A disciplina escolar como objeto de estudo da Didática
um balanço das produções da ANPEd Nacional (2000-2023)
Palavras-chave:
Disciplina escolar, Didática, Levantamento bibliográfico, ANPEdResumo
Este artigo tem como objeto de estudo a disciplina escolar e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral foi realizar um balanço das produções publicadas no Grupo de Trabalho do eixo Didática da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre os anos de 2000 e 2023. Para tanto, assumiu-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Os objetivos específicos foram: 1) sistematizar e descrever os trabalhos selecionados, considerando os aspectos: objetivos, resultados, metodologias de pesquisa, principais aportes teóricos sobre o tema; 2) destacar as contribuições do campo da Didática para os estudos sobre disciplina escolar. Os principais referenciais teóricos foram Vasconcellos (2009) e Rebelo (2002). Como resultado, identificou-se poucos estudos sobre o tema. Dos 311 localizados, apenas 11 discutiam a disciplina no sentido de “organização do ambiente de trabalho escolar, comportamento, postura e atitude” (Vasconcellos, 2009). Os estudos analisados problematizaram ao menos três aspectos: 1) causas da indisciplina; 2) relação da disciplina com a avaliação; 3) autoridade docente. A pesquisa evidenciou a importância de ampliação e aprofundamento dos estudos sobre disciplina escolar pelo campo da Didática.
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