Estudo descritivo de Problemas Olímpicos sobre circunferências
questões da OBMEP nível 3, no período de 2013 - 2023
Palavras-chave:
OBMEP, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Resolução de ProblemasResumo
O objetivo deste trabalho foi utilizar Problemas Olímpicos sobre circunferências como prática metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, adotando a abordagem de Resolução de Problemas, uma importante tecnologia educacional. O estudo propõe discutir a resolução de problemas matemáticos, especialmente sobre circunferências, de cada prova do nível 3 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no período de 2013 a 2023, incentivando professores e alunos a reconsiderarem suas práticas de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Este estudo tem caráter experimental e descritivo, envolveu 10 estudantes do curso técnico integrado de informática do Instituto Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Assim, a pesquisa revela a necessidade de promover uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem de Matemática em diversos níveis da Educação Básica, apontando uma mudança do modelo tradicional atual para uma abordagem metodológica onde professores e alunos entendem a importância de ensinar e aprender por Meio da Resolução de Problemas.
Referências
AIRES, Haroldo da Costa et al. Técnicas de problemas olímpicos de geometria plana. 2019.
DA SILVA, Luciano Martins. Jogos nas Aulas de Matemática: Novas Metodologias da Aprendizagem. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 194-205, 2022.
DA SILVA SANTOS, Victor Gabriel et al. Investigação comparativa das competências e habilidades do cálculo lógico matemático de estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional Tecnológica na cidade de Marechal de Deodoro, Alagoas, Brasil. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem , v. 237-245, 2023.
DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.
DOS SANTOS, Jéssica Taynara Martins et al. Resolução de Problemas como estratégia de ensino-aprendizagem de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 25, p. 111-124, 2022.
OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Disponível em: https://www.obmep.org.br/
PONTES, Edel Alexandre Silva. Uma proposta metodológica no processo ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica: Uma contribuição de leonard euler na solução do problema das sete pontes de königsberg. Ensino em Foco, v. 2, n. 5, p. 21-32, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Criptografia em Funções Polinomiais: Um Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação Básica. A Revista de Engenharia e Ciências Exatas , v. 8, n. 6, pág. 14609-01e, 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Desafios matemáticos em sala de aula: uma prática metodológica para ensinar e aprender Matemática através da resolução de problemas. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e50711830901-e50711830901, 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Recomendações de um conceito intuitivo de derivadas em funções polinomiais do 1o e 2o graus, aplicados na cinemática: um processo de ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. EDUCTE: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 13, n. 1, p. 1806-1819, 2022.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Análise discursiva sobre Problemas Olímpicos de Matemática: 1o questão de cada prova da OBMEP nível 3, no período de 2013-2023. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 411-419, 2023.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Teoria das Decisões Independentes como material pedagógico complementar nos livros didáticos de Matemática na Educação Básica: um estudo sobre o Equilíbrio de Nash. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 6, p. 5266-5278, 2023.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Mathematics teacher's continuing education in Professional and Technological Education: concepts and questions: Formação continuada do professor de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: conceitos e questionamentos. Concilium, v. 23, n. 13, p. 355-363, 2023.
VALE, Isabel; PIMENTEL, Teresa; BARBOSA, Ana. Ensinar Matemática com resolução de problemas. Quadrante, v. 24, n. 2, p. 39-60, 2015.