Escola Republicana em Rousseau

novas concepções sobre os processos educativos

Autores

Palavras-chave:

Educação, Escola Republicana, Filosofia, Rousseau, Política

Resumo

Este trabalho tem dentro de sua estrutura, a clássica filosofia política do suíço Jean-Jacques Rousseau, com os conceitos formativos do Estado Nacional, através da escola como este espaço republicano. Rousseau a coloca como uma das grandes instituições da República, sendo ela ainda maior do que a própria sociedade, uma vez que, para as estruturas pedagógicas e de nação a que se pensava, a sociedade só poderia se afirmar através da escola. Todas essas ideias poderão ser encontradas, sobretudo, a partir do que alguns pesquisadores se debruçaram nesta temática. Assim, este esboço pretende mostrar os impactos sociais que um determinado modelo de escola pode vir a contribuir para uma república.

 

Biografia do Autor

André Gustavo Mendes da Silva Lôbo Freire, Prefeitura Municipal de Rio Largo/Professor

Possui duas graduações em Licenciatura, a saber: Filosofia pelo INSAF - Instituto Salesiano de Filosofia (2011) e Pedagogia, pela UPE - Universidade de Pernambuco (2024). Possui ainda três especializações, a saber: Gestão e Coordenação Pedagógica pela FABRAS - Faculdade IBRA de Brasília (2022); Psicopedagogia pela FACOL - Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (2013); e Filosofia e Ensino de Filosofia pelo CEUCLAR - Centro Universitário Claretiano (2013). Concluiu o curso de Aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas em TEA pela UFAL (2024). Foi professor da Faculdade de Ciências Sociais dos Palmares, professor da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul e Professor da Universidade de Pernambuco (UAB). É Professor Efetivo de 1 ao 5 Ano da Prefeitura Municipal de Rio Largo/AL, e ocupa a função de Gestor Escolar neste município. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Educação, Marx, Escola Republicana e Estudos Pós-coloniais latino-americanos.

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Publicado

2024-08-20

Como Citar

Freire, A. G. M. da S. L. (2024). Escola Republicana em Rousseau: novas concepções sobre os processos educativos. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 240–249. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/246