A formação experiencial de educadores de jovens e adultos em Macapá
Palavras-chave:
Formação, Experiência, Formação experiencial, Aprendizagem experiencialResumo
O referido trabalho de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Educação, na especialização Formação de Adultos, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, visa compreender os processos de formação experiencial de educadores de jovens e adultos que trabalham em Macapá. O princípio norteador da investigação fundamenta-se na formação como um processo continuado, intrínseco ao ser humano e que, portanto, permeia todos os tempos e espaços de vida. Neste sentido, a formação ocorre a partir da vivência de fatos e momentos contextualizados, resultantes do conjunto de experiências vividas e do sentido que lhes é atribuído pelo sujeito, através da descoberta, do interesse e de mecanismos de reflexão. A investigação biográfica incidiu na realização de entrevistas biográficas com três educadores de jovens e adultos, e na elaboração de uma narrativa autobiográfica, por parte de um educador de Macapá. Os dados empíricos recolhidos nas entrevistas permitiram constatar que os educadores de jovens e adultos vivenciaram um conjunto diversificado de experiências no seu cotidiano, nomeadamente, ao longo do seu percurso profissional. Essas suas experiências, realizadas ao longo da vida, contribuíram para o desenvolvimento de aprendizagens promotoras de um conjunto de saberes, muito importantes na sua vida profissional. Os dados recolhidos e analisados permitem compreender a importância da complementaridade entre as modalidades de educação informal, não formal e formal, assim como, da hétero-eco-autoformação no processo de formação dos educadores de jovens e adultos.
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