Construindo caminhos para a aprendizagem significativa
o papel do ambiente na Primeira Infância
Palavras-chave:
Educação Infantil, Aprendizagem significativa, Ambientes de aprendizagemResumo
O presente artigo propõe uma reflexão acerca do ambiente escolar na Educação Infantil, local em que a criança passa grande parte do seu dia, é neste espaço que cria relações, estabelece vínculos, desenvolve-se e constrói novos conhecimentos. Objetiva-se analisar como os espaços físicos da escola auxiliam no processo de ensino e aprendizagem, identificar os principais aspectos do ambiente escolar como um incentivador do desenvolvimento social, emocional cognitivo das crianças e reconhecer a aprendizagem significativa em ambientes preparados, os recursos necessários e suas relações na prática e o papel do professor. Este estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica, escritos anteriores referentes ao tema foram consultados. Compreende-se de que maneira o ambiente escolar deve estar organizado a fim de desenvolver as crianças de zero a seis anos na sua integralidade, quais são as demandas de desenvolvimento para cada faixa etária e quais os principais objetivos que o professor deve ter ao organizar o espaço que irá pertencer com as crianças.
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