Projetos de investigação numa feira de Química

uma experiência exitosa no Colégio Pedro II

Autores

  • Luis Carlos Gomes Colégio Pedro II

Palavras-chave:

Feira de Química, Temas Geradores, Química no Cotidiano

Resumo

O presente artigo traz um relato de experiência desenvolvido no âmbito da comunidade escolar de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), intitulado Feira de Química do Engenho Novo (FEQUEN), que tem como objetivo principal possibilitar que os alunos desenvolvam a capacidade da pesquisa, do trabalho em equipe e a de apresentar projetos de investigação em uma feira de ciências. A associação do cotidiano com os conteúdos disciplinares trabalhados em sala de aula é o foco principal do evento, a partir de temas geradores usados como estratégias metodológicas, inspirados na pedagogia Paulo Freire. Os projetos desenvolvidos basearam-se em temas químicos sociais, no processo de construção da descoberta, em apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes, que foram   submetidos à uma banca de avaliadores externos. A promoção da pesquisa entre alunos do Ensino Médio não é tão simples por diversas questões, inclusive sociais e financeiras, mas ao longo das quatro edições realizadas da FEQUEN, observamos que os temas geradores, por terem sido retirados da prática de vida dos estudantes, permitiram o desenvolvimento de um senso crítico e uma maior aproximação entre professor e aluno. Concluímos que a apresentação dos trabalhos no formato de uma feira de ciências foi fundamental, pois além de desenvolver o trabalho em equipe, possibilitou que os alunos fizessem associação com seu cotidiano e observassem a importância da Química para a Sociedade, e um maior benefício no ensino dessa ciência.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

Gomes, L. C. (2024). Projetos de investigação numa feira de Química : uma experiência exitosa no Colégio Pedro II. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 467–480. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/253