O ciclo de vida das palavras
Palavras-chave:
Estudo das palavras, Linguagem, EducaçãoResumo
O estudo da etimologia, a história das palavras, pode revelar muito sobre a cultura e a sociedade de uma época. É como se as palavras fossem artefatos que carregam consigo as marcas do tempo e das diferentes influências culturais. O estudo das palavras não apenas nos ajuda a entender melhor o passado, mas também a refletir sobre o presente e até mesmo a antecipar tendências futuras na linguagem. é crucial que os sistemas educacionais adotem abordagens eficazes para o ensino da leitura e da escrita desde os anos iniciais, integrando práticas de ensino que estimulem não apenas a decodificação das palavras, mas também a compreensão e apreciação da linguagem escrita em sua totalidade. Isso requer investimento em formação de professores, materiais didáticos adequados e políticas educacionais que valorizem e priorizem a alfabetização como uma base essencial para o sucesso educacional e pessoal dos alunos.
Referências
BASÍLIO, Margarida. Teoria lexical. São Paulo: Ática, 1987.
DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 8, pág. 9038-9050, 2023.
DIAS, Ana Lourdes Cardoso. Ismael de Lima Coutinho e sua gramática histórica. Mediação. Pires do Rio, v. 10, n. 1, p. 120-134, 2015.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Revista FNDE. PNBE Periódicos – Língua Portuguesa. Junho de 2012.
MORAIS, Arthur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2002.
MORAES, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. Editora Melhoramentos, 2012. São Paulo-SP.
PIMENTEL, Mary Gonçalves. Des-leituras: desafios e as dificuldades associadas à leitura na pandemia. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 380-391, 2024.
PITA, Luiz Fernando Dias. Ortografia da língua portuguesa: algumas considerações. Revista Idioma, p. 64-74, 2001.