Educação especial e metodologias voltadas para a inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Arlêne Barbosa Tavares Ferreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Antonia Maria Gomes Travassos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Albaci Lobato Pinheiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Elcione Cardoso de Melo Del Castilo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Izete de Souza Alves Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Ione Ferreira da Gama Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Wilson dos Prazeres Pompeu Filho Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rita Regina Alves Assis Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão, Deficiência intelectual

Resumo

O artigo aborda o tema educação especial e metodologias voltadas para a inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular, teve-se como objetivo geral identificar metodologias de ensino especificamente voltadas para a educação inclusiva e o desenvolvimento cognitivo e sensorial dos alunos com deficiência intelectual. Foi empregado o método de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e abordagem descritiva para alcance dos objetivos propostos. Os resultados apresentaram conceitos da educação especial e inclusiva, bem como descreveram o conceito e histórico dos estudos sobre a deficiência intelectual e analisaram as metodologias de ensino de alunos com deficiência intelectual. Concluiu-se que o lúdico enquanto auxílio pedagógico na aprendizagem, deve ser enfrentado de modo sério, competente e responsável. Usado de maneira adequada, oportunizará ao educador e ao educando, momentos de aprendizagens em múltiplos aspectos, onde se tornará muito importante na vida dos alunos.

 

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Pinto, J. C. ., Ferreira, A. B. T. ., Travassos, A. M. G. ., Pinheiro, A. L. ., Del Castilo, E. C. de M. ., Alves, I. de S. ., Gama, M. I. F. da ., Pompeu Filho, W. dos P. ., & Assis, R. R. A. . (2024). Educação especial e metodologias voltadas para a inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 391–402. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/268