Educação especial e metodologias voltadas para a inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular
Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, Deficiência intelectualResumo
O artigo aborda o tema educação especial e metodologias voltadas para a inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular, teve-se como objetivo geral identificar metodologias de ensino especificamente voltadas para a educação inclusiva e o desenvolvimento cognitivo e sensorial dos alunos com deficiência intelectual. Foi empregado o método de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e abordagem descritiva para alcance dos objetivos propostos. Os resultados apresentaram conceitos da educação especial e inclusiva, bem como descreveram o conceito e histórico dos estudos sobre a deficiência intelectual e analisaram as metodologias de ensino de alunos com deficiência intelectual. Concluiu-se que o lúdico enquanto auxílio pedagógico na aprendizagem, deve ser enfrentado de modo sério, competente e responsável. Usado de maneira adequada, oportunizará ao educador e ao educando, momentos de aprendizagens em múltiplos aspectos, onde se tornará muito importante na vida dos alunos.
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