Educação Física e seu Desenvolvimento
Valores e Atitudes
Palavras-chave:
Atitudes e valores, Formação de professores, Relações interpessoalResumo
A atual situação da educação física na rede pública em alguns estados da federação, vem perdendo gradualmente a sua sistemática de ensino, como menos espaço no ensino fundamental situação que nos conduz a uma reflexão de algumas questões. As aulas de educação física estão quase inteiramente voltadas às práticas esportivas, dando importância somente às suas técnicas. Sendo a criança um ser sociocultural, vemos que essas aulas voltadas exclusivamente às técnicas esportivas fragmentam a formação integral da criança, deixando de lado fatores como respeito mútuo, cooperação e afetividade, que são a base para a criança viver em sociedade. Entendemos que complexo histórico e a insuficiente qualificação profissional são aspectos fundamentais que levaram a educação física a ser, de certa forma, mal interpretada ou até excluída. Além dos aspectos historicamente determinados, aspectos atuais também têm levado a educação física a ser marginalizada, como simples fato de ter suas aulas colocadas em horários convenientes para outras disciplinas e não de acordo com as suas necessidades específicas. O presente estudo de campo, optou-se por analisar as experiências docentes referentes ao ensino da disciplina educação física dentro da esfera educacional, com foco qualitativo através do método de observações e acompanhamento dos professores e alunos nos momentos de aulas em uma escola da rede pública do estado do Amazonas. O principal objetivo desse artigo é procurar oferecer por meio do conhecimento científico um novo conceito sobre a disciplina educação física, estimulando o desenvolvimento de atitudes e valores que possam estabelecer um vínculo afetivo entre professores e alunos.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de Caso: Seu Potencial na Educação. Caderno de Pesquisa, 49, 51-54, 1984.
BRACHT, V. Educação Física e Aprendizagem Social. Porto Alegre: Magister Brasil, 1992.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ética. Brasília: MEC.
BRASIL. Ministério da Educação e da Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Edu-cação Física. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC, 1998.
COLL, C.; POZO, C. & SARABIA, C. As Atitudes: Conceituação e sua Inclusão nos No-vos Currículos. In: C, 1997.
COLL, C.; POZO, C. & SARABIA, C. Os conteúdos na reforma (pp. 121-169). S.L.: Ar-tmed, 1997.
DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva Pontes; MORAES, Eduardo Cardoso. Ginástica laboral: as contribuições da teoria freiriana e da concepção construtivista de Antoni Zabala. Diversitas Journal, v. 7, n. 3, 2022.
GHIRALDELLIJÚNIOR, P.. Educação Física Progressista: A Pedagogia CríticoSocial dos Conteúdos e a Educação Física Brasileira. São Paulo: Loyola, 1991.
DARIO, Vagner Luis. A importância das aulas de educação física no ensino médio. 2017.
FERREIRA JR. Amarilio. História da educação brasileira: da colônia ao século XX, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamen-to e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpre-tação de dados. 6º Ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SOARES, Everton Rocha. Educação física no Brasil: da origem até os dias atuais. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 169, Junio de 2012.