A importância do professor de Biologia no ensino médio
Palavras-chave:
Ensino médio, Docente de Biologia, Educação AmbientalResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar a disciplina de Biologia e suas contribuições para o conhecimento e a compreensão dos alunos do ensino médio. Nos dias de hoje, muitas informações relacionadas à Biologia são transmitidas sem que os alunos consigam entendê-las, interpretá-las ou discutir sobre elas. Os diversos conceitos participantes frequentemente resultam em certo desinteresse por parte dos estudantes em relação aos temas. Por não estarem acostumados a pensar criticamente, buscar informações ou interpretar questões e considerar-lhes significados, os alunos aceitam as informações sem fazer objeções e, mesmo quando possuem algum conhecimento, muitas vezes não consegue. Neste trabalho, foram utilizadas diversas pesquisas bibliográficas, sequências de dados encontrados na internet e experiências vivenciadas. O tema ambiental está se tornando um argumento expressivo que precisa ser debatido de forma abrangente na sociedade civil. E além do discurso, é essencial que sejam realizadas ações em diversas esferas, como governamental, estadual, regional e educacional. Contudo, o fator principal desta pesquisa é garantir o desenvolvimento da prática educativa, proporcionando aos estudantes a compreensão dos diferentes conteúdos envolvidos na sala de aula. É de suma importância que o educador se planeje de forma adequada para que possa alcançar seus objetivos, tornando as aulas mais interessantes, descontraídas e interessantes. Dessa forma, o educador não deve se limitar apenas aos livros, mas também explorar novas metodologias. Para que o aprendizado seja eficaz, o aluno precisa ser isso
Referências
CALLUF, Cassiano Cesar Horst. Didática e Avaliação de Biologia / Cassiano Cesar Horst Calluf – Curitiba: Ibpex, 2007.
DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Observatório de la economía latinoamericana, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.
DE LIMA, Raimunda Vieira et al. Impactos ambientais e o ensino de biologia para a prática social. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 107-120, 2023.
DO CARMO, Solange; SCHIMIN, E. O ensino da biologia através da experimentação. Estado do Paraná: Secretaria de Estado da Educação. Recuperado de: http://www. diaadiaeducacao. pr. gov. br/portals/pde/arquivos/1085-4. pdf, 2013.
DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.
DOS SANTOS SILVA, José Claudio; PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ensino Médio Integrado e suas formas: conceitos e questionamentos. Revista Contemporânea, v. 3, n. 07, p. 8902-8917, 2023.
KRASILCHIK, M. Praticas de ensino de Biologia. 4ª ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem , v. 78-88, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Mathematics teacher's continuing education in Professional and Technological Education: concepts and questions: Formação continuada do professor de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: conceitos e questionamentos. Concilium, v. 23, n. 13, p. 355-363, 2023.