A importância do professor de Biologia no ensino médio

Autores

  • Igor Arthemis Pinho de Paula Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY
  • Mirian de Carvalho  Verdes Universidad Internacional Iberoamericana – UNIB

Palavras-chave:

Ensino médio, Docente de Biologia, Educação Ambiental

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar a disciplina de Biologia e suas contribuições para o conhecimento e a compreensão dos alunos do ensino médio. Nos dias de hoje, muitas informações relacionadas à Biologia são transmitidas sem que os alunos consigam entendê-las, interpretá-las ou discutir sobre elas. Os diversos conceitos participantes frequentemente resultam em certo desinteresse por parte dos estudantes em relação aos temas. Por não estarem acostumados a pensar criticamente, buscar informações ou interpretar questões e considerar-lhes significados, os alunos aceitam as informações sem fazer objeções e, mesmo quando possuem algum conhecimento, muitas vezes não consegue. Neste trabalho, foram utilizadas diversas pesquisas bibliográficas, sequências de dados encontrados na internet e experiências vivenciadas. O tema ambiental está se tornando um argumento expressivo que precisa ser debatido de forma abrangente na sociedade civil. E além do discurso, é essencial que sejam realizadas ações em diversas esferas, como governamental, estadual, regional e educacional. Contudo, o fator principal desta pesquisa é garantir o desenvolvimento da prática educativa, proporcionando aos estudantes a compreensão dos diferentes conteúdos envolvidos na sala de aula. É de suma importância que o educador se planeje de forma adequada para que possa alcançar seus objetivos, tornando as aulas mais interessantes, descontraídas e interessantes. Dessa forma, o educador não deve se limitar apenas aos livros, mas também explorar novas metodologias. Para que o aprendizado seja eficaz, o aluno precisa ser isso

 

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Pinho de Paula, I. A. ., & Verdes, M. (2024). A importância do professor de Biologia no ensino médio. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 223–230. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/247