O uso de documentos norteadores nos (registros), como facilitadores na mediação de conflitos para a gestão escolar – uma ação possível

Autores

  • Mirian de Carvalho Verdes Universidad Internacional Iberoamericana – UNIB

Palavras-chave:

Gestão escolar, Documentos norteadores, Mediação de conflitos

Resumo

O presente artigo refere-se a um estudo   sobre a organização das documentações relativos à mediação de conflitos existente nas escolas que compõem a microrregião da zona norte II, localizada na cidade de Manaus, documentos esses que são balizadores de controle internos das escolas e que quando necessário serve de aposte para as defesas e devolutivas dos processos, ocorrências, registros de fluxos, ouvidorias, órgãos de controles, dentre outros. Por se tratar de um tema necessário e importante para a melhoria dos processos administrativos das instituições, surgiu a ideia de buscar alternativas, e propor a reorganização desses processos de mediação dos conflitos junto a gestão escolar, nesse contexto visa buscar informações em uma das escolas que compõem a microrregião da cidade nova II. No entanto a abordam temática da estruturação e reorganização do trabalho da gestão, através do olhar de Luck 2011, quando aborda a gestão da cultura e do clima organizacional da escola, gestão participativa, gestão e liderança escolar.

 

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Verdes, M. de C. . (2024). O uso de documentos norteadores nos (registros), como facilitadores na mediação de conflitos para a gestão escolar – uma ação possível. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 260–272. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/251