Saber-ler em tempos de ensino remoto e na pandemia
revisão de literatura
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Pandemia, LeituraResumo
O objetivo geral do artigo consistiu-se em analisar, através de revisão de literatura, o saber-ler em tempos de ensino remoto e na pandemia. A revisão de literatura consistiu-se no uso do método pesquisa bibliográfica para seleção de estudos. A análise dos dados foi conduzida de maneira sistemática e qualitativa, permitindo a identificação das principais abordagens pedagógicas. Os resultados abordaram o prazer de ler e a capacidade de compreender, a abordagem teórica sobre a importância do saber-ler, e, os principais aspectos do saber-ler em tempos de ensino remoto e na pandemia de coronavírus. Concluiu-se que a pandemia trouxe à tona a importância da leitura como uma ferramenta essencial para o aprendizado autônomo e o desenvolvimento pessoal dos alunos no contexto do ensino remoto. A capacidade de engajar os alunos na leitura, oferecer apoio emocional e estimular a curiosidade intelectual tornaram-se habilidades ainda mais valiosas para os educadores. A diversificação dos formatos de leitura, que incluem não apenas textos escritos, mas também recursos audiovisuais, podcasts e materiais interativos, permite atender às diferentes necessidades e preferências de aprendizagem dos alunos, promovendo uma experiência mais inclusiva e personalizada.
Palavras-chave: . . .
Referências
DE MENDONÇA, Mara Regina Santos et al. Gêneros textuais: um importante integrante na estrutura da comunicação. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 342-350, 2024.
DUTRA, Luiz Henrique. Epistemologia da aprendizagem. São Paulo: Lamparina edições, 2017.
GOMES, Jaciara de Souza. Alfabetização e letramento, desafios na aprendizagem pós pandemia do covid 19. 2024. 48 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Pedagogia)- - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina, Colatina, 2024.
LIBÂNEO, João Carlos et. al. O sistema de organização e de Gestão da Escola: teoria e prática. In. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva et al. Funções executivas e leitura em crianças brasileiras com dislexia do desenvolvimento. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 35, n. 107, p. 168-179, 2018.
OLIVEIRA, H. M. de .; DIAS, P. C. . Educação digital: o estado da arte, os desafios e as perspectivas para o letramento universal da população brasileira. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, v. 39, n. 2, 2023.
OLIVEIRA, K. L.; SANTOS, A. A. A.; ROSA, M. T. Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 3, p. 546-557, 2016.
PIMENTEL, Mary Gonçalves. Des-leituras: desafios e as dificuldades associadas à leitura na pandemia. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 380-391, 2024..
SANTANA, C. et al. As práticas de letramento digital para estudantes e docentes do ensino médio e/ou técnico: uma revisão sistemática de literatura. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 12, n. 1, 2023.