Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS e suas aplicações na geografia física para o ensino médio integrado

Autores

  • Carolina de Lima Cabral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Cleilton Sampaio Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre https://orcid.org/0000-0003-1783-3175

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, Geografia física, Ensino médio

Resumo

As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são estratégias pedagógicas fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa, projetadas para promover uma aprendizagem contextualizada e relevante para os alunos. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma UEPS baseada em uma sequência de ensino voltada para a promoção da aprendizagem significativa em geografia física, com ênfase na estrutura geológica da Terra, placas tectônicas e dinâmica interna e externa, no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), campus Rio Branco. O problema de pesquisa investigou como a implementação da UEPS, ancorada na metodologia da aprendizagem significativa, pode influenciar a compreensão dos alunos sobre geografia física. A sequência foi estruturada a partir da definição do tema central, seguida pela criação de atividades que estimularam a externalização dos conhecimentos prévios dos alunos. A introdução dos conteúdos foi feita através de situações-problema, nas quais os alunos, organizados em grupos, conduziram pesquisas e apresentaram suas conclusões sobre a dinâmica da Terra. A avaliação incluiu o uso de um diário reflexivo, registrando as percepções dos alunos sobre a proposta didática. O uso de modelos 3D foi uma ferramenta central para facilitar a visualização e compreensão dos conceitos teóricos.

Biografia do Autor

Carolina de Lima Cabral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Licenciada em Geografia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). 

Cleilton Sampaio Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Professor efetivo da área de geografia do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Acre - IFAC desde 2010. Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - IOC da FIOCRUZ (2018) e Doutorado Sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT da Universidade de Lisboa - PT (2017) com bolsa PDSE da CAPES.

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Publicado

2025-02-27

Como Citar

Cabral, C. de L. ., & Farias, C. S. (2025). Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS e suas aplicações na geografia física para o ensino médio integrado. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 144–154. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/260