A Avaliação do conhecimento da população universitária sobre antibióticos e geração de bactérias multirresistentes.
Evaluation of knowlegement from population's university about antibiotics and the generation of multi-resistant bacteria.
Palavras-chave:
Metodologia ativa, Aprendizagem, Bactérias, Antibióticos, Bactérias multirresistentesResumo
A pesquisa em questão, intitulada "Avaliação do Conhecimento da População Universitária sobre Antibióticos e Geração de Bactérias Multirresistentes", direciona-se à análise do entendimento de estudantes universitários matriculados na Centro Universitário das Américas - FAM e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS acerca de antibióticos, bactérias multirresistentes e na potencial seleção destes microrganismos. A metodologia adotada envolve a aplicação de um questionário de múltipla escolha, visando avaliar o conhecimento prévio dos alunos. Posteriormente, os participantes são expostos a um vídeo informativo elaborado pelos pesquisadores, abordando os temas propostos. Após a exposição ao vídeo, os mesmos alunos respondem novamente ao questionário, permitindo a avaliação do impacto do vídeo nas respostas pós-exposição. A análise dos resultados revelou um fenômeno notável: estudantes cujos cursos não têm uma ligação direta com a área da saúde apresentaram melhorias mais expressivas no conhecimento pós-vídeo em comparação aos colegas de cursos relacionados à saúde. Intrigantemente, o vídeo parece ter gerado confusão entre os alunos da área da saúde, em vez de esclarecimentos. Esta pesquisa é de suma importância, uma vez que visa avaliar as influências de informações e conceitos prévios na formação de estudantes universitários. Além disso, busca compreender os possíveis impactos futuros dessas influências. Os resultados obtidos proporcionam insights cruciais para o desenvolvimento de estratégias de comunicação mais eficazes no contexto educacional, especificamente no que tange à conscientização sobre o uso adequado de antibióticos e a prevenção da resistência bacteriana.
Palavras-chave: Antibióticos. Bactérias multirresistentes. Mídia eletrônica. Comunicação em saúde.
Referências
ALEKSHUN, MN & LEVY, SB. Molecular mechanisms of antibacterial multidrug resistance. Cell. n.128(6), p.1037-50, 2017.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARRONCAS, Priscila de Souza Rosa. Metodologias ativas e suas aplicações no ensino da biologia. REBENA. v.9, p. 16-33, 2024.
CHESSER, Amy et al. Assessment of COVID-19 Knowledge Among University Students: Implications for Future Risk Communication Strategies. Health Education and Behavior, n.47(4), p.540–543, 2020.
COSTA, Regina Calderipe. Os obstáculos epistemológicos de Bacharelard e o ensino de ciências. Cad. Ed. FaE/UFPel. n. 11, p.153-67, 1998.
COTTERET, Carol et al. Consumption and sensitivity profile to antibiotics used in a university hospital center: retrospective study over five years. Archives de Pediatrie. n.23(10), p.1040–1049, 2016.
DA LUZ RAMOS, Laise et al. Vídeo como ferramenta de ensino em cursos de saúde. Journal of Health Informatics, v. 11, n. 2, 2019.
DA SILVA, Antonio Rafael et al. Utilização de ferramentas audiovisuais para educação em saúde na atenção primária. Revista Saúde. v. 17, n. 4, 2021.
DRAVET, Florence e CASTRO, Gustavo. Aprendizagem, meios digitais e afeto: propostas para um novo paradigma na educação superior. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. n.23, p.1–14, 2019.
KARAM, George et al. Antibiotic strategies in the era of multidrug resistance. Critical Care. N.20(1), p.1–9, 2016
LIMA, Verineida Sousa et al. Produção de vídeo-educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde. Reciis, n.13(2):p.428-38, 2019.
MULANI, Mansura et al. Emerging Strategies to Combat ESKAPE Pathogens in the Era of Antimicrobial Resistance : A Review. Front. Microbiol. n.10, p.539, 2019.
NATHWANI, Dilip et al. Global Strategies to Combat Antimicrobial Resistance: A One Health Perspective. Scientific Research. N.8, p.1–13, 2019.
ORSO, Daniele et al. Infodemic and the spread of fake news in the COVID-19-era. European Journal of Emergency Medicine. n.27(5), p.327–328, 2020.
PEREIRA JUNIOR, Moacir et al. Construção e Validação Psicométrica do Câncer-Q: Questionário de Conhecimentos da Doença para Pacientes com Câncer. Revista Brasileira de Cancerologia. v. 64(2), p.177-88, 2019.
RICE, Louis B. Progress and Challenges in Implementing the Research on ESKAPE Pathogens. Infection Control and Hospital Epidemiology. n. S1, p.7-10, 2014.
SANTAJIT, Sirijan & INDRAWATTANA, Nitaya. Mechanisms of Antimicrobial Resistance in ESKAPE Pathogens. BioMed Research International. p.1-8, 2016.
VILAS BÔAS, Claudia Santos do Nascimento e SOUZA FILHO, Moacir Pereira. Epistemologia de Bachelard e a aprendizagem do conceito de ressonância. Revista do Professor de Física. N. 2, p.40-58, 2018.