A Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Infantil.

Resumo

Este artigo teve por objetivos: compreender as perspectivas acerca da educação especial/inclusiva na educação infantil; analisar os desafios e possibilidades do processo de inclusão da criança com deficiência. A Educação Especial na perspectiva inclusiva na Educação Infantil busca garantir que todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas, tenham acesso a um ambiente educacional que favoreça seu desenvolvimento pleno. Essa abordagem se fundamenta na ideia de que a inclusão deve ser uma prática cotidiana, onde crianças com deficiências ou transtornos do desenvolvimento participam ativamente das atividades escolares junto com seus colegas. Na prática, isso significa adaptar o ambiente escolar, os métodos de ensino e os materiais didáticos para atender às necessidades individuais de cada criança. As políticas e diretrizes educacionais, como as estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial, orientam que a Educação Infantil deve promover a integração e a participação de todos os alunos, valorizando a diversidade e oferecendo suporte adequado.

Biografia do Autor

Mirian Zuqueto Farias, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em Matemática-UEVA e Pedagogia-FAIARA. Pós-Graduação Lato Sensu em Neuropsicopedagogia e Educação Especial-UCAMPROMINAS. Pós -Graduação em Gestão, Pós-Graduação Lato Sensu em Supervisão e Orientação Educacional- Faculdade RIO SONO. Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional-Barão do Rio Branco. Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Matemática-FAPAF. Especialialização em Ensino e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e Anos Iniciais-UCAM. Pós-Graduada Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas-UNIMINAS. Especialização em Metodologia de Ensino em Matemática e Física-UNIMINAS.Especialização em Didática e Prática Pedagógica na Educação Básica-UNIFESSPA . 

Pedro Luiz Nascimento Neto, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em História Social (UFMA). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira (FAPAF). Especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (UNIFESSPA), Graduado em História (UEG). Graduado em Geografia (UNICESUMAR). Graduado em Administração Pública (UFPA). Especialização em Ensino de Geografia (UFPA) e cursando Graduação em Letras/Inglês (UEPA). Atualmente trabalha como professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Canaã dos Carajás - PA.  Sou Pesquisador e escritor com livros publicado diversos.Temas de interesse: Ensino e  Aprendizagem; Educação Inclusiva; e Avaliação Educacional. 

Ana Cabanas, Univesidad Nacional de Rosario - UNR

PhD em Filosofia.  Doutora em Humanidades e Artes com menção em Ciências da Educação. Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento. Especialista Regional em Gerenciamento de Projetos. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual. Especialista em Metodologia de Ensino Científico. Comunicóloga. Contadora. Engenheira. Professora da Faculdade Vanguarda e da Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS). Coordenadora de MBA em Gestão de Projetos na Indústria 4.0. Consultora de Negócios em Projetos, Processos e Melhoria Contínua.

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Publicado

2024-10-22

Como Citar

Farias, M. Z., Nascimento Neto, P. L. ., & Cabanas, A. (2024). A Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na Educação Infantil . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 245–260. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/252