Relato de experiência de oficina desenvolvida sobre projetos escolares com alunos do 1º ano do novo ensino médio

Autores

  • Alcliane de Sousa Góes Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Metodologia de projetos, Eletiva, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência de eletiva/oficina desenvolvida com alunos do 1º ano do novo ensino médio na escola Estadual Professor José Barroso Tostes, que objetivou analisar se os projetos escolares nas áreas de interesse dos alunos do novo ensino médio são estratégias para a aprendizagem significativa, colaborativa e empreendedora. Como norte teórico, alinhou-se à filosofia de Dewey e David Ausubel em relação à aprendizagem por meio da experiência e significativa, com a contribuição também de Antunes, Moreira, Moran, Oliveira, entre outros. A metodologia deste relato foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, com a observação participante como aporte de uma pesquisa quantitativa quase experimental sobre uma eletiva/oficina, que tratou do passo a passo de projetos escolares, com o uso das tecnologias e normas técnicas ABNT, nas áreas de interesse dos alunos: sociocultural, socioemocional, socioambiental e empreendedorismo, por meio de ficha de observação e registros diários sobre as aprendizagens. Assim, tal experiência foi bastante enriquecedora, tanto para a pesquisadora participante, como para o objeto de estudo, o aluno, na construção do conhecimento. E trabalhar projetos escolares no formato de oficina em laboratório de informática, com adolescentes, para contemplar a formação integral, é um grande desafio. Porém, aposto na metodologia de projetos nas áreas de interesse dos alunos, contribuindo para a aprendizagem deles, assim como, dos 18 projetos elaborados sobre diversas temáticas alinhadas às ciências humanas e sociais aplicadas, é possível seguir adiante na tentativa de solucionar alguma problemática em contexto escolar ou social.

 

Biografia do Autor

Alcliane de Sousa Góes, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais - Unifap. Pós - Graduação Lato- Sensu em Mídias na Educação - Unifap, Pós- Graduação Lato- Senso em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão escolar e Orientação Educacional, Faculdade Atual. Mestre em Ciências da Educação, Universidade Tecnológica Intercontinental. Doutorado em Ciências da Educação, Universidade Tecnológica Intercontinental. 

Referências

ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.Tradução ao português de Lígia Teopisto, do original The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018

CERETTO, J. G.; GIACOBBE, M. S. Nuevos desafios en investigación: Teorias, métodos, técnicas e instrumentos. – 1ª ed. 4ª reimp. – Rosário: Homo Sapiens Ediciones, 2019.

DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. 2ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DEMO, Pedro. Educação hoje: “novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

DOS SANTOS SILVA, José Claudio; PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ensino Médio Integrado e suas formas: conceitos e questionamentos. Revista Contemporânea, v. 3, n. 07, p. 8902-8917, 2023.

GROLLMUS, Nicolás Schöngut; TARRÉS, Joan Pujol. Relatos metodológicos: difractando experiencias narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, 2015.

MORAN, J. M.; MASETTO M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. – Campinas, SP: Papirus, 2000.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. Editora LV. 2011.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto,2015.

PINTO, Jacyguara Costa et al. Tecnologias Educacionais no novo Ensino Médio. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 685-693, 2023.

OLIVEIRA, Aldeni Melo. A pesquisa na educação básica e a construção do processo de alfabetização científica. Rio Grande do Sul: AZ7 Editora, 2022.

SERRÃO, Margarida; BALEEIRO, Maria C. Aprendendo a ser e a conviver. [colaboradores Feizi M. Milani, Gisele Ribeiro e Kátia Queiroz]. – 2. ed. – São Paulo: FTD, 1999.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

Góes, A. de S. . (2024). Relato de experiência de oficina desenvolvida sobre projetos escolares com alunos do 1º ano do novo ensino médio. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 86–100. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/229