Ampliando o olhar crítico

explorando a leitura literária na sala de aula

Autores

  • Solange da Conceição Coutinho Picanço Redeemer Crhistian University

Palavras-chave:

Professor, Leitura, Texto Literário, Formação Cidadã

Resumo

O artigo se propõe entender como a análise e interpretação de textos literários podem contribuir para o aprimoramento das habilidades analíticas dos estudantes, buscando-se destacar a importância dessa prática no contexto educacional contemporâneo. O objetivo geral do artigo consistiu-se em analisar a possibilidade de ampliar o olhar crítico dos alunos por meio da exploração da leitura literária na sala de aula. Para alcançá-lo, realizou-se a construção de revisão de literatura, através do uso do método de pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os resultados analisaram como a interpretação e análise de textos literários podem ampliar o olhar crítico dos alunos, também como simbolismo, estrutura narrativa e a caracterização dos textos literários aprimoram as habilidades analíticas e críticas dos alunos, e, por fim, compreender a leitura literária na formação dos alunos. Concluiu-se que a leitura literária não se restringe apenas ao contexto escolar, mas tem o potencial de transformar a vida dos alunos fora da sala de aula. Ao se tornarem leitores ávidos e críticos, os estudantes adquirem ferramentas essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, ampliando seus horizontes e enriquecendo sua visão de mundo.

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Referências

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Picanço, S. da C. C. . (2024). Ampliando o olhar crítico: explorando a leitura literária na sala de aula. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 68–78. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/227