A Residência Pedagógica e Jogos Didáticos
Contribuições para a Constituição do Professor de Química
Palavras-chave:
Ensino de Química, Jogos didáticos, Residência PedagógicaResumo
A formação de discentes e docentes é um processo desafiador e enriquecedor, e a realização de pesquisas é fundamental para compreender e aprimorar esse processo. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP) no núcleo de Química, como constituição do ser professor(a) de química no Ensino Médio. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública no sul do Amazonas, com turmas do 1º ano do Ensino Médio. A educação escolar desempenha um papel crucial na formação científica e no desenvolvimento humano, moldando indivíduos ativos na sociedade. Nesse contexto, a educação age como um elemento enriquecedor do processo formativo. É importante destacar a importância do Programa Residência Pedagógica, que se mostra uma ferramenta eficaz para integrar teoria e prática. Reconhecemos que o processo de formação é um desafio considerável na atualidade, especialmente no que diz respeito ao ensino da Química, que frequentemente representa uma dificuldade significativa para muitos alunos. Estudos mostram que a eficácia do ensino está atrelada à combinação adequada entre conteúdo e metodologia de ensino. Neste sentido não basta que o educador possua conhecimento, mas é vital que ajuste suas estratégias pedagógicas para facilitar a aprendizagem. Tal que, é essencial buscar continuamente novas metodologias que atendam às demandas educacionais e promovam novos conhecimentos. Concluímos que adotar estratégias didáticas como diversos tipos de jogos é crucial para tornar as aulas mais dinâmicas. Isso requer a colaboração de todos, promovendo assim uma aprendizagem mais estimulante e efetiva para o ensino de química.
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