As práticas pedagógicas de inclusão no ensino superior
narrativas docentes em perspectivas
Palavras-chave:
Ensino superior, Inclusão social, Pensamento Complexo, Práticas PedagógicasResumo
Este estudo traz o tema a dinâmica de inclusão no ensino superior, para provocar reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas. No Centro de Educação e Letras, da Ufac, a realidade de uma educação inclusiva constrói-se desde 2011. Isso ocorre aos poucos, conforme o próprio processo de aperfeiçoamento das estruturas física e pedagógica dos cursos, gerando o seguinte questionamento: como alcançar os alunos, a fim de garantir ensino e formação eficientes, atendendo a suas necessidades educacionais? Vimos um caminho possível para a compreensão dos fenômenos educativos por meio do paradigma da complexidade (MORIN, 2005 e 2003). Nesta perspectiva, apresentamos relatos de experiências, cuja congruência está na insegurança e percepção de buscar metodologias mais adequadas às turmas. O problema percebido, se apresentou como desordem, elemento importante na sala de aula, nos estimulando a buscar soluções. Foi possível valorizar meios de criação de estratégias, através da transdisciplinaridade e multidimensionalidade e realçar os contextos, modos que permitem a dialógica. Acreditamos na possibilidade de uma reorganização favorável à aprendizagem dos alunos, considerando as relações existentes em sala de aula entre os sujeitos que contribuem para o funcionamento da prática pedagógica.
Referências
BRASIL. Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 5 abr. 2013b. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos. pesquisa. psicologia., Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.
GRIESI-OLIVEIRA, Karina, SERTIÉ, Andréa Laurato. Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético. Einstein, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 233-238, 2017. Disponível em https://www.scielo.br/j/eins/a/YMg4cNph3j7wfttqmKzYsst/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 26 de janeiro de 2023.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O Desafio das Diferenças nas Escolas. Petrópolis: Vozes, 2011.
MAZZOTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: contextos sociais: Porto Alegre: Artmed, 2003.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005a.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. 82. ed. Edição revista e modificada pelo Autor. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005b.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emílio Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na Era Planetária: o pensamento complexo como Método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2007.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. Disponível em Antonio Novoa - Formação de professores e profissão docente.pdf (usp.br). Acesso em 25 de janeiro de 2023.
NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador, BA: SEC/IAT, 2022. Disponível em antonio-novoa-livro-em-versao-digital-fevereiro-2022.pdf. Acesso em 25 de janeiro de 2023.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019. Disponível em SciELO - Educação & Realidade, Volume: 44, Número: 3, Publicado: 2019. Acesso em 25 de janeiro de 2023.
PETRAGLIA, Izabel. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 13. ed. Petrópolis:RJ: Vozes, 2011. 1ª reimpressão, 2020.
SAYERS, Dorothy L. As ferramentas perdidas da aprendizagem. Rio de Janeiro: CEDET, 2023.