Construindo caminhos para a aprendizagem significativa

o papel do ambiente na Primeira Infância

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Aprendizagem significativa, Ambientes de aprendizagem

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca do ambiente escolar na Educação Infantil, local em que a criança passa grande parte do seu dia, é neste espaço que cria relações, estabelece vínculos, desenvolve-se e constrói novos conhecimentos.  Objetiva-se analisar como os espaços físicos da escola auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, identificar os principais aspectos do ambiente escolar como um incentivador do desenvolvimento social, emocional cognitivo das crianças e reconhecer a aprendizagem significativa em ambientes preparados, os recursos necessários e suas relações na prática e o papel do professor. Este estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica, escritos anteriores referentes ao tema foram consultados. Compreende-se de que maneira o ambiente escolar deve estar organizado a fim de desenvolver as crianças de zero a seis anos na sua integralidade, quais são as demandas de desenvolvimento para cada faixa etária e quais os principais objetivos que o professor deve ter ao organizar o espaço que irá pertencer com as crianças.

Biografia do Autor

Isabella Negri Monticelli, Universidade Positivo

Professora/ Pedagoga formada pelo Curso de Formação de Docentes do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP) e em Pedagogia pela Universidade Positivo (UP). Experiência na área da Educação, com ênfase na Educação Infantil.   

Elisangela Karine Martins, Universidade Positivo

Doutora em Gestão Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente professora da extensão institucional da Universidade Positivo. Autora de materiais didáticos para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, materiais para Pós-graduação em Educação. Membro do Projeto de Rede de Clubes de Ciências do Paraná, parceria UFPR e UEM.

Referências

BEZZERA et al. Passeando de bicicleta com Jean Piaget. Florianópolis, SC: Editora Arquétipos, 2021.

BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Lei n° 8.069, 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-um-anos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-confira-as-novas-acoes-para-fortalecer-o-eca/ECA2021_Digital.pdf Acesso em: 10 de set de 2024.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 11 de mai de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Política nacional de educação infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pol_inf_eduinf.pdf. Acesso em: 09 de set de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

DA SILVA, Marici Lopes; LIMA, Irene Batista; PONTES, Edel Alexandre Silva. Aprendizagem significativa e o uso de metodologias ativas na educação profissional e tecnológica. Observatório de la economía latinoamericana, v. 21, n. 8, p. 9038-9050, 2023.

EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Penso, 2016.

FOCHI, Paulo (Org.). O brincar heurístico na creche: percursos pedagógicos no Observatório da Cultura Infantil. – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018

GOLDSHIMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Tradução: Marlon Xavier. Porto Alegre: Grupo A, 2006.

HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.

HORN, Maria da Graça Souza; BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Abrindo as portas da escola infantil: viver e aprender nos espaços externos. Porto Alegre: Penso, 2022.

JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 51-68, 2023.

MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: pedagogia científica. Campinas: Kírion, 2017.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

Saraiva Jovem: Dicionário da língua portuguesa ilustrado. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

Downloads

Publicado

2025-02-05

Como Citar

Negri Monticelli, I., & Martins, E. K. (2025). Construindo caminhos para a aprendizagem significativa: o papel do ambiente na Primeira Infância. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 10, 79–94. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/270