Ampliando o olhar crítico
explorando a leitura literária na sala de aula
Palavras-chave:
Professor, Leitura, Texto Literário, Formação CidadãResumo
O artigo se propõe entender como a análise e interpretação de textos literários podem contribuir para o aprimoramento das habilidades analíticas dos estudantes, buscando-se destacar a importância dessa prática no contexto educacional contemporâneo. O objetivo geral do artigo consistiu-se em analisar a possibilidade de ampliar o olhar crítico dos alunos por meio da exploração da leitura literária na sala de aula. Para alcançá-lo, realizou-se a construção de revisão de literatura, através do uso do método de pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os resultados analisaram como a interpretação e análise de textos literários podem ampliar o olhar crítico dos alunos, também como simbolismo, estrutura narrativa e a caracterização dos textos literários aprimoram as habilidades analíticas e críticas dos alunos, e, por fim, compreender a leitura literária na formação dos alunos. Concluiu-se que a leitura literária não se restringe apenas ao contexto escolar, mas tem o potencial de transformar a vida dos alunos fora da sala de aula. Ao se tornarem leitores ávidos e críticos, os estudantes adquirem ferramentas essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, ampliando seus horizontes e enriquecendo sua visão de mundo.
Palavras-chave: ; ; ; .
Referências
ALVARENGA, Estelbina Miranda de. Metodologia da Investigação quantitativa e qualitativa, Normas técnicas de apresentação de trabalhos científicos. 2ª Edição. 1ª Reimpressão. Versão em português: Cesar Amarilhas. Assunção, Paraguai: Ed. A4 Diseños, 2012.
ALVES, L. M. O Cortiço no contexto do Brasil: República. São Paulo: EDUSP, 2010.
ALVES, Luiz A. A tessitura do texto na sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Editora Ática, 2002.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
COLOMER, T.; CAMPS, A. O ensino e a aprendizagem da leitura. In: Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução Fátima Murrad. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FRANK, Joseph. A forma espacial na literatura moderna. Trad. Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, v. 1, n. 58, p. 225-241, 2003.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Leitura crítica da literatura infantil. Itinerários, 17, n. 1, p. 179-187, 2001.
MOURA, Alessandro Alencar de. A importância da leitura literária: questões de literatura e ensino. III CONEDU, Natal, 5 a 7 de outubro de 2016.
OLIVEIRA, Eliane de Fátima dos Santos; MIRANDA, Carlos Roberto. Como o uso da literatura infantil e infanto juvenil auxilia na formação da criança do ensino fundamental? Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 307-316, 2017.
PICANÇO, Solange da Conceição Coutinho. Construindo Leitores Apaixonados: táticas inteligentes para professores promoverem a importância da literatura entre os alunos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 392-403, 2024.
ZILBERMAN, Regina. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 2003.