Ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Ações docentes, Ações discentes, Ensino Remoto Emergencial; Licenciatura em Matemática.

Resumo

Os resultados apresentados neste artigo referem-se a uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de descrever ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática, realizadas durante aulas remotas de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade estadual do Paraná. Os dados foram coletados no decorrer do ano letivo de 2021, durante aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da Educação Matemática. As aulas foram gravadas, transcritas e interpretadas segundo os procedimentos indicados pela Análise de Conteúdo. Foi possível elencar categorias gerais de ações docentes: Perguntar(Doc) e Explicar(Doc), que são complementadas pelas subcategorias: PDOC1, PDOC2, PDOC3, PDOC4, EDOC1, EDOC2, EDOC3, EDO4 e EDOC5. Para as ações discentes foram evidenciadas as seguintes categorias: Perguntar(Dis) e Explicar(Dis), que são complementadas pelas subcategorias: PDIS1, PDIS2, PDIS3, PDIS4, EDIS1, EDIS2 e EDIS3. A análise dos dados revelou que a professora esteve em diferentes momentos da aula, perguntando, questionando e indagando os alunos no decorrer do desenvolvimento da atividade, elucidando termos, conceitos e direcionando-os para a resolução e validação dos resultados. Os discentes perguntaram, questionaram e indagaram, além de descreverem seus raciocínios, articulando ideias, e argumentarem com outros colegas e a professora no desenvolvimento da atividade.

Biografia do Autor

Caio Juvanelli, Universidade Estadual de Londrina

Mestre e doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professor Colaborador do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Paraná, Brasil.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina(UEL) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Educação para a Ciência. Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Paraná, Brasil. 

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Educação. Professor Sênior do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Paraná, Brasil.

Wellington Hermann, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Paraná, Brasil.

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Juvanelli, C., Meneghello Passos, M. ., de Mello Arruda, S., & Hermann, W. (2024). Ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Superior . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 533–550. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/254