A Educação Especial na Perspectiva Inclusiva na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação. Inclusão. Infantil.Resumo
Este artigo teve por objetivos: compreender as perspectivas acerca da educação especial/inclusiva na educação infantil; analisar os desafios e possibilidades do processo de inclusão da criança com deficiência. A Educação Especial na perspectiva inclusiva na Educação Infantil busca garantir que todas as crianças, independentemente de suas habilidades ou necessidades específicas, tenham acesso a um ambiente educacional que favoreça seu desenvolvimento pleno. Essa abordagem se fundamenta na ideia de que a inclusão deve ser uma prática cotidiana, onde crianças com deficiências ou transtornos do desenvolvimento participam ativamente das atividades escolares junto com seus colegas. Na prática, isso significa adaptar o ambiente escolar, os métodos de ensino e os materiais didáticos para atender às necessidades individuais de cada criança. As políticas e diretrizes educacionais, como as estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial, orientam que a Educação Infantil deve promover a integração e a participação de todos os alunos, valorizando a diversidade e oferecendo suporte adequado.
Referências
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, Brasília, 1990.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação – Imprensa Oficial, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1998 (atualizada até a Emenda Constitucional n° 107, de 02/07/2020).
BRASIL. Câmara dos Deputados. Plano Nacional de Educação. Brasília: 09/01/2001. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Versão preliminar, 2008.
BRASIL, MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf. Acesso em: 02 Agosto. 2024.
BRASIL. Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Seção 1, edição extra, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 03 Agosto. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015.
CARVALHO, A. G. C.; SCHMIDT, A.. Práticas Educativas Inclusivas na Educação Infantil: uma Revisão Integrativa de Literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, p. e0231, 2021.
JOERKE, A. O. G. Educação especial inclusiva: Nova teoria para a educação das crianças com necessidades educacionais especiais e deficiências. International Seven Journal of Multidisciplinary, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 511–525, 2023. DOI: 10.56238/isevmjv2n4-003. Disponível em: https://sevenpublicacoes.com.br/ISJM/article/view/2030. Acesso em: 4 set. 2024.
KOSCHECK, Arcelita. Educação Especial e Inclusiva Na Educação Infantil - Um Olhar Especial. Gestão Universitária, 29 set. 2019. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/educacao-especial-e-inclusiva-na-educacao-infantil-um-olhar-especial-29-09-2019. Acesso em: 4 set. 2024.
LIMA, Thaís Caroline da Silva; QUARESMA, Marcela Sena; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; LIMA, Daniele Dorotéia Rocha da Silva de. Diferença entre Educação Especial e Inclusiva no Contexto da Educação Infantil. Educação e Políticas em Debate, v. 12, n. 1, p. 459-474, jan./abr. 2023.
LUFT, Celso Pedro, Minidicionário Luf: São Paulo: Atica, 2002. p.688
MARTINS, J. A.; DA SILVA, R.; SACHINSKI, I. Educação especial e educação inclusiva: quem são estes sujeitos na sociedade?. Anais Simpósio de Pesquisa e Seminário de Iniciação Científica, [S. l.], v. 1, n. 5, 2020. Disponível em: https://sppaic.fae.emnuvens.com.br/sppaic/article/view/104. Acesso em: 4 set. 2024.
MOGNON, Dave Gislaine; LEICHSENRING, Giana G.; KANIA, Patrícia Cristine.Desenvolvimento e Aprendizagem de Pessoas com Deficiência: possibilidades e limitações. 2006. 60 f. Monografia (Especialização) – IBPEX: Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, Universidade Regional Integrada, Erechim.
MANTOAN, M. T. E. O direito de ser, sendo diferente, na escola: inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo, 2006. p.211
RODRIGUES, David (Org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006. 318 p.
SANTANA, Maria Luzia da Silva; MAEKAWA, Elisangela Mitiko Higa Kubota. Educação Especial na Educação Infantil: uma Revisão Sistemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 2023. Disponível em: https://api.semanticscholar.org/CorpusID:259732726. Acesso em: 05 jun. 2024.
UCHÔA, M. M. R.; CHACON, J. A. V. Educação Inclusiva e Educação Especial na perspectiva inclusiva: repensando uma Educação Outra. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 35, p. e46/1–18, 2022. DOI: 10.5902/1984686X69277. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/69277. Acesso em: 4 set. 2024.
GUIJARRO, María Rosa Blanco. Ensaios Pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: Seesp, 2005. 180 p.