Projetos de investigação numa feira de Química
uma experiência exitosa no Colégio Pedro II
Palavras-chave:
Feira de Química, Temas Geradores, Química no CotidianoResumo
O presente artigo traz um relato de experiência desenvolvido no âmbito da comunidade escolar de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), intitulado Feira de Química do Engenho Novo (FEQUEN), que tem como objetivo principal possibilitar que os alunos desenvolvam a capacidade da pesquisa, do trabalho em equipe e a de apresentar projetos de investigação em uma feira de ciências. A associação do cotidiano com os conteúdos disciplinares trabalhados em sala de aula é o foco principal do evento, a partir de temas geradores usados como estratégias metodológicas, inspirados na pedagogia Paulo Freire. Os projetos desenvolvidos basearam-se em temas químicos sociais, no processo de construção da descoberta, em apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes, que foram submetidos à uma banca de avaliadores externos. A promoção da pesquisa entre alunos do Ensino Médio não é tão simples por diversas questões, inclusive sociais e financeiras, mas ao longo das quatro edições realizadas da FEQUEN, observamos que os temas geradores, por terem sido retirados da prática de vida dos estudantes, permitiram o desenvolvimento de um senso crítico e uma maior aproximação entre professor e aluno. Concluímos que a apresentação dos trabalhos no formato de uma feira de ciências foi fundamental, pois além de desenvolver o trabalho em equipe, possibilitou que os alunos fizessem associação com seu cotidiano e observassem a importância da Química para a Sociedade, e um maior benefício no ensino dessa ciência.
Referências
ALVES, T. R. S.; SANTOS, A. E. A importância das feiras de ciências na educação e alfabetização científica: um relato de experiência com alunos da Educação Básica. Revista Educação Pública, v. 21, n. 9, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/9/a-importancia-das-feiras-de-ciencias-na-educacao-e-alfabetizacao-cientifica-um-relato-de-experiencia-com-alunos-da-educacao-basica. Acesso em: 27 ago. 2024.
BARTHOLO, T. L.; KOSLINSKI, M. C.; TYMMS, P.; CASTRO, D. L. Learning loss and learning inequality during the Covid-19 pandemic. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.31, n.119, p. 1-24, abr./jun. 2023, e02237763. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003776. Acesso em: 27 ago. 2024.
BATISTA, L. S.; WENZEL, J. S. O que dizem as pesquisas acerca da motivação para o ensino de Química? Vivências, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 57–67, 2020. DOI: 10.31512/vivencias.v17i32.137. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/137. Acesso em: 27 ago. 2024.
BORTOLUZZI, A. C. Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa: elaboração, aplicação e análise de conteúdo – Manual Didático. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília, 2019.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003.
CORAZZA, S. M. Tema gerador: concepções e práticas. 3a ed. Ijuí: Editora Unijuí. 2003.
CRUZ, A. R. da; CARBO, L.; JOERKE, G. A. O. State of the Art in Chemistry teaching: teaching practice and learning. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 12, p. e92111233959, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i12.33959. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33959. Acesso em: 27 ago. 2024.
CUNHA, R. B. Noção de cidadania é secundária nas questões de Ciências da Natureza do Enem. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, [S. l.], v. 10, n. 19, p. e64033 p. 1–22, 2021. DOI: 10.5902/2318133864033. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/64033. Acesso em: 27 ago. 2024.
DE CARVALHO, A. M. P.; VANNUCCHI, A. O currículo de física: inovações e tendências nos anos noventa. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 3–19, 2016. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci1996v1n1p3-19. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/644. Acesso em: 27 ago. 2024.
DECCACHE-MAIA, E.; MESSEDER, J. C. O uso da arte como narrativa na abordagem CTS no ensino de ciências. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 571-583, 5 jul. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.3370. Acesso em: 27 ago. 2024.
FORTES, A. G.; MUIAMBO, J. S. Feira de ciências como estratégia de ensino para promover a interdisciplinaridade. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3016. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3016. Acesso em: 27 ago. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 56a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
GOMES, L. C. A. Funções orgânicas e aulas temáticas: uma proposta de atividade em uma feira livre. Dissertação (Mestrado), IFRJ. Nilópolis/RJ, p. 95, 2017. Disponível em: https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/Cursos%20P%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o/propecmp/dissertacao/luis_carlos_de_abreu_gomes.pdf. Acesso em: 27 ago. 2024.
GOULART, J. L. Desinteresse escolar: em busca de uma compreensão. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, ed. 01, v. 04, p. 89-110, 2022. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/desinteresse-escolar. Acesso em: 26 ago. 2024.
MARTINS, A. B.; SANTA MARIA, L. C.; AGUIAR, M. R. M. P. Drogas no Ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 18, 2003. p. 2, Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc18/A04.PDF.
PAIXÃO, F.; CACHAPUZ, A. Mudança na prática de ensino da Química pela formação dos professores em História e Filosofia das Ciências. Revista Química Nova na Escola, n. 18, p. 31-36, 2003. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc18/A07.PDF. Acesso em: 27 ago. 2024.
RODRIGUES, C. F.; XAVIER, L. A.; ANDRADE, H. A.; LEITE, S. Q. M. Educação científica mediada por feira de ciências na Educação Básica – um enfoque CTSA. Cadernos de Educação Básica, v. 4, n. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.33025/ceb.v4i1.2448. Acesso em: 27 ago. 2024.
SANTOS, C. P. dos; SOARES, S. R. Aprendizagem e relação professor-aluno na universidade: duas faces da mesma moeda. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 22, n. 49, p. 353–369, 2011. DOI: 10.18222/eae224920111980. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/1980. Acesso em: 27 ago. 2024.
SILVA, N. O.; ALMEIDA, C. G.; LIMA, D. R. S. Feira de ciências: uma estratégia para promover a interdisciplinaridade. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i3a2018.1727. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1727. Acesso em: 27 ago. 2024.
SOUSA, M. de.; FERREIRA, F. de C.; SILVA, J. dos S.; SILVA, M. A.; OLIVEIRA, R. F. de. Caminhos da educação digital: integrando tecnologias, cidadania e inovação. Revista Amor Mundi, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 173–181, 2024. DOI: 10.46550/amormundi.v5i2.412. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/412. Acesso em: 26 ago. 2024.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em Revista, n. 27, p. 93-110, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40602006000100007. Acesso em: 25 ago. 2024.
WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. Cotidiano e contextualização no ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 84-91, maio 2013.