O impacto da Inteligência Artificial na personalização do ensino

Autores

  • José Gicelmo Melo Albuquerque Universidad Autônoma de Asunción - UAA https://orcid.org/0000-0002-8415-0211
  • Mirella Teresinha Corrêa de Abreu Universidad Autônoma de Asunción - UAA
  • Ivanilton Neves de Lima Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Personalização do Ensino, Tecnologia Educacional, Análise de Dados na Educação, Sistemas de Tutoria Inteligentes

Resumo

Tendo em vista a crescente integração da tecnologia na educação e a necessidade de métodos de ensino mais adaptativos, o presente estudo trata sobre o impacto da inteligência artificial (IA) na personalização do ensino, a fim de explorar como essa tecnologia pode transformar a experiência educacional. Para tanto, foi necessário analisar a eficácia dos sistemas de tutoria inteligentes, investigar a importância da análise de dados educacionais e avaliar a capacidade da IA de fornecer feedback personalizado e adaptativo. Realizou-se, então, uma revisão da literatura, abrangendo estudos de caso e pesquisas acadêmicas recentes. Diante disso, verificou-se que a IA tem potencial para melhorar significativamente o engajamento e o desempenho dos alunos, facilitar uma aprendizagem mais adaptada às necessidades individuais e oferecer insights valiosos para os educadores, onde foi possível concluir que, apesar dos desafios relacionados à ética e privacidade de dados, a IA representa uma ferramenta promissora para enriquecer a educação, exigindo uma abordagem equilibrada e ética em sua implementação.

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Biografia do Autor

José Gicelmo Melo Albuquerque, Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Pós doutorando em “Liderança para a Gestão e Inovação Educativa em uma Sociedade Inclusiva” Universidad Autónoma de Asunción/PY. Doutor em Ciências da Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC)/PY, reconhecido pela Universidade Católica de Petrópolis - UCP. Mestre em Ciências da Educação - Universidad Interamericana na cidade de Assunção/PY. Especialização em História Contemporânea, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Maceió/AL. Graduado em Estudos Sociais, habilitação em Educação Moral e Cívica pela Faculdade de Formação de Professores de Penedo (FFPP), em Penedo/Alagoas. Professor de História da rede pública do Estado de Sergipe e do Município de Aracaju. 

Mirella Teresinha Corrêa de Abreu, Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Pós doutoranda em “Liderança para a Gestão e Inovação Educativa em uma Sociedade Inclusiva” Universidad Autónoma de Asunción/PY. Doutora em Ciências da Educação. Universidade Tecnológica Intercontinental, reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestrado em Ciências da Educação. Universidad Columbia Del Paraguay. Professora- Rede Municipal de Itapema-SC. Universidade do Vale do Itajaí.  

Ivanilton Neves de Lima, Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Pós doutorando em “Liderança para a Gestão e Inovação Educativa em uma Sociedade Inclusiva” Universidad Autónoma de Asunción/PY. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental - UTIC, Assunção / PY, reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestre em Educação Matemática e licenciado em Matemática pela UESC-BA. Professor do EBTT do Instituto Federal Baiano – IFBAIANO – Campus Uruçuca.

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Publicado

2024-07-16

Como Citar

Albuquerque, J. G. M. ., Abreu, M. T. C. de ., & Lima, I. N. de . (2024). O impacto da Inteligência Artificial na personalização do ensino . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 182–192. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/242