Jogos educativos para auxiliar no ensino e aprendizagem da Matemática para alunos do 1o ao 5o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Álvaro Marques Gonçalves, município de Vitória do Jari/AP, no ano de 2024 . Dissertação (Mestrado)
Palavras-chave:
Ensino, Aprendizado, Jogos educativos, Matemática, professores.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os professores utilizam os Jogos educativos para auxiliar no ensino e aprendizagem da matemática nas turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Álvaro Marques Gonçalves. no Município de Vitória do Jari/AP, no ano de 2024. A base teórica desta pesquisa tem como objeto de estudo os Jogos no Ensino e Aprendizagem de Matemática. Este estudo organiza um estudo científico teórico para apoiar a análise de dados e desenvolver recomendações para auxiliar os professores em seu trabalho utilizando jogos educativos na aprendizagem de matemática, para promover novas estratégias de aprendizagem para alunos que valorizam a compreensão de si mesmos no fantástico mundo dos jogos educativos, levando a professora Eva Maria Siqueira Alves, licenciada em matemática e mestre em educação, pioneira na educação alternativa, como base teórica e integrando-a nos jogos como pilar da educação matemática. A metodologia adota uma abordagem mista para coleta de dados, de natureza básica com abordagem qualitativa e quantitativa. O arranjo metodológico deste estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva exploratória, que utiliza pesquisa de campo e documental, na qual
foi aplicado um questionário semi estruturado, como instrumento de coleta de dados, via Google Forms e impresso, com 10 (dez) professores do 1º ao 5º ano, foram investigados participantes da Escola Municipal Álvaro Marques Gonçalves, também foi aplicada análise documental. Evidenciou-se que um número significativo de professores utiliza regularmente esses jogos em suas aulas, reconhecendo os benefícios que eles proporcionam para engajar os alunos e fortalecer suas habilidades e competências matemáticas. Existem variações na adoção de jogos educativos: alguns professores os utilizam com mais frequência do que outros, muitas vezes influenciados por fatores como recursos disponíveis, formação pedagógica e ambiente escolar. No entanto, a maioria dos professores estão conscientes de que os jogos educativos incentivam os alunos a pensar de forma criativa e a buscar soluções não convencionais para os problemas em um ambiente educacional mais dinâmico, estimulante e centrado no aluno.