Modelagem Matemática e GeoGebra

uma possibilidade do ensino de Geometria para o ensino fundamental - anos finais

Autores

  • Clayton Pereira Costa Instituto Federal de Alagoas
  • Maria Simone Correia da Silva Secretaria de Meio Ambiente do Município de Barra de São Miguel, Alagoas, Brasil.
  • Miqueias Santana Santos Secretaria de Meio Ambiente do Município de Barra de São Miguel, Alagoas, Brasil.

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, software GeoGebra, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O presente artigo vem evidenciar por meio de uma revisão bibliográfica a Modelagem Matemática e o GeoGebra que podem apresentar um papel muito importante e eficaz na educação sobre a geometria. O uso deste software e da modelagem como estratégia de ensino pode ajudar na compreensão dos conceitos e propriedades geométricas, na construção, na visualização geométrica de objetos, de lugares, de localização, entre outros. O que está sendo apresentado neste artigo pode mostrar um caminho possível para a aplicação nos anos finais do ensino fundamental II (6º ao 9º), mesmo diante de uma gama de adversidades que podem surgir mediante a construção do saber durante o processo de modelagem e uso desse software que auxilia e complementa o ensino e a aprendizagem da geometria. Como supramencionado, para o estudo deste artigo foi usado a revisão bibliográfica tendo como base para a pesquisa autores, professores e alunos que concretizaram no decorrer dos anos que com o uso da metodologia Modelagem Matemática e o Software GeoGebra pode ser de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem.

 

Referências

ALVES, Wecsley Fernando Marçal. Uso do GeoGebra no Ensino de Geometria Plana no Ensino. Dissertação - 2017. 76 f.

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; DIAS, Michele Regiane. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. Bolema, Rio Claro – SP, v. 17, n. 22, set. 2004.

CARMINATI, Nézio Luiz. Modelagem Matemática: uma proposta de ensino possível na escola pública. Artigo. Campina Grande do Sul - 2008.

CASTAGNA, Elizabete; LAZO, Pedro Pablo Durand. O Geogebra como recurso pedagógico no ensino da geometria plana. In: O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Governo do estado – secretaria de educação, Paraná - 2012.

COSTA, Felipe de Almeida. Ensino Matemática por meio da Modelagem Matemática. Ensino da Matemática em Debate. (Artigo) 2016.

DA CRUZ, Keyte Rocha. A Importância da Geometria no Processo Ensino Aprendizagem: uma alternativa pedagógica para o ensino da matemática. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 108-116, 2022.

DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.

DOS SANTOS OLIVEIRA, Fernando. A Importância da Modelagem Matemática no Ensino das Escolas Públicas de Alagoas. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 206-217, 2022.

FERREIRA, Alex dos Santos. A Modelagem Matemática aplicada ao estudo da geometria plana e espacial: área, perímetro e volume. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas - 2020.

GRAVINA, Maria Alice; CONTIERO, Lucas de Oliveira. Modelagem com o GeoGebra: uma possibilidade para a educação interdisciplinar?. CINTED-UFRGS-Novas Tecnologias na EducaçãoV. 9 Nº 1, julho, 2011.

NASCIMENTO, Eimard Gomes Antunes do. Avaliação do uso do software geogebra no ensino de geometria: reflexão da prática na escola. Actas de la conferencia Latinoamericana de GeoGebra. Uruguay 2012 – p.110-117.

OLIVEIRA, Débora Mary dos Santos. A Modelagem e o Geogebra: sua eficiência e eficácia no ensino da Geometria Espacial. TCC. São João Del Rei/MG, 2016.

Parâmetros Curriculares Nacionais, Matemática: Ensino de 5ª. A 8ª. séries / Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

PEREIRA, Thales de Lélis Martins. O uso do software Geogebra em uma escola pública: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio. Pós graduação. Juiz de Fora Setembro 2012.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Emphasis on Mathematical Modeling: The Problems of Contour Values in Calculating the Deflection of a Beam. International Journal of Advanced Engineering Research and Science, v. 5, n. 12, p. 268258.

PONTES, Edel Alexandre Silva; DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes; COSTA, Clayton Pereira. Essencialidade de conteúdos de Matemática e suas relações com o trabalho na Educação Profissional e Tecnológica. Journal of Education Science and Health, v. 3, n. 3, p. 1-12, 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

Costa, C. P. ., Silva, M. S. C. da ., & Santos, M. S. . (2024). Modelagem Matemática e GeoGebra: uma possibilidade do ensino de Geometria para o ensino fundamental - anos finais. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 111–121. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/231