Estudo descritivo de Problemas Olímpicos sobre circunferências

questões da OBMEP nível 3, no período de 2013 - 2023

Autores

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Adonai Roberto de Oliveira Narciso Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Ana Leticia Gomes de Araújo Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Elijamerson Lourenço dos Santos Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Ellen Jaiany dos Santos Viana Instituto Federal de Alagoas
  • Gabriel Felipe da Silva Santos Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Guilherme Henrique de Lima Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Givanildo Lourenço de Farias Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Helysson Daniel Ferreira da Silva Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Matheus dos Santos Luna Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Miguel Andrade Moura Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Palavras-chave:

OBMEP, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Resolução de Problemas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi utilizar Problemas Olímpicos sobre circunferências como prática metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, adotando a abordagem de Resolução de Problemas, uma importante tecnologia educacional. O estudo propõe discutir a resolução de problemas matemáticos, especialmente sobre circunferências, de cada prova do nível 3 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no período de 2013 a 2023, incentivando professores e alunos a reconsiderarem suas práticas de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Este estudo tem caráter experimental e descritivo, envolveu 10 estudantes do curso técnico integrado de informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Assim, a pesquisa revela a necessidade de promover uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática em diversos níveis da Educação Básica, apontando uma mudança do modelo tradicional atual para uma abordagem metodológica onde professores e alunos entendem a importância de ensinar e aprender por Meio da Resolução de Problemas.  

 

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador. Matemático. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática. Mestre em Estatística. Professor Titular do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo. Líder do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Adonai Roberto de Oliveira Narciso, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Ana Leticia Gomes de Araújo, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Elijamerson Lourenço dos Santos, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Ellen Jaiany dos Santos Viana, Instituto Federal de Alagoas

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Gabriel Felipe da Silva Santos, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Guilherme Henrique de Lima, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Givanildo Lourenço de Farias, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Helysson Daniel Ferreira da Silva, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Matheus dos Santos Luna, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Miguel Andrade Moura, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Pesquisador PIBIC Jr. da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL. Estudante do Curso Técnico Integrado de nível médio em Informática do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Campus Rio Largo . Membro do Grupo de Pesquisa Certificado CNPq: GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória).

Referências

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Publicado

2024-06-17

Como Citar

Pontes, E. A. S., Narciso, A. R. de O. ., Araújo, A. L. G. de ., Santos, E. L. dos ., Viana, E. J. dos S. ., Santos, G. F. da S. ., Lima, G. H. de, Farias, G. L. de ., Silva, H. D. F. da ., Luna, M. dos S. ., & Moura, M. A. . (2024). Estudo descritivo de Problemas Olímpicos sobre circunferências: questões da OBMEP nível 3, no período de 2013 - 2023. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 163–174. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/235