Desafios dos professores diante das práticas pedagógicas no ensino dos alunos da Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas
Palavras-chave:
Educação de adultos, Práticas pedagógicas, DesafiosResumo
O objetivo de o artigo foi analisar os desafios dos professores diante da aplicação das práticas pedagógicas para o ensino dos alunos da educação de jovens e adultos (EJA) em escolas públicas. Trata-se de artigo de revisão, elaborado pelo levantamento bibliográfico utilizando artigos, publicações cientificas e livros, e análise de dados feita com pesquisa qualitativa e descritiva. Os resultados abordam os desafios da educação de adultos no sistema escolar, para as práticas pedagógicas no ensino e para a qualificação das práticas pedagógicas para o público adulto. Dessa maneira, concluiu-se que superar os desafios na EJA exige um esforço conjunto e coordenado para garantir que os professores estejam bem-preparados e apoiados, e que os alunos recebam uma educação adaptada às suas necessidades e realidades.
Referências
AZEVEDO NETO, Joaquim Inácio de. Os desafios enfrentados pelos professores da EJA: o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas com o uso de ferramentas digitais no ensino remoto emergencial. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lajes, 2021.
BÖES, João Carlos; MATOS, Diego de Vargas; GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. Desafios enfrentados pelos docentes da educação de jovens e adultos na atualidade. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13434, 2023.
CAMPOS, Jean Oliveira et al. Contribuição dos recursos didáticos na EJA: uma análise a partir do estágio supervisionado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. e8266, 2020.
CARVALHO, Daniela da Silva de et al. A identidade epistemológica dos educadores de EJA no Brasil, um construto histórico. EPEduc Revista Epistemologia educação, v. 5, n. 1, p. 1-29, 2022.
COSTA, Marcelly Inácio da. Formação continuada de professores da EJA: desafios e possibilidades. Orientadora: Marisa Narcizo Sampaio. 2023. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.
FERREIRA Aurélio Secundo; FERREIRA, Maria Luzia de Macedo Moura; ROCHA, Gabriel Kafure da. A EJA e seus desafios e perspectivas: Um olhar reflexivo. V SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO – V SEPOG, Rio de Janeiro, Anais..., 7-8 de junho de 2024, p. 1-8.
FRANCO, Bianca Alves Martins Val. Experiências narrativas no ensino de artes visuais para a educação de jovens e adultos. 2020. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
JESUS, Dulcinéa Augusta de. Nada sobre nós sem nós: contribuições da EJA na construção da autonomia e empoderamento social da pessoa com deficiência intelectual. Estudos IAT, Salvador, v. 6, n. 1, p. 276-288, jun., 2021.
LEITE, Júlia Teresa Vieira; RAMOS, Roberta. Desafios e Possibilidades para a Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos: produção de material didático para a EJA. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC, v. 1, n. 11, p. 1-15, 2023.
LIMA , Raimunda Vieira de et al. Gestão Escolar e as Práticas Educativas na EJA: Educação Bancária e Emancipadora. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 197–209, 2022.
OLIVEIRA, Frederico Alves Morais; MATOS, Ione Maria de. Perfil dos alunos da EJA nas escolas da Superintendência Regional de Educação de Colatina / Espírito Santo. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 2, p. 911–932, 2021.
PEREIRA, A. V. Aplicação da bncc na educação de jovens e adultos: enfoque e inclusão em cultura digital e cultural. Revista OWL (OWL Journal) - revista interdisciplinar de ensino e educação, v. 2, n. 3, p. 37–53, 2024.
PETRI, Leiliani; KLOCK, Ana Carolina Tomé; GASPARINI, Isabela. O uso da gamificação e das teorias freireanas na Educação de Jovens e Adultos: um mapeamento sistemático. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1205-1219.
RAMOS, Josimar Sererino. A formação de professores da EJA: Uma reflexão o aperfeiçoamento. 2022. 234 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
ROMERO Márcia Cicci; ALVES, Maria Cristina Santos de Oliveira; SANTOS, Sônia Maria dos. A andragogia como ferramenta na educação de jovens e adultos. Revista Linha Mestra, v. 27, n. 50, 2023.
SANTANA, Anne Císera Teixeira de. Formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática de artigos publicados (2015–2021). Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-24, 2023.
SANTANA, Ilmara Letícia de Oliveira. A educação de jovens e adultos (eja) representada pelo cinema e literatura na série segunda chamada. 2023. 134 f. Monografia (Especialização em Linguistica, letras e artes) – Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023.
SANTOS, Adriana Maria dos; SANTOS, Marizete dos. Entraves na prática educativa de professores da educação EJA. Ensino em Perspectivas, v. 3, n. 1, p. 1–10, 2022.
SANTOS, Flávia Andréa dos; ABRANCHES, Sérgio Paulino. As Tecnologias Digitais Móveis na EJA: territórios em movimento e a multiterritorialidade. e-Curriculum, São Paulo, v. 21, n. 14, p. 13-39, 2023.
SILVA, Elaine Teixeira da. Textos multimodais em espanhol e os REA na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio. Revista Educação Pública, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2024.
SILVA, Gercivania Gomes da; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Respeito às vivências e à diversidade: Um estudo propositivo aos recursos didáticos utilizados na EJA-EPT. Revista Semiárido De Visu, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 314–336, 2023.
SILVA, Giselda Mesch Ferreira da; SEVERO, Maraschin Mariglei; ROSTIROLA, Ritzel Priscila. Apontamentos sobre a EJA: análise do fluxo de vagas e o acesso no RS, interfaces de um período de negação de direitos. Conjecturas, v. 22, n. 2, p. 1730–1753, 2022.
SILVEIRA, Suzana Maria Pozzer da et al. A contribuição da EJA/EPT na inserção territorial do campus avançado Sombrio. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, v. 10, n. 20, p. 107–142, 2023.