A importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa no ensino fundamental

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ruth da Costa Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Ludicidade, Ensino Fundamental I, Prática Pedagógica, Língua Portuguesa

Resumo

Este estudo aborda a ludicidade no ensino fundamental I, com foco nos desafios enfrentados pelos professores na utilização da metodologia lúdica conforme os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino da língua portuguesa. O objetivo geral é analisar a relevância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no primeiro ciclo do Ensino Fundamental I, Como objetivos específicos, busca-se descrever o uso do lúdico como prática pedagógica nas aulas de língua portuguesa, discutir as metodologias lúdicas que favorecem a aprendizagem nesse contexto e relatar as contribuições dessa abordagem para o ensino da língua portuguesa nesse nível educacional. A metodologia empregada baseou-se na revisão bibliográfica narrativa. Os resultados destacam que, através de uma ação planejada e contínua dos professores em sala de aula, é possível alcançar o objetivo central de promover aprendizagem significativa e autonomia nos alunos. Conclui-se que as práticas educacionais inovadoras devem incorporar aspectos que reflitam compromisso com novas abordagens pedagógicas, destacando a necessidade de flexibilidade e evolução dos métodos tradicionais de ensino para integrar plenamente as metodologias lúdicas no ensino da língua portuguesa.

 

Referências

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Jogos e brincadeiras na educação infantil: Uma abordagem histórica e contemporânea. São Paulo: Cortez, 2012.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP:Loyola, 2003.

ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2001.

ARAÚJO, Janice da Silva. O uso do lúdico e das novas tecnologias como recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem no 9o ano do Ensino Fundamental. Editora Dialética, 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, A. M. P. Formação de professores: A base de tudo. São Paulo: Papirus, 2008.

DOS SANTOS, Doroselma Nunes et al. As Novas Tecnologias e suas Influências no Ensino Fundamental. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 305-314, 2022.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Bási-ca. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. Pedagogia da prática. São Paulo: Cortez, 2000.

GOMES, N. L. Educação, racismo e antirracismo: Branquitude e relações raciais em ques-tão. Brasília: MEC, 2007.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2011.

PINTO, Jacyguara Costa et al. A Importância da Atividade Lúdica na Educação Inclusi-va. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 7, p. 330-342, 2023.

SOARES, M. Letramento: Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Pinto, J. C. ., & Souza, R. da C. . (2024). A importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa no ensino fundamental. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 9, 427–439. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/272