Os impactos da COVID-19 nos processos de ensino – aprendizagem: uma pesquisa resultante do período pandêmico dos anos letivos 2021 / 2022 / 2023 no Colégio Estadual 24 de outubro no município de Aracajú – SE. Tese (Doutorado)
Palavras-chave:
Educação, Pandemia, Ensino - aprendizagem, aulas onlineResumo
O presente trabalho de investigação científica tem como objeto de estudo os impactos da covid-19 nos processos de ensino-aprendizagem no período pandêmico e pós-pandemia nos anos de 2021, 2022 e 2023. A escolha do assunto provocou um estudo significativo no sentido de fornecer informações específicas sobre a real situação nos processos de ensino-aprendizagem dos educandos e quais são as consequências que, futuramente, poderemos obter como demandas e mazelas deste período avassalador. As questões que nortearam a delimitação dos objetivos da pesquisa abrangem os seguintes pontos: relação interpessoal entre filhos/pais; participação dos pais nas tarefas escolares; acesso à internet, ferramentas utilizadas; aulas remotas; procedimentos avaliativos; orientações técnico-pedagógicas; acompanhamento tecnológico. Assim, destacamos ainda o propósito de investigar sobre esses impactos ocorridos nos processos de ensino-aprendizagem dentro do universo educacional de uma escola pertencente à zona periférica. Nesse sentido, foi realizado uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo no Colégio Estadual 24 de Outubro, no município de Aracaju, estado de Sergipe, região nordeste do Brasil, no período pandêmico de março de 2021 a março de 2023, pós-pandemia, por meio de entrevistas, de observação de campo e de análise de documentos, a fim de levantarmos dados sobre as concepções do tema abordado e as suas consequências. Nas inquietações e reflexões sobre a temática em pauta, buscamos responder: “Quais os impactos causados pela covid19 nos processos de ensino-aprendizagem no período pandêmico dos anos letivos 2021/2022/2023 do Colégio Estadual 24 de Outubro, no município de Aracaju/SE”?. Para tanto, foi possível nos pautarmos nestes pressupostos teóricos: Araújo (2020), Araújo e Neves (2020), Arruda (2020) Avelino e Mendes (2020), Albuquerque (2021), Bardin (2009), Hodges (2020), Sobral (2020), Paulo Dalla Valle e Jacinta Lucia Rizzi Marcom (2020), Kirchner (2020), Freire e Sobrinho (2021). Como referencial metodológico, também, a pesquisa se embasou a partir de Gil (2007) e Godoy (1995), tratando-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, com estudo de campo, fundamentado em André (1986), Zanella (2013), Gil (2018), Sá-Silva; Almeida e Guindani (2009), e Tuzzo; Braga (2016), envolvendo observação, entrevistas e análise de documentos. A compreensão dos impactos da covid-19 nos processos de ensino-aprendizagem da qual esse estudo científico se propôs tem como sentido estimular não só os profissionais de educação, mas toda a sociedade em geral. Em síntese, esta tese recria a credibilidade na educação e em seus valores éticos e sociais. Ademais, é possível percebermos que, além da análise feita dentro dos eixos dimensionais da pesquisa, como o desenvolvimento e os processos de ensino-aprendizagem dos nossos educandos, isto poder ser considerado um fenômeno complexo, e que a influência e a participação da família nesses processos de aprendizagem possibilitam ou prejudicam a adaptação dos educandos quanto a esse contexto educacional. Na construção de cada capítulo são apresentadas partes do que foi estudado, de maneira que se destacam conceituações teóricas expressivas que vão colaborar para a análise dos questionamentos, com base nas técnicas e metodologias da pesquisa científica.