As práticas pedagógicas de inclusão no ensino superior

narrativas docentes em perspectivas

Autores

Palavras-chave:

Ensino superior, Inclusão social, Pensamento Complexo, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este estudo traz o tema a dinâmica de inclusão no ensino superior, para provocar reflexões sobre práticas pedagógicas inclusivas. No Centro de Educação e Letras, da Ufac, a realidade de uma educação inclusiva constrói-se desde 2011. Isso ocorre aos poucos, conforme o próprio processo de aperfeiçoamento das estruturas física e pedagógica dos cursos, gerando o seguinte questionamento: como alcançar os alunos, a fim de garantir ensino e formação eficientes, atendendo a suas necessidades educacionais? Vimos um caminho possível para a compreensão dos fenômenos educativos por meio do paradigma da complexidade (MORIN, 2005 e 2003). Nesta perspectiva, apresentamos relatos de experiências, cuja congruência está na insegurança e percepção de buscar metodologias mais adequadas às turmas. O problema percebido, se apresentou como desordem, elemento importante na sala de aula, nos estimulando a buscar soluções. Foi possível valorizar meios de criação de estratégias, através da transdisciplinaridade e multidimensionalidade e realçar os contextos, modos que permitem a dialógica. Acreditamos na possibilidade de uma reorganização favorável à aprendizagem dos alunos, considerando as relações existentes em sala de aula entre os sujeitos que contribuem para o funcionamento da prática pedagógica.  

Biografia do Autor

Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto, Universidade Federal do Acre - Ufac

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Acre, atuando nos cursos de graduação e no PPEHL – Programa de Pós-Graduação em Ensino, Humanidades e Linguagens. Integra o grupo de pesquisa Investigação Docente e Diversidades – GRIDD. Seus estudos observam, principalmente, os seguintes temas: formação de professores, inclusão escolar, afetividade e educação e o lúdico no ensino-aprendizagem.

Deolinda Maria Soares de Carvalho, Universidade Federal do Acre - Ufac

Possui graduação em Letras Vernáculo pela Universidade Federal do Acre (1996), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Histórica da Língua Portuguesa e Língua Latina. Integra o grupo de pesquisa CEELSA - Círculo de Estudos em Ensino e em Linguagens do Sudoeste Amazônico, observando principalmente os seguintes temas: cultura e imaginário; formação de professores; conto literário; história da língua portuguesa; ensino, linguagens e culturas. Membro do Instituto Internacional Cultura em Movimento.

Francisca Adma de Oliveira Martins, Universidade Federal do Acre - Ufac

Possui graduação em Letras vernáculo pela Universidade Federal do Acre (1992), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1996), , mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2011) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2015). É Professora adjunto da Universidade Federal do Acre, atuando no magistério superior nos cursos de Licenciaturas. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL/Ufac). Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa Investigação Docente e Diversidades (GRIDD/Ufac). Atualmente atua como membro do colegiado do PPHEL e do curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação, identidade, profissionalização e prática docente. Realiza pesquisa na escola urbana e/ou do campo nas seguintes temáticas: Formação, identidade, profissionalização docente; Prática Pedagógica na educação básica e no ensino superior; Programas Especiais de Formação docente; Programas especiais de escolarização na escola urbana e na escola do campo; O pedagogo em ambientes não escolares.

Referências

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

Pinto, M. D. de O. S., Soares de Carvalho, D. M., & Martins, F. A. de O. (2024). As práticas pedagógicas de inclusão no ensino superior: narrativas docentes em perspectivas. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 3–15. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/220