O Uso das Metodologias Ativas no Ensino de Língua Portuguesa

Aplicações e Percepções na Escola Alcebíades Calháo, Mato Grosso

Autores

  • Maria José de Oliveira Arruda Universidad Autônoma de Asunción - UAA
  • Edilma Silva Santos Universidad Autônoma de Asunción - UAA
  • Eliane Limonge de Oliveira Ramos Centro Universitário Cândido Rondon
  • Javier Numam Caballero Merlo Universidad Autônoma de Asunción - UAA

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino da Língua Portuguesa, Prática Pedagógica

Resumo

Este trabalho de pesquisa, desenvolvido como parte de uma tese de doutorado, analisa o uso das Metodologias Ativas como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental II, especificamente na Escola de Educação Básica Alcebíades Calháo, em Cuiabá, Mato Grosso. A pesquisa buscou compreender como as Metodologias Ativas foram rompidas na prática pedagógica dos professores de linguagem, enriquecendo as práticas escolares e promovendo a autoria e a cidadania por meio do uso da linguagem. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, fundamentada em referências teóricas de Glasser (1993), Cerqueira et al. (2009), Berbel (2011), Freire (2011), Geraldi e Geraldi (2012), Braga e Mazzeu (2017), Barbosa e David (2017), Carotenuto & Pereira (2020), Nunes (2020), entre outros. Para a coleta de dados, aplicaram-se questionários aos alunos dos nonos anos e realizaram-se entrevistas com professores de Língua Portuguesa, guiadas por um roteiro previamente elaborado. A análise evidenciou a relevância das Metodologias Ativas no contexto educacional, destacando que essas metodologias facilitaram o processo de aprendizagem e desenvolveram para a construção de conhecimentos significativos. Os achados descobertos que a inserção de práticas ativas em sala de aula colaborou para a aquisição de conhecimento linguístico, além de tornar as aulas mais dinâmicas e significativas. Essa pesquisa proporcionou um novo olhar sobre a aplicabilidade das Metodologias Ativas na educação, incentivando a reflexão crítica e a construção ativa do conhecimento. Os resultados sugeriram que o aluno, ao ser colocado como protagonista, mediado por um professor que atua como curador do conhecimento, teve uma experiência educacional mais integrada e participativa.

 

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Publicado

2024-11-11

Como Citar

Arruda, M. J. de O. ., Santos, E. S., Ramos, E. L. de O. ., & Merlo, J. N. C. (2024). O Uso das Metodologias Ativas no Ensino de Língua Portuguesa: Aplicações e Percepções na Escola Alcebíades Calháo, Mato Grosso . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 414–426. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/271