O papel da família na alfabetização
Palavras-chave:
Família, Ambiente Escolar, AlfabetizaçãoResumo
O presente artigo, propõe uma reflexão acerca da relevância da família no processo de alfabetização durante os anos iniciais. Analisa-se, também, o processo de escolarização dos educandos na etapa de alfabetização, explorando as interações com o ambiente escolar. Este estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados ressaltam a família como o primeiro núcleo de socialização da criança. Ressalta-se a necessidade de uma participação ativa e interativa da família junto à escola, que por sua vez, deve se configurar como um ambiente acolhedor, facilitando a troca de conhecimentos. Essa interação é primordial para que a aprendizagem significativa ocorra, desempenhando um papel crucial tanto na vida escolar quanto no processo de alfabetização dos educandos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ .
BROWN, A. L.; CAMPIONE, J. C. Comunidades de aprendizagem: Modelos para a aprendizagem em ambientes colaborativos. In: SALOMON, G. (Org.). Cognição e aprendizagem em ambientes colaborativos. Porto Alegre: Artmed, 2020.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização & Linguística. 11. ed. São Paulo: Scipione, 2020.
DAWES, L. Desenvolvimento da linguagem na sala de aula: Práticas eficazes para o ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2019.
FERREIRA, L. H. F. Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita: Abordagem multidisciplinar. Curitiba: CRV, 2020.
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GOMES, A. T. C.; PEREIRA, A. B. Alfabetização científica e o ensino de ciências: Uma análise de práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua: Taxa de analfabetismo funcional cai para 6,8% em 2022. Agência de Notícias IBGE. 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37037-pnad-continua-taxa-de-analfabetismo-funcional-cai-para-6-8-em-2022.html.
LEMKE, J. L. Aprender a falar ciência: linguagem, aprendizagem e valores. São Paulo: Cortez, 2019.
LI, Y. Alfabetização científica na era da informação: Desafios e oportunidades. São Paulo: Editora UNESP, 2019.
MÁRQUEZ, C. et al. O papel da argumentação no desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Brasileira de Ensino de Ciências, v. 42, n. 3, p. 1-15, 2020.
MARTINS, M. H.; SILVA, R. A. Aprender e ensinar a ler e a escrever: Diferentes perspectivas e desafios. São Paulo: Contexto, 2020.
MINI AURÉLIO Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 8 ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.
MORAIS, A. G. de. Alfabetização e letramento: Conceitos e relações. São Paulo: Cortez, 2019.
TELES, Narda. Histórias que estimulam o pensar. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 301-308, 2024.
SANTOS, W. L. P. dos; SILVA, M. E. da. Letramento científico e o ensino de ciências: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Ensaio, v. 22, n. 1, p. 1-23, 2020.