A disciplina escolar como objeto de estudo da Didática

um balanço das produções da ANPEd Nacional (2000-2023)

Autores

Palavras-chave:

Disciplina escolar, Didática, Levantamento bibliográfico, ANPEd

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a disciplina escolar e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi realizar um balanço das produções publicadas no Grupo de Trabalho do eixo Didática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre os anos de 2000 e 2023. Para tanto, assumiu-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Os objetivos específicos foram: 1) sistematizar e descrever os trabalhos selecionados, considerando os aspectos: objetivos, resultados, metodologias de pesquisa, principais aportes teóricos sobre o tema; 2) destacar as contribuições do campo da Didática para os estudos sobre disciplina escolar. Os principais referenciais teóricos foram Vasconcellos (2009) e Rebelo (2002). Como resultado, identificou-se poucos estudos sobre o tema. Dos 311 localizados, apenas 11 discutiam a disciplina no sentido de “organização do ambiente de trabalho escolar, comportamento, postura e atitude” (Vasconcellos, 2009). Os estudos analisados problematizaram ao menos três aspectos: 1) causas da indisciplina; 2) relação da disciplina com a avaliação; 3) autoridade docente. A pesquisa evidenciou a importância de ampliação e aprofundamento dos estudos sobre disciplina escolar pelo campo da Didática.

Biografia do Autor

Gabriela Agapito Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Professora da área de Didática no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Santa Catarina, Brasil.

Carolina Ribeiro Cardoso, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagoga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Rede Municipal de Florianópolis. Santa Catarina, Brasil.

Referências

ANPEd. Relatório de Atividades. 2021. Disponível

em:<https://www.anped.org.br/sites/default/files/relatorio_anped_2020-2021_1.0.pdf>. Acesso em 19 de maio. 2023.

BARRÈRE, Anne e MARTUCELLI, Danilo. A escola entre a agonia moral e a

renovação ética. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXII, no 76, outubro/2001.

BARRÈRE, Anne. Les enseignants au travail. Routines incertaines. Paris, Edition L'Harmattan, 2002.

BUBER, Martin. Eu e Tu. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.

BODIÃO, Idevaldo da Silva. O telensino: que didática é essa? In: Anais da 23ª Reunião Nacional da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2000. p. 1-21. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/0406t.PDF>. Acesso em: 25 set. 2024.

CARDIERI, Elisabete. O diálogo nas relações escolares e na atuação docente: uma dimensão negligenciada na prática educativa? In: Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis: ANPEd, 2015. p. 1-21. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-4252.pdf>. Acesso em: 25 set. 2024.

CARVALHO, Marília Pinto. Ensino, uma atividade relacional. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, Mai/Jun/Jul/Ago,1999.

CARVALHO, Maria Goretti Quintiliano. Dificuldades de aprendizagem... O que as crianças falam sobre isso? In: Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis: ANPEd, 2015. p. 1- 21. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT04-4599.pdf>. Acesso em: 25 set. 2024.

DUBET, F. Le Déclin de L`institution. Paris: Édition du Seuil, 2002.

DUBET, F. & MARTUCELLI, D. À l’école. Sociologie de l’expérience scolaire. Paris: Éditions du Seuil, 1996.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 38. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. & SHOR, I. O que é ‘método dialógico’ de ensino? O que é uma

‘pedagogia situada’ e o empowerment? In: _____. Medo e ousadia. O cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.

GUILARDUCCI, Larissa de Azevedo dos. FARIA. Lenilda Rego Albuquerque. O

papel da escola pública na perspectiva de pais e professores: por uma concepção contra-hegemônica. In: Anais da 40ª Reunião Nacional da ANPEd. Belém: ANPEd, 2021. p. 1- 6. Disponível em: <https://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_4_23>. Acesso em: 25 set. 2024.

REGO, Teresa Cristina R. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva vygotskiana. In: AQUINO, Júlio Groppa (org). Indisciplina na escola: Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus, p. 83-101, 1996.

REBELO, Rosana Aparecida Argento. Indisciplina escolar: causas e sujeitos: a

educação problematizada como proposta real de superação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

LELIS, Isabel. O ofício de professor em escolas privadas de setores populares. In: Anais da 34ª Reunião Nacional da ANPEd. Natal: ANPEd, 2011. p. 1- 17. Disponível em: <http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT04/GT04-861%20int.pdf>. Acesso em: 25 set. 2024.

LEITE, Miriam Soares. Dispersão na sala de aula - “esse barulho é de dentro ou vem de fora?” In: Anais da 31ª Reunião Nacional da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2008. p. 1- 16. Disponível em: <http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT04-4249--Int.pdf>. Acesso em: 25 set. 2024.

MOREIRA, Antônio Flávio B. Conhecimento, Currículo e Ensino: questões e

perspectivas. Em Aberto, Brasília, ano 12, n.58, abr./jun. 1993

MESQUITA, Silvana. LELIS, Isabel. O exercício da docência no ensino médio: a didática marcada pelas dimensões relacionais e motivacionais na prática docente. In: Anais da 38ª Reunião Nacional da ANPEd. São Luís: ANPEd, 2017. p. 1-17. Disponível em: <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT04_262.pdf>. Acesso em: 25 set. 2024.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Revista e

atualizada – Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO; Maria Amélia; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2014. P. 15-41.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. LELIS, Isabel. Sala de aula: instância de definição do conhecimento? In: Anais da 23ª Reunião Nacional da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2000. p. 1-15. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/0411t.PDF>. Acesso em: 25 set. 2024.

SANTOS, Adriano de Araujo. Evaluación del aprendizaje: retos y posibilidades

para la enseñanza en las palabras de los profesores de matemática de las escuelas de referêcia en ensino medio de Pernambuco. In: Anais da 39ª Reunião Nacional da ANPEd. Niterói: ANPEd, 2019. p. 1-7. Disponível em: <https://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_25_7>. Acesso em: 25 set. 2024.

SILVA, Carolina Ribeiro Cardoso da. A faceta disciplinar da avaliação: reflexões em perspectiva histórica. In: Anais da 40ª Reunião Nacional da ANPEd. Belém: ANPEd, 2021. p. 1-4. Disponível em: <https://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_12_13>. Acesso em: 25 set. 2024.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Trabalho docente: elementos para uma

teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

TAFFAREL, Celi Nelza Zulke. Escolas cívico-militares: a marcha rumo à barbárie. In: Anais da 41ª Reunião Nacional da ANPEd. Manaus: ANPEd, 2023. p. 1-6. Disponível em: <https://base.pro.br/sites/41anped/docs/14274-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf>. Acesso em: 25 set 2024.

TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Uma vez normalista, sempre normalista: cultura

escolar e produção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense -1911-1935). Florianópolis: Insular, 2008.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Indisciplina e disciplina escolar: fundamentos para o trabalho docente. (Coleção Docência em Formação. Série Problemas Transversais). 1a. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

Downloads

Publicado

2025-02-12

Como Citar

Gonçalves, G. A., & Cardoso, C. R. (2025). A disciplina escolar como objeto de estudo da Didática: um balanço das produções da ANPEd Nacional (2000-2023) . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 106–124. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/259