Abordagens de Ensino para a Inclusão de Estudantes com Deficiência Intelectual

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Arlêne Barbosa Tavares Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Antônia Maria Gomes Travassos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Diele Pena Cordeiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Elcione Cardoso de Melo Del Castilo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Izete de Souza Alves Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Gracilene do Rosário Pereira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Margarete Oliveira Pereira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Wilson dos Prazeres Pompeu Filho Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Metodologias, Ensino, Inclusão, Deficiência Intelectual

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar abordagens de ensino para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. Em relação a metodologia, fez-se levantamento bibliográfico para dar suporte à pesquisa e à construção da fundamentação teórico-conceitual. A utilização de bases de dados acadêmicas renomadas, como PubMed, Scopus, ERIC e Google Scholar, garantiu uma busca abrangente e atualizada da literatura disponível sobre o tema, abrangendo artigos científicos, dissertações, teses e livros relevantes. Em relação aos resultados, conseguiu-se identificar as políticas, diretrizes e práticas relacionadas à educação inclusiva no Brasil, analisar as características, diagnóstico e intervenções pedagógicas voltadas para a deficiência intelectual, considerando aspectos como adaptações curriculares, e, investigar os fatores que influenciam a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, incluindo aspectos: cognitivos, emocionais, sociais e ambientais. Chegou-se a conclusão de que A educação inclusiva deve ser encarada como um processo contínuo e desafiador, no qual a implementação de metodologias de ensino adequadas desempenha um papel fundamental.

 

Referências

ALVES, Maria Dolores Fortes; PEREIRA FILHO, Adalberto Duarte. Complexidade e inclusão: caminhos, história e tessituras. Educação e Linguagem, v. 28, n. 1, p. 1-39, 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Belisário Filho, J. F.; CUNHA, P.A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: transtornos globais do desenvolvimento. Brasília: Secretaria de Educação Especial; Universidade Federal do Ceará, 2010.v. 9. (Coleção A Educação Especial naPerspectiva da Inclusão Escolar).

BRASIL, Ministério da Educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, DF: MEC, 2007.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 2, 18 de novembro de 2011.

BRASIL. Lei n.º 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 1, n. 1, 16 de julho de 1990 e retificado em 27 de setembro de 1990, p. 3456.

BRASIL. Lei n° 7.044, de 18 de outubro de 1982. Altera dispositivos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971, referentes a profissionalização do ensino de 2º grau. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 1, 19 de outubro de 1982, p. 195.

BRASIL. Planejando a Próxima Década Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação, 2010. p. 14-15.

BRASIL. Portaria CENESP-MEC N.69, de 28 de agosto de 1986. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Ministério da Educação e Cultura, Centro Nacional de Educação Especial, 1986.

BRASIL. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção 2, 24 de setembro de 2009, p. 345.

BRAUN, Patrícia. Uma intervenção colaborativa sobre os processos de ensino e aprendizagem do aluno com deficiência intelectual. 2012. 325 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

DA SILVA BARROS, Saonara de Cássia. Práticas pedagógicas docentes e a inclusão de estudantes com deficiência intelectual no ensino regular. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 206-217, 2024.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O Que É? Por Quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna. 2003.

MOLINA, Cristiane de Souza. Inclusão de alunos com deficiência intelectual em escolas de ensino regular. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 2, n. 6, p. 114-129, 2021.

RABELO, Kaellen Antunes. Reflexões sobre a inclusão dos estudantes com deficiência intelectual nas escolas inclusivas de ensino médio. Scientia Generalis, v. 3, n. 1, p. 82–88, 2022.

ROCHA, Luís Félix de Barros Vieira et al. Educação inclusiva: um estudo sobre a inclusão de discentes com deficiência intelectual na Escola Municipal Júlia Fonseca Barbosa em Matões do Norte – MA. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 71985–72003, 2020.

SILVA, Eliza França; ELIAS, Luciana Carla dos Santos. Inclusão de alunos com deficiência intelectual: recursos e dificuldades da família e de professoras. Educação em Revista, v. 38, n. 14, p. 14-29, 2022.

SILVA, Lucivana Oliveira da; CUNHA, Débora Alfaia da. Histórias de inclusão: a língua brasileira de sinais na rede municipal de Castanhal, PA. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 2, n. 6, p. 1-23, 2021.

VELTRONE, Aline Aparecida; MENDES, Enicéia Gonçalves. Impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 2, 2013.

Downloads

Publicado

2024-09-30

Como Citar

Pinto, J. C. ., Ferreira, A. B. T. ., Travassos, A. M. G., Cordeiro, D. P. ., Del Castilo, E. C. de M. ., Alves, . I. de S., Pereira, G. do R. ., Pereira, M. O. ., & Pompeu Filho, W. dos P. . (2024). Abordagens de Ensino para a Inclusão de Estudantes com Deficiência Intelectual. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 284–292. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/261