Metodologias ativas e suas aplicações no ensino de biologia
Palavras-chave:
Metodologias Ativas de Ensino. Formação continuada. Professores de Biologia.Resumo
O presente estudo é resultado da investigação realizada a partir de uma intervenção pedagógica com um grupo de 37 professores de biologia e 412 alunos das escolas públicas da Coordenadoria Distrital 03 do município de Manaus – AM. Como objetivo geral, propôs-se analisar a prática pedagógica dos professores de Biologia face às Metodologias Ativas das Escolas Públicas da Coordenadoria Distrital 03 em Manaus – AM. O referencial teórico seguiu pressupostos que abordaram a formação de professores e metodologias ativas. A metodologia utilizada seguiu o enfoque fenomenológico qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio dois questionários, o primeiro constituído por 03 questões abertas e 16 questões fechadas, aplicado a 37 professores de biologia das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de 10 escolas públicas estaduais de Manaus. O segundo questionário foi composto por 11 questões fechadas aplicado a 412 alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio das escolas selecionadas. Os questionários foram desenvolvidos através de uma ferramenta disponível na plataforma Google e posteriormente compartilhado um link entre os professores e alunos. Pode-se concluir que as metodologias ativas constituem inovação no ensino e um grande caminho para a construção de uma educação de qualidade.
Referências
ALVARENGA, Estelbina Miranda; Metodologia da investigação quantitativa e qualitativa 2º Ed. Asunción/PY. 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional – LDB. Lei n.934, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.
DE ARAUJO, Adriana Maria Procópio et al. Active learning methods—an analysis of applications and experiences in Brazilian accounting teaching. Creative Education, v. 4, n. 12, p. 20, 2013.
DE MORAIS, Emmanuela Suzy Medeiros; DO NASCIMENTO, Márcio Anderson; ALENCAR, Renata Costa. A importância do uso de metodologias ativas no curso de serviço social: um relato de experiência. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 211-217, 2023.
DE SOUZA MINAYO, Maria Cecília; DESLANDES, Suely Ferreira. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2008.
DIESEL, A.; MARCHESAN, M. R.; MARTINS, S. N. Metodologias ativas de ensino na sala de aula: Um olhar de docentes da educação profissional Técnica de nível médio. 2016.
GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos. Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. In: Congresso Internacional PBL . 2010.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Os novos papéis do professor na educação contemporânea. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 124-149, 2023.
KRASILCHIK, Myriam. Ensino de ciências: um ponto de partida para inclusão. Educação científica e desenvolvimento: o que pensam os cientistas., 2005.
LEÃO, Denise Maria Maciel. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa , n. 107, pág. 187-206, 1999.
MARCONI, M., LAKATOS, E. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1996.
MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula. Editora Livraria da física, 2009.
MEDINA, Antônia da Silva. Supervisão Escolar: da educação exercida à ação repensada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
PEREIRA, Rodrigo. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: VI Colóquio internacional. Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão, SE. 20 a 22 setembro de 2012.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.
SILVEIRA, D. T.; CÓDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDDT, T. E. e SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2009. P. 31 -42.