A importância da formação emancipadora e humanizadora na educação profissional

Autores

  • Alysson Matias Lopes de Lima Instituto Federal de Alagoas
  • Angela Souza Sales Instituto Federal de Alagoas
  • Jarbas Mauricio Gomes Instituto Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Formação Humana, Práticas Educativas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da dimensão de uma formação na educação profissional emancipadora e humanizadora, onde as relações entre professor e alunos sejam pautadas em movimento de aprendizagem mútua. A problemática do referente estudo está direcionada de como essa mediação e humanização e o uso de metodologias ativas e das Tecnologias de Informação e Comunicação que podem ocorrer através de práticas educativas no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia utilizada será de cunho bibliográfico, esta ocorrerá por meio de análise de documentos e obras que explicam sobre a Educação Profissional e Tecnológica e a educação humanizadora. Para tanto optou-se pela pesquisa bibliográfica mediante levantamento de diversas obras que discorrem sobre a formação do sujeito em sua totalidade, quebrando o paradigma de uma formação voltada somente para atender as necessidades mercadológicas.

 

Referências

BRASIL. Lei no. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tec-nologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 1, 30 dez. 2008.

BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Edu-cação Em Questão, 55(45), 101–126, 2017.

DA SILVA SANTOS, Vitor Gabriel et al. Investigação comparativa das competências e habili-dades do raciocínio lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 6, p. 237-245, 2023.

FREIRE, P. Cartas a Cristina: reflexões sobre a minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2003b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 79. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 705–720, 2013.

PONTES, Edel Alexandre Silva; DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes; COSTA, Clayton Pereira. Essencialidade de conteúdos de Matemática e suas relações com o trabalho na Educação Pro-fissional e Tecnológica. Journal of Education Science and Health, v. 3, n. 3, p. 1-12, 2023.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

XAVIER, N. da S.; OLIVEIRA, C. A. de; AZEVEDO, L. Piaget e o Método Ativo no Con-texto da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 7, n. 2, p. 116-133, 2019.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Lima, A. M. L. de ., Sales, A. S. ., & Gomes, J. M. . (2024). A importância da formação emancipadora e humanizadora na educação profissional. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 79–85. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/228