Ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Superior
Palavras-chave:
Ações docentes, Ações discentes, Ensino Remoto Emergencial; Licenciatura em Matemática.Resumo
Os resultados apresentados neste artigo referem-se a uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de descrever ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática, realizadas durante aulas remotas de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade estadual do Paraná. Os dados foram coletados no decorrer do ano letivo de 2021, durante aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática. As aulas foram gravadas, transcritas e interpretadas segundo os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo. Foi possível elencar categorias gerais de ações docentes: Perguntar(Doc) e Explicar(Doc), que são complementadas pelas subcategorias: PDOC1, PDOC2, PDOC3, PDOC4, EDOC1, EDOC2, EDOC3, EDO4 e EDOC5. Para as ações discentes foram evidenciadas as seguintes categorias: Perguntar(Dis) e Explicar(Dis), que são complementadas pelas subcategorias: PDIS1, PDIS2, PDIS3, PDIS4, EDIS1, EDIS2 e EDIS3. A análise dos dados revelou que a professora esteve em diferentes momentos da aula, perguntando, questionando e indagando os alunos no decorrer do desenvolvimento da atividade, elucidando termos, conceitos e direcionando-os para a resolução e validação dos resultados. Os discentes perguntaram, questionaram e indagaram, além de descreverem seus raciocínios, articulando ideias, e argumentarem com outros colegas e a professora no desenvolvimento da atividade.
Referências
ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. Contexto: São Paulo, 2012.
ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M.; BROIETTI, F. C. D. O Programa de Pesquisa sobre a Ação Docente, Ação Discente e suas Conexões (PROAÇÃO): fundamentos e abordagens metodológicas. REPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Cornélio Procópio, v. 5, n. 1, p. 215-246, 2021.
BARBOSA, J. C. Modelagem matemática: o que é? Por quê? Como? Veritati, Salvador, n. 4, p. 73-80, 2004.
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática como método de ensino aprendizagem de Matemática em cursos de 1º e 2º graus. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. UNESP, Rio Claro, 1990.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática e implicações no ensino e na aprendizagem de Matemática. 2. ed. Blumenau: Edifurb, 2004.
BIEMBENGUT, M. S. 30 anos de modelagem matemática na educação brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 7-32, 2009.
BURAK, D. A formação dos pensamentos algébrico e geométrico: uma experiência com a modelagem matemática. Pró-Mat/Paraná, Curitiba, v. 1, p. 32-41, 1998.
BURAK, D. A modelagem matemática e a sala de aula. In: Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática – EPMEM, 1, 2004. Londrina. Anais [...]. Londrina: EPMEM, 2004.
DIAS, M. P. As ações de professores e alunos em salas de aula de matemática: categorizações e possíveis conexões. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. UEL, Londrina, 2018.
DIAS, M. P. Ações Docentes e Discentes em Aulas de Matemática no Ensino Fundamental: uma abordagem a partir do campo da formação de professores. 2022. 221 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. UEL, Londrina, 2022.
HERMANN, W.; JUVANELLI, C.; COQUEIRO, V. S. Panorama de publicações sobre modelagem matemática em quatro periódicos da área de ensino. RSD – Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 9, n. 8, p. 1-26, 2020.
JUVANELLI, C. Ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Superior. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. UEL, Londrina, 2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2008.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 77-91.