Plantão Pedagógico como ferramenta potencializadora no fortalecimento da comunidade escolar

uma analise pedagógica das práticas docentes do Colégio Estadual Professor Gabriel Almeida Café – Macapá, Amapá, Brasil

Autores

  • Ronilda Balieiro Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Palavras-chave:

Desigualdade educacional, Plantão pedagógico, Equidade educacional

Resumo

Este artigo analisa a evolução e a efetividade do plantão pedagógico como ferramenta potencializadora da comunidade escolar, com foco nas diferenças de acesso e impacto entre diferentes contextos socioeconômicos. A desigualdade educacional é uma realidade persistente no Brasil, onde alunos de diferentes classes sociais enfrentam oportunidades educacionais diferenciadas. O plantão pedagógico aqui abordado neste trabalho científico, tem como finalidade conectar as vivências de cada estudante às suas experiências escolares, fortalecendo um elo entre a escola e a família. Tem como objetivo geral: Analisar as práticas docentes com foco nas diferenças de acesso e impacto entre diferentes contextos socioeconômicos do Colégio Estadual Professor Gabriel Almeida Café, no município de Macapá, no estado do Amapá região norte do Brasil. Para isso, utilizamos de uma abordagem com enfoque qualitativo através de observações e análise documental em relatórios e propostas após cada encontro dos plantões pedagógicos realizados no decorrer do corrente ano 2024. Ainda dentro dos critérios metodológicos, realizamos algumas consultas bibliográficas, buscando compreender como as condições socioeconômicas influenciam o acesso ao plantão pedagógico e sua capacidade de promover a equidade educacional. A conclusão sugere que políticas públicas focadas em investimentos na infraestrutura escolar, formação contínua de professores e inclusão digital são essenciais para maximizar a efetividade do plantão pedagógico e promover a equidade educacional.

 

Biografia do Autor

Ronilda Balieiro, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Mestranda em Ciências da Educação da Universidad Autónoma de Asunción - UAA. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amapá-Unifap.  Professora efetiva do Governo do Estado do Amapá, atua desde 2001 na Educação Básica com as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

 

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

Balieiro, R. (2024). Plantão Pedagógico como ferramenta potencializadora no fortalecimento da comunidade escolar: uma analise pedagógica das práticas docentes do Colégio Estadual Professor Gabriel Almeida Café – Macapá, Amapá, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 335–344. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/265