Escola Republicana em Rousseau
novas concepções sobre os processos educativos
Palavras-chave:
Educação, Escola Republicana, Filosofia, Rousseau, PolíticaResumo
Este trabalho tem dentro de sua estrutura, a clássica filosofia política do suíço Jean-Jacques Rousseau, com os conceitos formativos do Estado Nacional, através da escola como este espaço republicano. Rousseau a coloca como uma das grandes instituições da República, sendo ela ainda maior do que a própria sociedade, uma vez que, para as estruturas pedagógicas e de nação a que se pensava, a sociedade só poderia se afirmar através da escola. Todas essas ideias poderão ser encontradas, sobretudo, a partir do que alguns pesquisadores se debruçaram nesta temática. Assim, este esboço pretende mostrar os impactos sociais que um determinado modelo de escola pode vir a contribuir para uma república.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Fede-ral, 2017.
BRAYNER, F.H.A. Educação Popular e “Competência” Republicana. Anped: Rio de Janeiro, 2015.
BRAYNER, F.H.A. O Clichê: notas para uma derrota do pensamento. Por uma consci-ência ingênua. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 557-572, abr./jun. 2014.
DA SILVA, F.A. O republicanismo de Jean-Jacques Rousseau: um ideário político e moral. Dissertação. UFPR: Curitiba, 2013.
MACHADO, H.G. Cadernos de História. In: De res publica e de república: o significado histórico de um conceito. v.1. n.1. Belo Horizonte: 1995.
OLIVEIRA, F.B. O Emílio de Rousseau: uma obra de Pedagogia? Filosofia e Educação. Vol.4. n.2. mar. 2013.
PAIVA, W.A. A formação do homem no Emílio de Rousseau. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 323-333, maio/ago. 2007.
PLATÃO. A República. Paulus: São Paulo, 2008.
ROUSSEAU, J.J. Do Emílio. 3.ed. DIFEL: São Paulo, 1979.
ROUSSEAU, J.J. Confissões. Paz e Terra: São Paulo, 2008.
ROUSSEAU, J.J. Do Contrato Social. DIFEL: São Paulo, 2002.
VILALBA, H.G. O contrato social de Jean-Jacques Rousseau: uma análise para além dos conceitos. Revista Marília. Vol. 6, nº 2, 2013.