A poesia como ferramenta lúdica no processo de alfabetização e letramento nos anos inicias do ensino fundamental

Autores

  • Adriana do Socorro de Oliveira e Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Poesia, Letramento, Ludicidade

Resumo

Este artigo explora a integração da poesia como ferramenta lúdica no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Através de uma revisão teórica e análise prática, destacamos a importância da ludicidade na educação e como a poesia pode enriquecer o aprendizado das crianças. A poesia, com suas brincadeiras de palavras e ritmos, promove a criatividade, sensibilidade e imaginação dos alunos, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico e prazeroso. Além disso, valoriza a diversidade cultural e a expressão individual, essenciais para a formação de cidadãos críticos e conscientes. O papel do professor é enfatizado na criação de um ambiente alfabetizador que respeite as identidades e diversidades, adotando metodologias que atendam às necessidades dos alunos. Conclui-se que a prática poética é um recurso pedagógico valioso que contribui para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo habilidades linguísticas, sociais, culturais e afetivas.

 

Referências

ALMEIDA, Juliana Gonçalves de. RecreArte: suporte pedagógico: um projeto de alfabetização e letramento. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 03 jul. 2024.

CURY, Augusto. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. São Paulo: Sextante, 2016.

DUQUE, Cássia et al. INCLUSÃO EM PERSPECTIVA: alfabetização, currículo e acesso à educação. Educação Transversal Edições, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da libertação em Paulo Freire. Editora Paz e Terra, 2018.

LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. SciELO-Editora UNESP, 2018.

MACHADO, Flavia Simone et al. Emilia Ferreiro e suas contribuições para a alfabetização. 2018.

MENDONÇA, Alexsandra Dantas. A relação entre a didática e a alfabetização científica no contexto da prática docente. 2023.

OLIVEIRA, Gabriela Silva de. As Fases Do Desenvolvimento Infantil Segundo Piaget E Vygotsky: um estudo de caso na Creche Associação de Proteção a Assistência a Infância (APAI) de Pires do Rio-GO. 2018.

ZILBERMAN, Regina. Dois projetos inacabados de poesia americana. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 22, n. 40, p. 40-55, 2020.

Downloads

Publicado

2024-10-22

Como Citar

Oliveira e Silva, A. do S. de . (2024). A poesia como ferramenta lúdica no processo de alfabetização e letramento nos anos inicias do ensino fundamental. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 379–390. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/267