Plantão Pedagógico como ferramenta potencializadora no fortalecimento da comunidade escolar
uma analise pedagógica das práticas docentes do Colégio Estadual Professor Gabriel Almeida Café – Macapá, Amapá, Brasil
Palavras-chave:
Desigualdade educacional, Plantão pedagógico, Equidade educacionalResumo
Este artigo analisa a evolução e a efetividade do plantão pedagógico como ferramenta potencializadora da comunidade escolar, com foco nas diferenças de acesso e impacto entre diferentes contextos socioeconômicos. A desigualdade educacional é uma realidade persistente no Brasil, onde alunos de diferentes classes sociais enfrentam oportunidades educacionais diferenciadas. O plantão pedagógico aqui abordado neste trabalho científico, tem como finalidade conectar as vivências de cada estudante às suas experiências escolares, fortalecendo um elo entre a escola e a família. Tem como objetivo geral: Analisar as práticas docentes com foco nas diferenças de acesso e impacto entre diferentes contextos socioeconômicos do Colégio Estadual Professor Gabriel Almeida Café, no município de Macapá, no estado do Amapá região norte do Brasil. Para isso, utilizamos de uma abordagem com enfoque qualitativo através de observações e análise documental em relatórios e propostas após cada encontro dos plantões pedagógicos realizados no decorrer do corrente ano 2024. Ainda dentro dos critérios metodológicos, realizamos algumas consultas bibliográficas, buscando compreender como as condições socioeconômicas influenciam o acesso ao plantão pedagógico e sua capacidade de promover a equidade educacional. A conclusão sugere que políticas públicas focadas em investimentos na infraestrutura escolar, formação contínua de professores e inclusão digital são essenciais para maximizar a efetividade do plantão pedagógico e promover a equidade educacional.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
ARAÚJO, Graziela. A Prática Pedagógica do Professor Crítico-Reflexivo: idealização ou uma realidade? Conhecendo a Prática pedagógica dos professores da Rede Pública de Ensino da Cidade de Parnaíba-PI. Meu Artigo, 2022. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-pratica-pedagogica-professor-critico-reflexivo-idealizacao-realidade.htm, acesso: 08 de outubro de 2024.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2ª ed.
Rio de Janeiro: LTC, 2011.
AF Santos, FM Pereira. Educação começa em casa: importância da família na aprendizagem dos alunos. [PDF] de fslf.edu.br. 2008. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/EDUCACAO-COMECA-EM-CASA.pdf. Acesso: 03/10/2024.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CANÁRIO, Rui. O que é a Escola? Um “olhar” sociológico Porto: Porto Editora, 2005.
GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2003. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 24).
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Record, 2000.
GONDIM, S. M. G. Perfil profissional e mercado de trabalho: relação com a formação acadêmica pela perspectiva de estudantes universitários. Estudos de Psicologia, v. 7, nº. 2, p. 299-309, 2002.
MILANI, A.H.; PICANÇO, A.C. JR; GEMIGNANI, E.Y.M.Y. et al. Como o gestor poderia relacionar conteúdos na perspectiva de tópicos geradores em um currículo flexível, levando em consideração a proposta institucional, nível de conhecimentos dos alunos e avaliação dos resultados no processo de ensino e aprendizagem? In: CAMPOS, D.A. (org.) Docência no Cenário do Ensino para a Compreensão: Desempenhos de Compreensão. São Paulo: UNICID, 2009.
Moraes; Patrícia Maccarini. O Debate entre Proteção Social e Educação: demandas, conceitos e problematizações. Revista Humanidades e Inovação, v8, n39. 2021.
OLIVEIRA E SILVA, A. do S. de . O papel da família na alfabetização. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [S. l.], v. 9, p. 293–303, 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3ª ed., 13ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.
SANTOS, Antonio Fernando. Os impactos da COVID-19 nos processos de ensino–aprendizagem: uma pesquisa resultante do período pandêmico dos anos letivos 2021/2022/2023 no Colégio Estadual 24 de outubro no município de Aracajú–SE. Tese (Doutorado). Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, 2024.
SANTOS, Antonio Fernando et al. Influência Social: A participação da família na aprendizagem dos filhos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 132-152, 2022.
SACRISTÁN, J. Gimeno. A educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Trad. Jussara Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 2001.