Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS e suas aplicações na geografia física para o ensino médio integrado
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Unidade de Ensino Potencialmente Significativa - UEPS, Geografia física, Ensino médioResumo
As Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) são estratégias pedagógicas fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa, projetadas para promover uma aprendizagem contextualizada e relevante para os alunos. Este estudo teve como objetivo desenvolver uma UEPS baseada em uma sequência de ensino voltada para a promoção da aprendizagem significativa em geografia física, com ênfase na estrutura geológica da Terra, placas tectônicas e dinâmica interna e externa, no contexto dos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), campus Rio Branco. O problema de pesquisa investigou como a implementação da UEPS, ancorada na metodologia da aprendizagem significativa, pode influenciar a compreensão dos alunos sobre geografia física. A sequência foi estruturada a partir da definição do tema central, seguida pela criação de atividades que estimularam a externalização dos conhecimentos prévios dos alunos. A introdução dos conteúdos foi feita através de situações-problema, nas quais os alunos, organizados em grupos, conduziram pesquisas e apresentaram suas conclusões sobre a dinâmica da Terra. A avaliação incluiu o uso de um diário reflexivo, registrando as percepções dos alunos sobre a proposta didática. O uso de modelos 3D foi uma ferramenta central para facilitar a visualização e compreensão dos conceitos teóricos.
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