A Educação e a autonomia do indivíduo

uma síntese com base nos saberes filosóficos de Maria Montessori, Jean Piaget e Immanuel Kant

Autores

  • Marlene Tomaz Universidad Del Sol - UNADES

Palavras-chave:

Autonomia, Educação, Desenvolvimento

Resumo

O texto aborda a interseção entre educação e autonomia, explorando as perspectivas filosóficas de Maria Montessori, Jean Piaget e Immanuel Kant. Maria Montessori enfatiza a relevância da autonomia na infância, advogando pela autoeducação e pelo desenvolvimento através da manipulação de materiais específicos. Segundo ela, a criança, ao experimentar o concreto, adquire conhecimento e se torna verdadeiramente autônoma. Jean Piaget, defensor da teoria construtivista, destaca os estágios de desenvolvimento cognitivo, ressaltando a importância de criar cidadãos inovadores e questionadores. Ele sublinha o papel crítico da educação na formação de mentes capazes de criticar, verificar e não aceitar passivamente informações. Immanuel Kant, por sua vez, compartilha a visão de que a educação, desde a infância, desempenha um papel crucial na formação moral do indivíduo. Destaca a necessidade de cuidado, disciplina e instrução para moldar um ser humano verdadeiro. Conjuntamente, essas filosofias convergem para a compreensão de que a educação não se limita à transmissão de conhecimento; ela é um agente fundamental na construção de uma existência significativa e autônoma. Ao promover o desenvolvimento intelectual e moral, a educação não só capacita indivíduos a defenderem seus direitos, como também, contribui para o progresso da sociedade. Esta produção textual em forma de artigo fez parte do processo avaliativo da disciplina Filosofia e História da educação do curso de Pós Grado Stricto Sensu, Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Del Sol - UNADES, em Assunção / PY, ministrada pelo Prof. Dr. Antônio Fernando Santos (Kassideran). Teve como objetivo, abordar de forma dissertativa, a importância da autonomia do indivíduo e a educação, vista como um resultado da educação, transcendendo a simples aquisição de informações, moldando cidadãos críticos e autossuficientes.

 

Biografia do Autor

Marlene Tomaz, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol - UNADES, Assunção / PY, possui graduação em Letras - Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e graduação em Pedagogia pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade. Atualmente é professora do Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza, Especialista em Educação, com ênfase em Alfabetização. 

Referências

KANT, I. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Coco Fontanella. 2 ed. revisada Piraci-caba: Editora UNIMEP, 1999.

MONTESSORI, M. A Descoberta da Criança: Pedagogia Científica. Kírion, 2017.

MONTESSORI, M. A Mente da criança: Mente absorvente. Campinas, SP: Kírion, 2021.

MONTESSORI, M. Filosofia. Organização Montessori do Brasil.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Tradução de. Ivette Braga. 3.a edição. Editora Unesco. Rio de Janeiro,1975.

QUEIROZ, J. D.; QUEIROZ, A. M. D. Uma abordagem geográfica sobre os problemas do uso inadequado das TICS no espaço escolar. Revista de Ensino de Geografia, Uberlân-dia, v. 5, n. 8, p. 4-19, jan./jun. 2014.

SANTOS, Antônio Fernando; DE LIMA, Ivanilton Neves; CARVALHO, Marta Régia Pereira. A integração cooperativa como ferramenta pedagógica da educação inclusiva. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 90-98, 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-17

Como Citar

Tomaz, M. . (2024). A Educação e a autonomia do indivíduo: uma síntese com base nos saberes filosóficos de Maria Montessori, Jean Piaget e Immanuel Kant . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 156–162. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/234