33. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/216